Tá difícil? 10 dicas para se dar bem com os sogros

Às vezes conviver é difícil, mas com jogo de cintura e uns bons conselhos, todos podem encontrar a paz e harmonia. Tente estes abaixo.

Deborah Alves Laurenço

Quando se ouve a palavra sogra, tem gente que já sente aquela raiva… A partir do momento que você e seu cônjuge se unem, vocês se tornam uma família. E consequentemente acabam fazendo parte da família de origem de ambos. Mas dentro de sua casa quem manda são vocês dois. Algumas coisas acabam gerando atrito entre sogros e genros e/ou noras e sogras e que vocês podem evitar pra viverem bem. Antes de mais nada, é necessário entender que seu cônjuge sempre será filho. E sim! Os pais dele vão amá-lo e defendê-lo. Mas como eliminar esses problemas familiares?

1. Respeito

Ambos precisam entender as suas posições diante dos cônjuges. Mãe, pai, sogro e sogra podem opinar e “botar ordem” na casa deles, mas não na sua. E você do mesmo modo põe ordem na sua casa e não na casa dos seus sogros. Cada um deve entender o seu lugar e permanecer nele.

Leia: 10 formas de lidar com sogros inoportunos

2. O que acontece entre 4 paredes, fica entre 4 paredes

Não faz sentido você falar abertamente da noite de amor com seu marido para sua sogra. Nem o genro falar para o sogro o que ele fez com a filha dele. Seu relacionamento é algo tão único e sagrado, que você não deve expor a ninguém. Muito menos para os sogros.

3. Briguei com meu cônjuge – vou contar para os meus pais

Esse tipo de coisa, distancia muito os relacionamentos. Se você discutiu com sua esposa, não vá chorar as pitangas para os seus pais. Obviamente, eles ficarão do seu lado e isso fará da sua esposa uma bruxa para eles. Alguns pais às vezes se esquecem que passaram por fases ruins em seu próprio casamento. Não seja cruel preocupando-os e nem desleal com seu cônjuge colocando o caráter dele em dúvida. Sejam maduros o suficiente para resolver seus conflitos apenas entre os dois.

Advertisement

4. Sejam autossuficientes

Apenas peça dinheiro a seus pais, em último caso. Agir dessa forma, faz com que seu marido ou esposa pareça incapacitado de ajudar com as contas da casa. E faz com que vocês pareçam despreparados para uma vida a dois diante dos seus pais. Muitos pais amam ajudar. Aceite ajuda de vez em quando. Mas que seja dado por eles e não porque você foi pedir. Encoraje seus pais a cuidarem de si mesmos e mostre a eles que você já cresceu e é capaz de cuidar de sua própria vida. Os pais querem sentir orgulho dos filhos.

5. Amizade e cuidado

Demonstre amizade por seus sogros. Abrace-os. Sorria e brinque com eles. Sejam atenciosos. Ouçam o que eles dizem. Conversem com eles. Alguns pais veem os maridos ou esposas dos filhos como alguém que irá tirá-los para sempre de suas vidas. Mostre a eles que agora são uma família e que vocês apenas moram em casas diferentes, que o amor que sentem não irá mudar por isso.

Leia: Dicas de como demonstrar amor aos sogros

6. Visite-os regularmente

Não todos os dias. Uma vez por mês é bacana. Mostra que vocês têm a vida de vocês, mas ainda assim têm tempo para estar com eles.

7. Marido, não compare sua esposa com sua mãe

Jamais diga a sua esposa: “Minha mãe não faz assim… Minha mãe faz comida assim… Minha mãe…” E não desmereça os sacrifícios dela. Afinal, sua mãe tem anos de prática, ela está apenas começando. E nem vá contar pra sua mãe que ela queimou o arroz, ou que não passou bem sua camisa… Não fale dos erros nem defeitos da sua esposa para os seus pais.

Advertisement

8. Esposa, nunca fale mal do seu marido para seus pais

NUNCA! Principalmente para o seu pai. Tenha consciência de que seu marido ainda não pode lhe dar o conforto que seu pai lhe dava. E nem sempre seu pai vai se lembrar o quanto que ele se esforçou para que você tivesse uma boa vida. O seu pai pode achar que seu marido não cuida bem de você ou não se esforça o suficiente pra fazê-la feliz emocional e fisicamente.

9. Não falem mal um do outro

Sogra, nora, genro e sogro. Jamais falem coisas negativas uns dos outros para as pessoas. Isso fomenta o ódio, além de causar feridas difíceis de cicatrizar. Seu filho(a) fica numa situação bem delicada, não o faça escolher. Se não tiver algo bom a dizer, apenas guarde pra você. E busque procurar qualidades uns nos outros.

E por fim. Aprendam a criar um laço familiar de amor e respeito de ambas as partes. Se agirem dessa forma verão que é possível terem uma convivência saudável e feliz! E acima de tudo ame profundamente seus cônjuges, sogros e sogras sabem notar isso muito melhor qualquer pessoa. E eles amam e respeitam quem ama e cuida dos seus filhos.

Leia: Seus sogros são um fardo pesado demais para suportar?

Toma un momento para compartir ...

Deborah Alves Laurenço

Deborah Alves Laurenço tem 29 anos, é casada com o seu melhor amigo. Sua profissão é Cirurgiã – Dentista. Ela ama odontologia. Seus hobbies são: Maquiagem, Penteados, Desenhar, Cinema, Escrever ( compor histórias, falar da vida, poemas ) e Livros. E agora começou com um blog e um canal no YouTube onde ensina maquiagem penteados, e fala das coisas que pensa.