5 dicas preciosas para criar um fundo de emergência

Você está preparado para enfrentar as surpresas financeiras que a vida pode lhe apresentar? Veja nossas dicas.

2,017 views   |   10 shares
  • A vida é uma caixinha de surpresas. E nós, otimistas que somos, estamos sempre esperando as boas surpresas que a vida pode nos oferecer. Entretanto, o otimismo não deve nos impedir de prepararmos para os momentos de crise, e nesse caso, uma boa alternativa é a criação de um fundo de emergência que pode vir a nos socorrer, se, em algum momento, uma surpresa negativa afetar nossas finanças pessoais.

  • Ter um fundo de emergência é sempre uma boa ideia, afinal, ele pode ser útil se, futuramente, surgirem problemas de saúde, despesas inesperadas com o carro, ou até o desemprego.

  • Por isso, se você não deseja descontrolar seu orçamento e ter que recorrer a empréstimos com juros exorbitantes, não deixe de praticar essas dicas preciosas e montar a sua reserva financeira para os casos emergenciais.

  • Leia: 9 idiotices financeiras que podem arruinar sua vida

  • 1. Conheça as suas necessidades e faça as contas

  • Quando desejamos criar um fundo de emergência o primeiro passo é saber exatamente para onde o nosso dinheiro está indo. Só quando você entender como o seu dinheiro é gasto, você conseguirá fazer uma previsão de quanto você pode e precisa juntar por mês. Os maiores especialistas afirmam que o valor do seu fundo de emergência deve ser o mais próximo ao suficiente para você viver de três a seis meses sem receber qualquer remuneração, e esse é o motivo de ser tão importante você conhecer seus gastos. Com as contas feitas e a consciência de para onde está indo seu dinheiro mensal, é hora de colocar a mão na massa.

  • 2. Guarde as moedas

  • Parece coisa de criança, mas perdemos muito dinheiro dispensando as moedas que recebemos de troco. Pode ser difícil de acreditar, mas cheguei a essa conclusão após observar minha irmã que sempre dá o troco das suas compras para minha sobrinha colocar no seu cofrinho. Me surpreendi quando descobri que em um mês ela conseguiu juntar R$ 36,50 só em moedas. Por isso, não subestime o poder da moeda. Junte-as durante o mês e no final você terá uma quantia extra para sua reserva financeira.

  • Leia: Como economizar mais de mil reais até o fim do ano - começando com 1 real

  • Advertisement
  • 3. Elimine despesas desnecessárias

  • É importante você entender que até que seu fundo de reserva alcance o valor que você considera ideal, será necessário reduzir algumas despesas do seu orçamento. Faça uma planilha mensal para entender aonde seu gasto está indo e identifique o que é essencial na sua vida e o que é supérfluo. Com esses dados nas mãos veja onde é possível fazer cortes, sem se esquecer que às vezes perder um pouco de luxo, por um tempo, é necessário para ter segurança financeira nas adversidades.

  • 4. Trate-o como uma conta

  • Depois de saber quanto você deve guardar para a sua reserva financeira é hora de começar a poupar, comece escolhendo o destino do dinheiro: se ele vai para a poupança ou para algum fundo de investimento. Feito isso, comece a aplicar. Não deixe para colocar o dinheiro que sobrar no final do mês, isso não dá certo. Escolha uma data certa, como se fosse outra conta qualquer, e, todo mês, no mesmo dia, "pague" essa conta aplicando o seu dinheiro. Uma boa ideia nesse caso é criar um débito automático. Essa seriedade em relação ao fundo de emergência é o que o levará ao sucesso.

  • 5. Tenha acesso limitado a esse fundo

  • De nada vai adiantar você economizar e fazer um fundo de emergência se na primeira oportunidade usar o dinheiro para comprar o novo celular da moda. O fundo de emergência só deverá ser utilizado em casos mais importantes. É necessário muita disciplina, para que na hora do aperto você esteja amparada.

  • Leia: 5 hábitos financeiros que farão com que você sofra no futuro

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.

Website: http://alemdevaidade.com.br/

5 dicas preciosas para criar um fundo de emergência

Você está preparado para enfrentar as surpresas financeiras que a vida pode lhe apresentar? Veja nossas dicas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr