10 atitudes de um homem que ama

Na paquera e no namoro, os homens são galanteadores, carinhosos e tentam agradar a mulher o melhor possível. O segredo é continuar assim.

Luiz Higino Polito

Um homem que ama, quando tenta conquistar a mulher amada, é uma coisa bonita de se ver: cheio de boa vontade, não mede esforços para agradar a sua amada. Nenhum sacrifício é grande demais para um apaixonado! Ele está disposto até a dar o céu, a lua, o sol e as estrelas (embora não sejam dele) para a sua amada. Ele diz que o seu coração é dela, e que vai amá-la por toda a eternidade.

E a mulher, romântica por natureza, sonhadora e apaixonada, acredita em tudo o que seu galante príncipe encantado diz. Está cega, surda e muda pelo amor, que a deixa extasiada. Não ouve ninguém que discorde dela, se tentar alertá-la de alguma coisa, pois seu ser todo é um fogo ardente de paixão, e ela só tem ouvidos para o seu amado, só tem olhos para seu príncipe.

Como manter um relacionamento por toda a vida?

Depois do namoro, vem o casamento. Aquela paixão arrebatadora agora será posta à prova, porque num relacionamento a dois os desafios são muitos. Se o amor e o amadurecimento dos dois for grande o suficiente, o casal poderá mesmo construir um lar feliz.

A mulher, normalmente, é mais amadurecida do que o homem. Numa música da Legião Urbana, “Eduardo e Mônica“, podemos ter uma ideia disso, numa história com final feliz, apesar das diferenças entre os dois.

Cada pessoa é diferente da outra e “receitas de felicidade” são muito difíceis exatamente por causa das individualidades, mas algumas dicas podem ser úteis.

Advertisement

Se algum homem está mesmo a fim de ter um relacionamento feliz, deve lembrar-se de que isso não acontecerá por acaso.

Leia: 4 verdades que você precisa saber antes de se casar

1. Respeito

Assim como o homem gosta de ser respeitado, deve respeitar sua amada, não falar mal dela para ninguém, nem para os parentes, e tratá-la na frente dos outros como a pessoa importante em sua vida que ela realmente é. Na verdade, ela é a pessoa mais importante de sua vida!

2. Ouvir com atenção

Reconheçamos: as mulheres gostam de falar, “discutir a relação”, ouvir seu companheiro falar das coisas dele também, falar do que aconteceu no dia e tudo o mais. O homem, normalmente, fala menos. Mas se o homem quiser agradar a mulher, precisa aprender a ouvir com o coração e não somente com os ouvidos. Saber ouvir é uma arte a ser aprendida e cultivada por aqueles que querem agradar suas companheiras.

3. Evitar críticas e chantagens emocionais

É muito fácil cair em críticas mútuas num relacionamento. Tem de se ter mesmo um bom autocontrole para evitar de relembrar coisas desagradáveis que porventura tenham acontecido, e mais controle ainda para não ficar toda hora lembrando coisas que machucam.

Advertisement

Chantagens emocionais também são coisas a serem evitadas a todo custo!

Leia: Efeitos da crítica e do elogio no casamento

4. Elogiar sinceramente

O homem, principalmente os do tipo “machão” acham que a mulher é empregada dele, e sua escrava sexual e isso é um erro quase mortal, porque no mundo de hoje, poucas mulheres estão dispostas a serem aquela “Amélia” antiga…

Os homens devem elogiar sinceramente um prato benfeito, uma cama arrumada, e todo o esforço que a mulher fizer para que ambos tenham uma vida agradável no lar. Deve também elogiá-la pela sua beleza e jamais deve chamá-la de gorda ou feia.

5. Ser carinhoso e companheiro

Aquele carinho que os homens tinham no namoro, pelas suas namoradas, devem estender ao casamento, e serem companheiros de suas amadas, dizendo sempre que as ama, além de demonstrarem isso pelas suas atitudes.

Advertisement

Lembrar das datas importantes dos dois também faz diferença e muito agrada a mulher amada. Para isso é só usar a agenda do celular.

6. Levá-las às nuvens

Com tanta informação disponível hoje em dia, é difícil acreditar, mas ainda existem homens que não se esforçam por aprender que as mulheres também precisam ter prazer no sexo. Isso é importante para elas. Talvez não tão fundamental para o relacionamento como é para o homem (que é fanático por isso), mas ele não deve esquecer que a mulher demora mais para se excitar, que ela é mais romântica e que precisa de mais tempo para chegar lá.

Um relacionamento sexual satisfatório é aquele que é bom para ambos.

7. Ajudar nas coisas da casa

Muitos homens não sabem, mas alguns dos maiores afrodisíacos para a mulher não é o Kama Sutra, mas sim pequenas coisas que seus companheiros façam, ajudando-as no trabalho doméstico e com os filhos.

Uma louça bem lavada pelo homem pode deixar sua companheira muito feliz e muito disposta a agradá-lo também, e isso pode ser o início de uma noite bem vivida.

Advertisement

Leia: 10 razões óbvias porque os maridos precisam ajudar nas tarefas domésticas

8. Reservar tempo só para ela, regularmente

Tenho visto muitos casais felizes onde o homem reserva um tempo semanalmente para estar a sós com sua companheira, saindo para um passeio a pé, uma ida ao cinema, à sorveteria ou mesmo assistir a um filme em casa comendo uma gostosa pipoca.

9. Lembrar de que o amor pode acabar, se não for cultivado

Num dos mais belos e instrutivos hinos que conheço, chamado Não deixeis palavras duras, é dito que “O amor é sempre puro, a amizade é sempre um bem; Mas lembrai que um gesto duro, pode matar o amor também“.

Sim, o amor pode ser morto. Aquela paixão incandescente pode se apagar e se tornar cinzas mortas, se não for cultivado com gentileza, com boa vontade, com carinho, com amizade e com um amor tranquilo.

10. Perdoar sempre

Nenhum dos dois é perfeito. O homem deve sempre estar disposto a perdoar sua companheira, se quer mesmo viver com ela por muito tempo ou para sempre. O perdão sincero não é esquecer (isso é amnésia, como disse alguém), mas sim, ser misericordioso, sempre que necessário. Sem perdão mútuo, de pequenas e grandes coisas, nenhum casamento vai muito longe.

Advertisement

Leia também: 10 atitudes de uma mulher que ama

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!