Marta e Maria – como escolher a boa parte?

Duas irmãs com um Visitante Ilustre. Uma trabalhando para que tudo fique a contento e a outra apenas ouvindo Seus ensinamentos.

Michele Coronetti

As escrituras estão repletas de bons exemplos de serviço e auxílio ao próximo. Muitas pessoas realmente se dedicavam a ajudar o necessitado, acolher e alimentar a quem precisasse. Apesar de antigos, estes relatos trazem luz e entendimento para nossos dias.

Um exemplo que chama a atenção é a história de Marta e Maria, irmãs de Lázaro. Oferecendo de sua hospitalidade ao próprio Senhor Jesus Cristo, esta família era dedicada no ministério, ajudando e servindo quando lhes era solicitado.

Segundo o evangelho de Lucas, no capítulo 10, enquanto Jesus esteve presente em sua residência, Marta se ocupava das tarefas domésticas para oferecer o melhor a seu ilustre visitante, enquanto que Maria, aos pés do Mestre, ouvia seus ensinamentos.

Leia: Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis

Marta sabia que, como mulher, era responsável pelo preparo dos alimentos e outras tarefas e que Maria também tinha esta responsabilidade. Dirigiu-se então ao Mestre e pediu que sua irmã fosse ajudá-la (Lucas 10:40). A resposta de Jesus foi algo inesperado em termos de cultura e época, e de onde retiramos um grande ensinamento: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lucas 10:41-42).

Advertisement

Maria sabia que era esperado que ela se ocupasse em realizar as tarefas femininas, porém, escolheu ouvir os ensinamentos e estar próxima ao Salvador do mundo, ao menos durante sua estadia. A visão humana pedia que ela cumprisse seu papel, mas seu entendimento era mais amplo e ela sabia que as tarefas poderiam ser feitas posteriormente ou apenas por sua irmã Marta, e que naquele momento era mais importante aprender o evangelho.

Quando Jesus disse que não lhe seria tirada a boa parte que escolheu, demonstrou sua autoridade e justiça. Uma só era necessária.

Atualmente, as mulheres possuem muitas tarefas diferentes das da antiguidade, mas com a mesma importância. Tarefas que mantém famílias e agradam os visitantes, preparo de alimentos, limpeza e organização. E contam com tempo cada vez mais escasso para isso.

Todavia, ouvir o Mestre também é importante, e pode ser feito através da leitura dos seus ensinamentos, meditando sobre eles e orando. Haverá ocasiões em que será necessário escolher entre uma tarefa importante e aprender do Salvador. Escolher a boa parte trará resultados para a alma enquanto as tarefas continuarão aguardando.

Encontrar sabedoria para distinguir quando e o que deve ter prioridade pode ser difícil em diversas ocasiões. Deixar as tarefas por fazer sempre para apenas se dedicar ao estudo das escrituras trará consequências que podem ser desastrosas. Maria contava que sua irmã fizesse o necessário enquanto ela ficava com a boa parte, e como mulher sábia e bondosa que era, provavelmente se ofereceria para trocar da próxima vez, permitindo que Marta ficasse com a boa parte enquanto ela se ocupasse com os deveres.

Advertisement

Marta e Maria tinham um testemunho da divindade de Jesus Cristo (João 11:27) e sabiam que a vida oferece muito mais que apenas algum tempo nesta terra. Elas presenciaram a morte de seu irmão Lázaro, e viram o Mestre tirá-lo da sepultura para viver novamente. Eram sábias e aprendiam com cada acontecimento e ensinamento, sendo um bom exemplo para as mulheres que têm a oportunidade de as conhecer através de suas histórias.

Leia: A missão da mulher

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.