21 coisas sobre as quais todo casal precisa discutir antes de se casar

Já sabem quem lavará o banheiro? Quantos filhos pretendem ter? E o perfil do Facebook? Coisas que precisam ser debatidas antes do sim.

Michele Coronetti

O casamento é um marco. Ele divide a história de vida das pessoas. É um dos três maiores acontecimentos que registram a vida do indivíduo (nascimento, casamento e falecimento). Sendo assim, é um acontecimento muito importante que causa ansiedade para muitos.

Dúvidas se o casamento será bom para ambos sempre surgirão. Elas podem ser amenizadas através de um diálogo sincero entre os enamorados e, como sugestão, seguem 21 assuntos a serem tratados:

1. Por que estão se casando?

Hora de refletir e declarar um ao outro o verdadeiro motivo que os impele a levar adiante o planejamento desta união. E também hora de analisar a resposta sincera do outro. Casamento é algo muito importante e precisa de motivo real.

2. Finanças

Assunto delicado, mas que deve ser tratado o quanto antes para que o casal entenda a visão financeira um do outro e fixem objetivos comuns.

Leia: Pesquisas confirmam: Esta é uma das maiores razões para o divórcio

Advertisement

3. Filhos

Debater sobre o que cada um espera a respeito deste assunto é primordial. Ter ou não, quantos, modo contraceptivo, quem cuidará, enfim, tudo relacionado a estes pequenos seres que chegam e transformam a vida familiar.

4. Carreira

Conversar sobre o planejamento da própria carreira, o que pensa sobre o desenvolvimento individual e como isso afetará no relacionamento.

5. Trabalho

Um ficará em casa para cuidar do lar, os dois trabalharão, inverterão turnos? O que cada um pensa e planeja para seu futuro é importante para prever como será a união.

6. Estudos

Estão em andamento? Se finalizados, cada um pretende continuar se aperfeiçoando? E os estudos dos filhos?

7. Moradia

Quando se casarem, onde irão morar? Como serão divididas as despesas da casa? Será alugada ou comprarão o local?

Advertisement

Leia: Começar bem a vida a dois: Quem casa quer casa

8. Limpeza e conservação da casa

Muitos esquecem de abordar este assunto, mas é importante entender o que cada um pensa a respeito. Inclusive quem limpará o banheiro.

9. Religião

Mesmo sendo de uma mesma crença, o entendimento de um pode ser diferente do outro em questões pontuais. Deixar para saber depois pode originar desavenças.

10. Doenças

Como cada um pensa que agirá frente às doenças? Há alguma que precisa ser contada a quem passará o restante da vida ao seu lado? Assuntos extremamente delicados, mas que são importantes conversar antes do casamento.

11. Passado

Existe alguma coisa do passado de cada um que necessite conhecimento do outro? Algo que possa interferir no relacionamento?

Advertisement

12. Metas

Conversar sobre quais são as metas e sonhos de cada um é divertido e apaixonante. Elas são compatíveis entre si?

13. Lazer

Como pretendem encontrar tempo para o lazer individual e do casal futuramente? Concordam com as horas que são utilizadas pelo parceiro com jogos, saídas e outras formas de lazer?

14. Amigos

Como será depois do casamento com os amigos reais e virtuais? Cada um terá um dia para sair com eles semanalmente? E os amigos virtuais, o que pensam a respeito?

Leia: Meu marido e suas amigas no WhatsApp

15. Redes sociais

Continuarão com contas individuais? Saberão a senha um do outro? Optarão por não ter mais perfis sociais?

Advertisement

16. Familiares

Como será o relacionamento com os familiares de cada um? O almoço de domingo será na casa de qual dos pais? Como pretendem agir com a interferência deles?

17. Cuidar de si

Cada um continuará investindo em sua aparência como agora? Caso isso mude no decorrer do tempo e não houver mais tempo para academia, cabelereiro e outros, será um problema?

Leia: O seu casamento está lhe engordando?

18. Pontos divergentes

Conversar sobre como resolverão as diferenças e estabelecer algumas regras pode ser muito útil para evitar brigas e desentendimentos.

19. União

O que cada um pensa sobre unidade, como apoiar um ao outro, se pretendem estar juntos até o fim mesmo com todas as dificuldades que virão é importante saber antes de fecharem o acordo matrimonial.

Advertisement

20. Como manterão acesa a chama?

O amor precisa de cuidados diários. O que cada um pensa em fazer para manter a paixão e o amor fluindo mesmo depois de anos de convivência?

21. Lua de mel

Bem, agora que as mais difíceis já foram abordadas, já está decidido onde irão desfrutar da companhia um do outro, 24 horas por dia, logo após as núpcias?

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.