10 dicas para preparar seu próprio imposto de renda

Os novos programas de declaração de imposto de renda estão mais fáceis, seguem algumas dicas para que você consiga prepará-la.

Renata Finholdt

Antes de mais nada, é preciso lembrar que a declaração de imposto de renda é obrigatória para todos que atingirem o rendimento anual estipulado pelo governo. Sendo assim, é importante prepará-la e entregá-la a tempo, evitando-se contratempos desnecessários.

Preparação

  1. Para que seu imposto de renda seja fiel aos seus rendimentos e pagamentos, durante todo o ano é fundamental reservar em um local específico, pasta ou gaveta, todas as notas fiscais de pagamentos
    efetuados, como aluguéis, escolas, médicos, convênios, cursos etc., pois estes valores precisarão ser declarados em seu imposto na época específica. Tenha este lugar já reservado ano a ano, e adquira o hábito de guardar as notas fiscais para sua futura declaração.

  2. É importante também solicitar à empresa onde você trabalha o informe de rendimentos anual,bem como para todas as suas outras fontes de renda.

Baixando o programa da internet

  1. O programa de imposto de renda pode ser baixado da internet através de um download no site da Receita Federal. Atualmente ele é bem autodidático, diferentemente do passado onde apenas os contadores tinham o conhecimento necessário para confeccioná-lo. Cada página tem sua ajuda e nela é possível entender o que está sendo requerido em cada campo.

  2. Será preciso preencher seus dados pessoais mencionando, além do nome completo, dados como endereço atual, se houve ou não mudança no último ano, número de alguns documentos, telefones e, fundamentalmente, o número do recibo de sua última declaração, ou seja, do ano anterior, caso tenha declarado.

    Advertisement
  3. Após esta parte mais fácil, é preciso começar a preencher os rendimentos, se foram recebidos de pessoa física ou jurídica e mencionar o CPF/CNPJ dos mesmos, além dos valores recebidos. Os bens também fazem parte da declaração, mencione neste local seus imóveis e o valor de cada um deles, além dos meios de transporte que possuir indicando, também, o valor de cada um.

  4. Há uma parte específica para declarar seus dependentes, mencione todos juntamente com a data de nascimento, grau de parentesco, o próprio sistema lhe ajuda com uma barra de rolagem para isso, e o número do documento, caso eles já possuam.

  5. Declare também todos os pagamentos efetuados, aqueles cujas notas fiscais reservou para mencionar o valor de cada um de forma correta. Neste local você declara os pagamentos que foram feitos tanto para você quanto para cada um de seus dependentes, para isso o sistema também lhe fornece essa possibilidade de escolha.

  6. Revise sua declaração quantas vezes forem necessárias, fique de olho nas informações que o programa mostra porque é possível saber por elas as pendências apontadas.

  7. Ao término, se houver valores a receber será necessário mencionar os seus dados bancários para que no momento da restituição eles possam ser depositados em sua conta. Caso haja valores a pagar, o programa também fornece a opção de impressão para pagamento nas redes bancárias. Consulte a ajuda do programa sempre que tiver dúvida, ela é bastante esclarecedora e poderá ajudar-lhe com o preenchimento, caso você precise.

    Advertisement
  8. Atente-se ao prazo para envio, evitando-se, assim, multas por atraso. Em 2016 será até 29 de abril.

Agora é só se organizar durante o ano e fazer, conferir e enviar. Preste bem atenção na primeira vez e nas mudanças nas vezes seguintes e você tirará de letra.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.