Encante seu filho: Como preparar uma boa lancheira para o lanche da escola

Criar variações para o lanche das crianças dia após dia pode ser uma tarefa desafiadora. Ao pensar com antecedência sobre este assunto você poderá ter mais sucesso.

Renata Finholdt

Quando as crianças atingem a idade escolar precisam do apoio de seus pais para que se sintam seguros e felizes. Uma das formas de demonstrar esse apoio e amor é o cuidado que nós mães temos ao preparar o lanche que eles irão saborear na escola.

Pela falta de tempo, muitas mães têm contratado serviços de lanche na própria cantina da escola, terceirizando assim esse trabalho; mas se você por um motivo ou outro é quem prepara a lancheira de seu filho, pode criar meios de facilitar esse trabalho a fim de que ele possa se alimentar bem.

1. Planeje com antecedência

Mais ou menos como um cardápio semanal você pode programar a lancheira de seu pequeno semanalmente. Desta forma você se programa com a compra dos ingredientes necessários para preparar o lanche e pode até mesmo preparar seu cardápio já pensando no lanche do dia seguinte, como por exemplo, preparando um delicioso pão caseiro na noite anterior que também servirá seu filho no lanche da escola.

Leia: 8 dicas de como preparar lanches saudáveis para seus filhos

2. Leve em consideração os gostos do pequeno

Toda mãe conhece bem os gostos alimentares de seus filhos, no entanto, você ainda pode facilitar sua tarefa se entrevistá-lo sobre o assunto. Logicamente que por ele todos os dias seriam dias de salgadinhos e refrigerantes, por isso faça perguntas do tipo: Você gostaria que a mamãe colocasse na sua lancheira bolo de cenoura ou esfirra de carne? Faça perguntas fechadas, para que ele responda sim ou não e exclua de seu cardápio de lanches os alimentos que ele não gosta, porque com certeza a lancheira voltará para casa da mesma forma que foi para a escola.

Advertisement

Leia: Dicas de lanches saudáveis para a lancheira escolar

3. Solicite ideias para eles também

Não é incomum que as crianças vejam outros amiguinhos na escola comendo algo diferente na hora do lanche e sintam o desejo de levar aquele alimento também. Sendo assim, de vez em quando (antes de preparar seu cardápio de lanches) pergunte a ele se há algo especial que ele gostaria que você colocasse na lancheira naquela semana.

4. Preocupe-se em colocar alimentos saudáveis

Salgadinhos, frituras e refrigerantes devem de preferência passar longe do lanche das crianças. Você pode, ao invés disso, preparar lanches que foram previamente assados (esfirras, kibes, tortas e bolos), aproveitar as frutas da estação, lavando-as bem e quando maiores cortando em pedaços menores dentro de potes. Outros alimentos como pães, iogurtes e bolachas (de preferência sem recheio) também podem auxiliá-la no lanche das crianças.

Baseando-se nos seus dotes culinários e gosto de seus pequenos você pode se preparar com antecedência para que o lanche de seus filhos seja todo dia um momento especial para ele.

Leia: Quem vai evitar a obesidade infantil? Por essa resposta você não esperava…

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.