Como se recuperar de um casamento problemático

Mesmo quando as coisas parecem muito difíceis, ainda assim é possível agir em favor de transformar o seu casamento. Este artigo diz como.

Suely Buriasco

Como mediadora de conflitos atendo muitos casais em crise, alguns em verdadeiro desespero; cônjuges que não encontram solução para os problemas que os envolvem. São relacionamentos marcados pela dificuldade de comunicação, intolerâncias e incompreensões profundas.

Leia: 5 regras para quando você brigar com o seu marido

Se você tem vivenciado isso em seu casamento, acredite que nem sempre o fim é a única alternativa, muito pode ser feito no sentido de resgatar o melhor e transformar seu relacionamento.

Para resgatar a saúde de um casamento conturbado algumas dicas podem fazer a diferença:

1- Comprometa-se com o respeito

Não importa quão magoado(a) você esteja, repense suas atitudes e decida por tratar bem o seu cônjuge. Quando se está com raiva as palavras podem facilmente tornarem-se sarcásticas e isso causa grande irritação e só serve para afastar vocês ainda mais. Respeito é fundamental e deve ser tido sempre como limite na relação.

Advertisement

2- Desenvolva a empatia

Tente compreender seu companheiro ou companheira, busque ouvir sem prejulgamento, faça um esforço e dê a si mesmo a chance de entender melhor o que está acontecendo com vocês. Tente realmente ouvir o seu companheiro. Por que ele está sofrendo? O que você fez para agravar essa situação? Quais são as suas necessidades? Apure a sua percepção do que você acha que está acontecendo com ele ou ela.

3- Ouça mais e fale menos

Nada é tão bom para a alma como alguém que se preocupa o suficiente para ouvir, todos gostamos disso, nos faz sentir valorizados. Estamos encorajados também pelas Escrituras, em Tiago 1:19 temos: “seja pronto para ouvir, tardio para falar.” Permita que seu companheiro ou companheira manifeste seus sentimentos, ouça com atenção, tentando compreender.

Leia: Relacionamento familiar: Aprendendo a ouvir

4- Faça e honre acordos

Quando você fala e ouve, um leque de novas possibilidades se abrem e os acordos se tornam possíveis, foque nisso. Acordos quebrados destroem qualquer casamento, pois sugere que você não honra o seu companheiro ou companheira o suficiente para fazer o que você diz que vai fazer. É muito provável que a confiança entre vocês já esteja abalada, então todo o cuidado para a reconstrução é imprescindível.

5- Seja gentil

Claro que você está magoado(a), mas palavras ásperas já fizeram estrago suficiente, não é mesmo? Ouse fazer diferente, a mansuetude e a gentileza são poderosos remédios para um relacionamento conturbado, use sem moderação e obtenha resultados diferentes. Palavras suaves aproximam, enquanto o contrário cava abismos, muitas vezes, intransponíveis.

Advertisement

6- Busque ajuda profissional

Se os comportamentos destrutivos viram padrão no relacionamento é difícil enxergá-los e mais ainda mudá-los. Encontrar um conselheiro, terapeuta ou mediador confiável e qualificado facilitará muito esse trabalho, pois apontará direção mais segura para o comportamento de ambos. Comprometer-se a obter essa ajuda é fundamental para alcançar resultado para as mudanças desses padrões.

Chegou o momento de reverter essa situação e a sua última preocupação deve ser com o seu orgulho ferido, deixe disso e lembre-se que importante mesmo é você fazer o melhor que pode por seu casamento e a própria vida.

Leia também: 10 pequenas coisas que tornam o seu relacionamento superforte

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.