Viciada em junk food? Como começar a retomar hábitos saudáveis

Os alimentos que ingerimos contribuem com a nossa saúde ou com a falta dela. Mudar os hábitos alimentares pode dar algum trabalho, mas você estará prolongando sua saúde. Tome essa decisão!

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  • Antigamente, na época de nossos avós, todas as refeições do dia eram preparadas com muito cuidado. Os alimentos muitas das vezes eram retirados diretamente do plantio e se tornavam pratos deliciosos pelas mãos de grandes cozinheiras.

  • Os tempos são outros, dificilmente é possível muito tempo para preparar refeições e os alimentos já não vêm das hortas e plantios dentro de nossa propriedade. Optamos por um mundo mais prático, mas muitas das vezes, menos saudável.

  • É bem verdade que algumas vezes a praticidade de alguns alimentos industrializados nos poupa tempo e trabalho, mas é importante lembrar que apesar deste grande benefício precisamos nos preocupar mais com nossa saúde, principalmente a médio e longo prazo.

  • Se você é do tipo que adora junk foods, mas gostaria de mudar este hábito veja algumas dicas de como começar a mudar.

  • Leia: A verdade nua e crua sobre comer batatas fritas

    1. Faça uma lista dos alimentos que você gosta (não vale os junk foods) e prepare de acordo com eles um cardápio para os próximos dias.

    2. Com base em seu cardápio vá até o supermercado e compre os ingredientes para o preparo de seus pratos. Observe os alimentos que não fazem parte de seu dia a dia e se for o caso registre seu nome para não esquecer. Ao chegar em casa busque receitas com aqueles alimentos para que possa aprender a saboreá-los.

    3. Separe um tempo na semana para preparar suas próprias refeições. Se o seu problema for falta de tempo para cozinhar, faça alguns pratos, em um dia determinado, e congele em porções para que possa facilitar o preparo nos outros dias.

    4. Faça uma meta pessoal para ingerir frutas e verduras em seu dia a dia e tenha o hábito de registrar suas conquistas, quando conseguir, em um caderno ou diário pessoal, isso lhe dará ânimo para não desistir.

    5. Passe longe dos restaurantes e lanchonetes por algum tempo, para que não caia na tentação de entrar e deixar sua meta de alimentação mais saudável de lado.

  • É fato que uma boa alimentação ameniza uma série de sintomas, nos dá mais disposição, energia, além de contribuir com nossa saúde a longo prazo. Você poderá sentir falta da praticidade e do sabor de alguns alimentos por algum tempo. Poderá ter que aprender a cozinhar para que suas refeições sejam saborosas. No entanto, tenha certeza de que todo esse trabalho trará muitos benefícios para sua saúde e com o tempo você se sentirá grata por ter feito esta escolha.

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  • Leia: Alimentos que você deve comer semanalmente para ter saúde

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Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

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