5 maneiras de resolver conflitos familiares sem você nem mesmo perceber

Saiba como estabelecer uma postura que propicie a resolução natural dos problemas familiares.

Suely Buriasco

Resolver conflitos de forma sutil e, ao mesmo tempo, efetiva é questão de postura, sendo elementar para não alimentar rivalidades e manter a harmonia nos relacionamentos familiares.

Leia: Como manter relacionamentos saudáveis

Seguindo as dicas abaixo você sentirá maior segurança em agir naturalmente para resolver conflitos na família:

1- Seja duro com os problemas e não com as pessoas

Mude a dinâmica de seus relacionamentos, discutindo ideias e não pessoas. Aceite argumentos alheios, seja respeitoso(a), mas mantenha a posição que você considera certa. Não discuta, não magoe e, muito menos, brigue; apenas não faça concessões que poderão reverter em insatisfação que originará problemas mais tarde. Entenda que reconhecer e ouvir não é o mesmo que obedecer.

2- Use o pronome “eu”

Não transfira as responsabilidades de suas ações para os outros e se abstenha das cobranças, fale claramente em seu nome e demonstre segurança e assertividade. Se você não mantiver o problema separado de seu relacionamento, o risco do conflito ultrapassar os limites e se transformar em briga é muito grande. Fale: “eu acho”, “eu considero”, “eu sinto”, “eu faço”, com afetividade para não parecer ríspido.

Advertisement

3- Pense antes de responder

Diante de situações que perceptivelmente podem desencadear um conflito intenso, vale a pena pensar antes de responder. Eu costumo dizer que sempre criamos estratégias para alcançar os nossos objetivos, menos nos relacionamentos e isso não é nada bom. Vale muito pensar melhor e falar o que precisa ser falado, mas de forma a não se envolver em brigas desnecessárias.

Leia: Para bons relacionamentos é preciso estratégia

4- Pondere a situação da perspectiva do outro

Admita que as pessoas têm formas diferentes de pensar e busque entender o contexto de vida delas e seus valores. Você não é o dono da verdade, certo? Então não moleste quem pensa diferente de você, ao contrário, considere que talvez você possa aprender muito com óticas diferentes das suas. Se você só pensar em sua própria perspectiva, nunca vai conseguir um relacionamento harmonioso com ninguém. Também não interprete o que está acontecendo com base apenas em seus medos, resista à tentação de transformar tudo em uma catástrofe. Cuidado com a importância que você dá para os problemas.

5- Privilegie o lado bom das pessoas

Todo mundo tem defeitos e qualidades, o que priorizamos é que fará a diferença na maneira como se desenvolvem os nossos relacionamentos. Não se trata de olhar de forma unilateral, mas de eleger o melhor de cada pessoa e admirá-la por isso, assim nos incomodamos menos diante do que não gostamos e relevamos atitudes que consideramos negativa. Isso lhe trará grande tranquilidade, não julgar os outros é atitude muito inteligente.

Assumindo essas posturas você provocará respeito e será tido(a) como uma pessoa de fácil convivência, segura e tranquila. Dessa forma os conflitos que surjam serão resolvidos sem nem mesmo você perceber. Veja que tudo é questão de manter atitudes contínuas, serenas e assertivas diante dos fatos, sendo tolerante e respeitoso com todos.

Advertisement

Leia também: Relacionamentos familiares: Desista da competição

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.