7 dicas para criar o hábito de orar em família

Quando reunimos todos que amamos e humildemente nos ajoelhamos para conversar com o Senhor, somos imensamente abençoados e nosso amor ao Senhor aumenta.

Renata Finholdt

Ter o hábito de orar é extremamente importante para manter a espiritualidade e a sensibilidade tão necessária para vivermos com paz e felicidade. Orar é ter uma conversa amorosa com nosso Criador e poder sentir Sua influência em nossa vida cotidiana.

Quando estendemos esta bênção também para nossa família criamos em nosso lar um ambiente especial, transformamos os corações, criamos união e humildade. Orar em família ajuda a fortalecer a todos e aumentar o amor que sentimos uns pelos outros.

Leia: A oração familiar: Colocando-a em ação

Mas como fazer isso atualmente onde cada membro da família tem suas próprias responsabilidades, horários diferentes para entrar e sair de casa, deitar e acordar pela manhã? Realmente não é uma tarefa fácil, é preciso determinação e acima de tudo muito amor.

1. Conversem a respeito da importância da oração familiar

Reúnam-se em família e conversem sobre o assunto. Com a ajuda das escrituras leiam sobre a importância da oração e a necessidade de orar em família diariamente. Permita que todos os membros da família possam expressar seu sentimento sobre a oração.

Advertisement

2. Determinem um horário

Certamente em algum momento do dia ou da noite toda a família estará em casa reunida. Por mais estranho que seja o horário deste encontro este será o momento ideal para que todos possam, juntos, ajoelharem-se e elevarem uma oração ao Senhor. Estipulem este horário e deixe claro para todos.

3. Faça pequenos lembretes

Até que se crie um hábito familiar é preciso um pouco de estímulo. No início faça pequenos lembretes todos os dias lembrando a todos o horário da oração familiar. Você precisará de determinação para isso. Vale mensagem no celular, lembretes em forma de bilhetes, e-mails ou telefonemas. Encontre a melhor forma para lembrar todos os membros de sua família.

Leia: 6 passos para estabelecer uma rotina de oração e estudo das escrituras em família

4. Distribua pequenos cartazes pela casa

Faça pequenos cartazes com citações ou até mesmo com os versículos das escrituras que leram na reunião familiar e distribua nas áreas comuns da casa de maneira que todos possam ter acesso à leitura. E no final dos cartazes recorde o horário da oração familiar que combinaram.

5. Coloquem um despertador para o horário combinado

Toda vez que um alarme toca somos obrigados a ir até o local para desligá-lo. Se você criar um alarme para o momento que marcaram para fazerem oração familiar ao buscar o alarme se lembrará de seu compromisso celestial.

Advertisement

6. Faça designações

A oração familiar pode ser oferecida por qualquer membro da família, sendo assim combine com o patriarca (ou matriarca) da família que designe a oração antecipadamente de maneira que o membro da família possa se sentir responsável pelo compromisso e ajudar a chamar todos os outros.

7. Ore para que possa ter ajuda

Ore individualmente e peça ajuda ao Senhor para que todos os membros de sua família possam ser tocados com um testemunho da importância da oração familiar. Faça isso em todas as suas orações, aos poucos com sua influência e determinação conseguirá criar este hábito familiar que abençoará a vida de toda sua família.

Leia: Como a oração nos fortalece a sermos mais fiéis aos mandamentos de Deus

Antes de deitar-se à noite faça um pequeno “check list” de todas as coisas importantes que fez naquele dia. Se notar que a oração familiar ainda não foi feita, terá a oportunidade de chamar a todos em sua família e conversarem com o Senhor naquele momento.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.