Dor crônica: O desafio de se manter positivo

É possível conviver com a dor crônica e ainda ser positivo?

Deborah Alves Laurenço

Nenhuma pessoa de mente saudável gosta de sentir dor.

Mas você sabia que existem pessoas que têm dores contínuas? E como é difícil para pessoas que sentem dores constantes se manterem firmes e positivos.

O que é dor?

Dor nada mais é que um sinal de alerta que o sistema nervoso emite querendo avisar que há algo errado acontecendo.

Existem 2 tipos de dores. A aguda e a crônica.

Leia: Dor na região do útero: 5 sinais de que algo não vai bem

Advertisement

Dor aguda

A dor aguda é uma dor inconstante que pode durar dias ou poucos meses. Mas depois de intervenção médica e medicação ela desaparece. Como quando você se machuca. Dói naquele momento, mas depois passa.

Dor crônica

É aquela dor que persiste mais que o aceitável. Pessoas que sofrem de problemas de saúde como dores na coluna, articulações, dores reumáticas, câncer, degenerações e inflamações dos órgãos internos.

O Doutor Drauzio Varela explica:

“Dores crônicas podem ser devidas tanto a desordens do sistema responsável pela percepção quanto da inibição da dor. A fibromialgia, por exemplo, uma doença debilitante causadora de dores musculares crônicas muitas vezes não diagnosticada pelos médicos, é tida hoje como consequente a um desarranjo nos mecanismos de inibição da dor.

É um erro considerar a dor crônica como uma versão prolongada da aguda. Quando os sinais de dor são gerados repetidamente, os circuitos neurológicos sofrem alterações eletroquímicas que os tornam hipersensíveis aos estímulos e mais resistentes aos mecanismos inibitórios da dor. Disso resulta uma espécie de “memória dolorosa” guardada na medula espinal.”

Advertisement

Existem também aquelas dores originadas de problemas psicológicos. Pessoas que sofrem de Transtorno de Ansiedade Generalizada e Depressão tendem a sentir. Se não tratadas tais dores podem ocorrer problemas reais no seu corpo.

Pessoas que sofrem também de fibromialgia tendem a sentir muita dor. E elas originam do seu sistema nervoso causando fadiga e dor nos músculos e articulação.

Leia: Fibromialgia, o que é isso?

Mas como eu posso me manter positivo sentindo tanta dor?

  • Procure o seu médico para que ele possa fornecer meios de amenizar as dores e incômodos.

  • Apegue-se a Deus. Ou a qualquer coisa que você acredita. Algo que possa revitalizar e aumentar a sua fé. O poder da fé independe de explicação lógica e científica. Aprenda a viver um dia de cada vez através desse poder.

    Advertisement
  • Evite atividades que possam causar mais dor. Procure hobbies que possam ocupar a sua mente, de modo que você esqueça que sente dor.

  • Para você que sente dor originada de problemas psicológicos, apegue-se a pessoas que lhe amam e apoiam. Evite contatos com pessoas que não lhe acrescentam em nada. Estar longe de pessoas negativas melhora a sua saúde.

  • Assista a filmes de comédia. O riso ajuda a liberar endorfina que melhora o problema da dor e dá a sensação de prazer.

  • Descubra maneiras de fazer a pessoa ao seu lado feliz. Isso pode ajudar ambos a lidar com sua dor de maneira positiva.

  • E escolha ser feliz um dia de cada vez. E isso irá fazer você se sentir grato por cada dia de vida vivido. Grato por estar ao lado de pessoas que lhe amam e lhe querem bem.

    Advertisement

Leia: Dor crônica: O que é e o que fazer

Toma un momento para compartir ...

Deborah Alves Laurenço

Deborah Alves Laurenço tem 29 anos, é casada com o seu melhor amigo. Sua profissão é Cirurgiã – Dentista. Ela ama odontologia. Seus hobbies são: Maquiagem, Penteados, Desenhar, Cinema, Escrever ( compor histórias, falar da vida, poemas ) e Livros. E agora começou com um blog e um canal no YouTube onde ensina maquiagem penteados, e fala das coisas que pensa.