Como se tornar um Corretor de Imóveis

Descubra aqui as características fundamentais de um corretor de imóveis, e um passo a passo dos requisitos necessários para ingressar na carreira.

1,000 views   |   shares
  • Primeiramente, como em qualquer profissão, é necessário encontrar uma afinidade entre sua personalidade e o perfil profissional que almeja. O perfil de um Corretor de Imóveis abrange diversas qualidades interdisciplinares, devido à multiplicidade de funções deste profissional.

  • Para você se tornar um profissional de sucesso, é importante que você tenha as seguintes aptidões:

  • Afinidade no trato com pessoas

  • – Um corretor de imóveis não é simplesmente um vendedor, ele é muito mais, ele é a ponte entre os sonhos e as necessidades exclusivas de cada cliente para o imóvel ideal. Dentre as habilidades humanas, além da simpatia na hora da apresentação, considero que o mais essencial nessa profissão é a capacidade de saber ouvir, para poder identificar o que o cliente precisa, e para assim propor soluções. É essencial ter o chamado “feeling” para apresentar o imóvel certo para cada pessoa ou família.

  • Raciocínio lógico

  • – Na função da corretagem, se você for trabalhar de maneira autônoma ou em uma imobiliária pequena, que não tenha um setor específico de contabilidade, vai precisar realizar alguns cálculos na hora de negociar um imóvel, seja para descobrir uma metragem específica da planta ou condições diferentes de financiamento. É imprescindível que todo corretor carregue consigo uma calculadora financeira para lhe auxiliar na hora da venda.

  • Responsabilidade

  • – Na maioria dos casos, as imobiliárias não oferecem salário fixo ao corretor, sendo assim, cem por cento de sua remuneração vem das comissões. Por outro lado, um dos trunfos, é que geralmente esse profissional tem a flexibilidade e responsabilidade de fazer seus próprios horários. Cabe ao próprio profissional designar o quanto de trabalho será despendido para atingir suas metas e objetivos, deste modo, ele se torna o único responsável pelo seu fracasso ou sucesso profissional.

  • Se você possui todos esses fatores e tem o desejo de ingressar na área, é obrigatório que você adquira uma inscrição de profissional no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), a qual legaliza as suas atividades como intermediador de transações imobiliárias, veja abaixo os passo necessários para adquirir registro no CRECI.

    1. O COFECI (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis), que é o sindicato que regulamenta junto ao Ministério do Trabalho e legisla sobre o código de conduta e ética da profissão no Brasil, determina que seja obrigatório que o aspirante a Corretor de Imóveis realize o curso de Técnico em Transações Imobiliárias ou um curso superior equiparado, como por exemplo, o Tecnólogo em Negócios Imobiliários ou Bacharelado em Ciências Imobiliárias em uma escola ou faculdade devidamente certificada pelo MEC (Ministério da Educação). Este curso é de caráter multidisciplinar, e engloba matérias de diferentes áreas, como por exemplo: Direito Imobiliário; Matemática Financeira; Língua Portuguesa; Técnicas de Negociação e Argumentação; Desenho Arquitetônico; Noções de Construção Civil; Operações e Rotinas Imobiliárias; Economia; Marketing e muitas outras, dependendo da escola e nível do curso.

    2. Após estar devidamente matriculado no curso, é necessário que o aluno realize um estágio obrigatório de 130 horas, tutelado por um profissional já inscrito no CRECI. Ao final do estágio é necessário que o tutor desenvolva um relatório das tarefas realizadas pelo estagiário. Este estágio tem por finalidade inserir os conhecimentos teóricos desenvolvidos no curso, na prática do dia a dia do ramo imobiliário.

    3. Uma vez completado o curso e o estágio obrigatório, o aspirante poderá requerer sua inscrição junto ao CRECI de sua região, apresentando seu diploma de conclusão de curso e relatório de estágio. Uma vez inscrito, o profissional deve cumprir seus deveres pautados no código de ética e conduta e das obrigações com o sindicato, como por exemplo, as votações para eleger representantes no conselho e o pagamento das contribuições anuais. Caso o futuro profissional falte nos seus deveres e obrigações para com o conselho ou com um cliente, ou ainda se transgredir o código de conduta, poderá ser penalizado pelo CRECI em que possui registro com multa, suspensão ou até mesmo o cancelamento de sua inscrição.

  • Advertisement
  • Basicamente é isso que você precisa saber antes de se tornar um Corretor de Imóveis. Se você tem aptidão para vendas e está disposto a aprender sobre uma nova área, vá em frente e arrisque, pois o setor da construção civil encontra-se aquecido e tem projeção de crescimento contínuo nos próximos anos.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Paulo Proença Bonilha é consultor imobiliário, formado em Tecnologia de Negócios Imobiliários pela Universidade Unigran e Tecnologia de Transações Imobiliárias pelo Instituto IBREP. 

Como se tornar um Corretor de Imóveis

Descubra aqui as características fundamentais de um corretor de imóveis, e um passo a passo dos requisitos necessários para ingressar na carreira.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr