Como o estresse pode afetar o relacionamento com seu cônjuge e filhos?

Quando estamos estressados podemos dizer o que não devíamos, fazer o que não queríamos, magoando assim os que nos são mais caros: nosso cônjuge e nossos filhos.

Luiz Higino Polito

Todo mundo já ouviu falar de estresse, mas nem todos percebem quando estão estressados. E isso é um grande perigo, porque quando se está estressado, pode-se fazer ou falar coisas das quais se arrepende depois.

O que é estresse?

Num artigo interessante, esta revista publicou um teste para vermos como está o nosso nível de estresse, e listou vários comportamentos que mostram quando estamos estressados:

  • Irritamo-nos facilmente quando as coisas não saem exatamente como queremos.

  • Dormimos mal, dormimos tarde demais ou acordamos antes da hora.

  • Interrompemos quem está falando conosco antes que termine a sua frase.

    Advertisement
  • Não nos desligamos do trabalho nem nos fins de semana.

  • Ficamos alimentando pensamentos pessimistas sobre trabalhos que concluímos.

  • Temos palpitações, a digestão fica difícil ou sentimos dificuldade de respirar.

  • Perdemos interesse pelo trabalho e lazer.

Estresse é sempre ruim?

O estudo revelou que em doses bem leves, o estresse pode até ajudar a nos concentrarmos melhor e a atingirmos nosso maior potencial. Fora de controle, porém, o estresse é uma ameaça séria. “Costuma levar a vítima a desajustes psicológicos ou doenças físicas (pressão alta e gastrite, por exemplo)“, diz a revista.

Advertisement

Leia: Como gerenciar o estresse no trabalho

O estresse no lar

Nosso lar parece ser o lugar ideal para “explodirmos” e descarregarmos todo o nosso estresse. E quem paga o pato são nossos filhos e cônjuge.

Mas isso pode ter um preço alto: filhos que vivem em ambiente instável, com constantes gritos, sustos e medos, crescerão inseguros.

E quanto ao nosso cônjuge? As consequências de descarregarmos nossa raiva e nosso estresse no nosso cônjuge podem ser terríveis, principalmente se o outro estiver estressado também…

Quando nossos filhos eram bem pequenos, eu e minha esposa tivemos alguns desentendimentos. Ela diz hoje, depois de quase 30 anos passados, que eu, num desses momentos de estresse, falei que seria melhor a gente se separar, e que eu iria ficar com uma de nossas filhas e ela ficava com os outros dois: uma outra filha e um filho. Eu não me lembro de ter dito isso! Coisa horrível de se dizer, mas ela afirma que eu disse mesmo!

Advertisement

Acho que eu estava muito estressado para dizer uma coisa dessas, totalmente fora da minha maneira normal de agir. E isso poderia ter tido consequências desastrosas, mas felizmente não nos separamos.

Leia: 10 habilidades essenciais para os casais lidarem com o estresse

O que fazer se estamos estressados?

  • Contar até dez antes de falar alguma besteira. Uma receita antiga que costuma funcionar muito bem.

  • Saia e dê uma volta no quarteirão. Caminhar costuma diminuir o nível do estresse.

  • Respire fundo várias vezes, o que oxigenará o cérebro e poderá clarear as ideias e trazer calma.

    Advertisement
  • Pense em seus objetivos de longo prazo. Fazendo isso, forçamos nosso cérebro a achar que “estamos no controle”.

  • Sorrir, mesmo forçado, também ajuda a “enganar” nosso cérebro, que poderá agir como se estivéssemos alegres e controlados.

  • Ouvir as músicas que mais gostamos também ajuda muito.

Enfim, se estivermos conscientes de que estamos estressados, será mais fácil procurarmos alguma coisa que nos ajude a sair do estresse, e aí evitaremos de magoar nosso cônjuge e nossos filhos ou qualquer outra pessoa.

Leia: 6 dicas para reduzir o estresse instantaneamente

Advertisement

Lembrar sempre que o estresse poderá nos deixar doentes fisicamente também é uma boa maneira de tomarmos cuidado e “abaixarmos a bola” toda vez que percebermos que estamos estressados e então buscarmos alguma válvula de escape.

Quando estivermos estressados no trânsito, lembremos de um adesivo que tinha a seguinte mensagem: “Para que pressa, se o futuro é a morte?

É difícil não viver estressado nesse mundo louco em que vivemos, mas precisamos aprender a ter autocontrole o mais possível, para o nosso próprio bem e o bem de nossa família!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!