Corrida: Esteira ou estrada? Qual o melhor método?

A corrida é um esporte com muitos adeptos. Se você é um deles mas tem dúvidas sobre qual dos métodos é melhor, este artigo vai lhe ajudar.

Mariana Cruz de Assis Rocha

A corrida traz inúmeros benefícios para a nossa saúde e para o nosso corpo. Entre eles, podemos citar a redução da gordura corporal, a melhora dos níveis de colesterol e da força muscular, além da diminuição da pressão sanguínea. Por esse, e por outros motivos, a corrida vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo.

A corrida não tem mistério. Basta um bom par de tênis, uma roupa confortável e você está pronto para praticá-la. Porém, a dúvida que ainda povoa a cabeça da maioria dos praticantes é: Qual das modalidades de corrida é melhor – na esteira ou na rua?

Leia: Caminhada, trote e corrida

Sem dúvida, ambas fazem bem para sua saúde, por isso, a escolha deve ser aquela que for mais prazerosa para você. De qualquer forma, para lhe ajudar, preparamos essa lista com as vantagens e desvantagens de cada método.

1. Corrida na esteira

Essa opção pode ser praticada em casa ou em qualquer academia. A princípio pode parecer mais monótono, porque o ambiente é sempre o mesmo, mas em compensação a chuva não vai servir como desculpa para não correr, afinal, faça chuva ou faça sol, ela sempre estará lá no mesmo lugar. Assim, vamos analisar as principais vantagens e desvantagens do exercício na esteira.

Advertisement

Vantagens

  1. Você tem total controle do treinamento: Na esteira você consegue controlar o ritmo, frequência cardíaca, distância e inclinação.

  2. Amortecimento do impacto: Na esteira o impacto é menor do que na corrida de rua, diminuindo, assim, o risco de lesão. Esse aspecto torna o treino na esteira mais interessante para pessoas sedentárias, acima do peso ou que estão se recuperando de lesões.

  3. Não há interrupção: Na esteira o treino é contínuo, sem as interrupções que o treino ao ar livre pode sofrer, seja porque a rua está muito cheia, ou por ter buracos, carros e animais que cruzam o seu caminho.

Desvantagens

  1. Menor trabalho muscular: Se não souber utilizar as funcionalidades da esteira ou não manter a postura correta durante a corrida o trabalho de algumas musculaturas específicas pode ficar prejudicado.

  2. Perda de líquidos: O ambiente fechado não contribui para a troca de calor, por isso, para treinar na esteira, é necessário ter um ventilador por perto e, é claro, não esquecer de hidratar bem.

    Advertisement

2. Corrida na estrada

Assim como na esteira, correr ao livre tem suas vantagens e desvantagens que analisamos abaixo.

Vantagens

  1. Maior gasto calórico: Considerando a resistência ao vento, o impacto e a variação do solo, o treino ao ar livre gasta mais caloria, o que pode, em alguns casos, contribuir para perder peso mais rapidamente.

  2. Não há custos: É só colocar o tênis e sair para correr, não é necessário pagar uma academia ou comprar um aparelho próprio para o exercício.

  3. Treinamento para corridas: Para as pessoas que desejam disputar uma prova, é importante que se pratique o treino na rua, afinal, só assim ela terá a real noção das circunstâncias que podem ser encontradas quando for competir.

Desvantagens

  1. Riscos de estar em um ambiente aberto: Umas das desvantagens da corrida na rua é a de expor o praticante aos riscos naturais de um ambiente aberto – trânsito, assaltos, chuvas fortes.

    Advertisement
  2. Risco de lesão: Como já foi dito, o impacto da corrida na rua é maior do que na esteira, além disso, possíveis desníveis no piso, podem favorecer uma entorse, ou lesões nas articulações.

Agora é com você, analise as vantagens e as desvantagens de cada treino e veja qual dos métodos lhe agrada mais. Se você conseguir variar, pode ser ainda melhor, pois assim, você aproveita o melhor de cada treino.

Leia: 5 motivações para lhe ajudar a começar a correr todos os dias

Toma un momento para compartir ...

Mariana Cruz de Assis Rocha

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.