Noite familiar: Uma ferramenta para união e proteção dos filhos

Entenda a importância de reservar um tempo para a família sempre que possível, e como aproveitar esse tempo da melhor forma.

8,110 views   |   38 shares
  • A tempestade está crescendo em intensidade ao nosso redor. Até mesmo se houverem frestas minúsculas o lar ficará desprotegido e as influências negativas poderão penetrar nas paredes de nosso lar.

  • Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardarem os mandamentos de Deus e serem cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem. E isso inclui todos os tipos de família que podem ser constituídos somente por mãe e filhos, avós e netos, tios e sobrinhos, pai e filhos, amigos que por necessidade ou conveniência moram na mesma casa, ou a família convencional, pai, mãe e filhos.

  • Para aproximarem-se e trabalharem juntos pela união da família, mesmo na correria do dia a dia com trabalho, estudo, atividades, sociedade, etc., é necessário um tempo especial onde todos possam se reunir para colocar os assuntos da família em dia.

  • O que é uma reunião familiar

  • Um tempo é necessário para tratar de assuntos referentes a casa e família, esse tempo é para tratar de vários assuntos que dizem respeito à vida das pessoas que vivem no mesmo lar. Podemos chamar esse tempo, que pode ser semanal ou assim que se fizer necessário, de Reunião da Família, ou Reunião Familiar. Quando “toda semana” a reunião familiar é realizada, os problemas da família são amenizados e às vezes erradicados totalmente, proporcionando muita diferença no grau de solidariedade entre todos. Pode-se falar dos problemas da família, atribuir tarefas dentro do lar, organizar o orçamento da casa, planejar atividades familiares e coisas do tipo. Não hesito em dizer que se todas as famílias do mundo fizessem isso, veríamos muita diferença no grau de solidariedade das famílias e pessoas por todo o globo.

  • Como o estudo das escrituras pode ajudar a família a ficar mais unida

  • Estudar as escrituras. Nesta reunião familiar que os pais e filhos ou membros da família se reúnem, eles podem estudar as escrituras que os aproximam de Deus e uns dos outros, e mostrar as experiências de profetas e discípulos de Cristo e como lidaram com a situação.

  • Para cada problema na vida podemos encontrar soluções nas escrituras. Por exemplo, em Efésios 6:10-13 incentiva-nos a fortalecer os laços familiares, e que Deus esteja presente no lar.

  • Respeito e tolerância por diferentes tipos de família

  • São inúmeros os aspectos a serem observados, dependendo das pessoas que residem no mesmo lar. Todos merecem ser analisados ao preparar uma reunião familiar. Não podemos nos esquecer que o termo família refere-se ao marido, à mulher, aos filhos e às vezes a outros parentes que vivem sob o mesmo teto ou sob tutela do chefe de uma família; uma família de um só dos genitores e seus filhos, de um casal sem filhos ou de pessoas que vivem só.

  • Advertisement
  • A oração individual e familiar pode unir os corações

  • É necessário fortalecer cada membro da família, instituir bons hábitos e inserir Deus nos lares.

  • Mahatma Gandhi disse: “A oração salvou-me a vida. Sem a oração teria ficado muito tempo sem fé. Ela salvou-me do desespero. Com o tempo, a minha fé aumentou e a necessidade de orar tornou-se mais irresistível. A minha paz muitas vezes causa inveja. Ela vem-me da oração. Eu sou um homem de oração. Como o corpo, se não for lavado fica sujo, assim a alma sem oração se torna impura”.

  • Modelo de reunião familiar:

    1. Comecem com uma oração.

    2. Cantem um hino que gostam.

    3. Deem uma mensagem para a família. Pode ser uma história das escrituras que vá ao encontro do que a família está passando no momento, por exemplo.

    4. Façam perguntas, e deixem todos falarem o que pensam, inclusive as crianças.

    5. Façam uma pequena demonstração usando objetos para que os ensinamentos fiquem gravados na memória das crianças e dos jovens.

    6. Façam uma oração para terminar e podem abençoar algum alimento, se tiver.

    7. Façam uma sobremesa especial.

    8. Preparem algumas brincadeiras para envolver todos e aproximarem-se ainda mais.

  • A reunião familiar deve ser a mais atrativa possível, principalmente quando temos crianças e adolescentes em nosso lar. Além de tratar dos assuntos referentes a casa e obrigações da família, é interessante ter um momento de descontração entre os presentes.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Márcio R. Patelli é pai, marido e SUD. Formado em eletrônica pelo Centro Paula Souza, atua como professor de eletrônica e é responsável por sites de bem estar e fortalecimento familiar.

Website: http://www.noticiassudbrasil.blogspot.com

Noite familiar: Uma ferramenta para união e proteção dos filhos

Entenda a importância de reservar um tempo para a família sempre que possível, e como aproveitar esse tempo da melhor forma.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr