Interação familiar: Aproveitando momentos informais em família

Momentos são como a água de um riacho, parece ser sempre igual, mas na verdade a água que passa entre seus dedos ao colocar a mão para senti-la nunca é a mesma, se renova a cada instante.

Beth Proenca Bonilha

Criança não é um ser exigente, mas precisa de estímulo, atenção e amor, e são três ações que não há dinheiro que possa comprar, não há no mundo família mais feliz do que aquela em que seus filhos recebem de seus pais e familiares estes três elementos através de pequenas ações diárias.

O vídeo demonstra que as três crianças estavam felizes, o pai aproveitou o trajeto de carro para compartilhar seu gosto musical com os filhos e fazer disso um momento descontraído e alegre, que marcará a vida deles para sempre, pois um dia olharão para sua vida e terão histórias felizes para lembrar-se e compartilhar com seus próprios filhos.

Como aproveitar oportunidades com os filhos

Cada família tem seu próprio estilo, mas algumas ideias podem ser bem aproveitadas, independente de onde more, da língua que fale ou da religião que professe.

Aproveite as que lhe parecer apropriada, adeque as que precisarem de ajustes e inovem modificando outras, mas não deixe de promover momentos especiais com sua família.

Música – É sempre uma boa opção para criar momentos especiais com os filhos, passar, a eles, valores e mostrar diversas culturas. Jogos com música são sempre muito bem aceitos por crianças, independente da faixa etária, como se pode ver no vídeo; da menina maior ao bebê na cadeirinha todos se divertiram com a mesma música.

Advertisement
  • Qual é a música: Coloque uma música para tocar e em determinado trecho pare o som e pergunte: – Qual é a música? A criança precisa dizer o nome da música. É possível fazer variações neste jogo, como falar o compositor e cantor ou mesmo dar continuidade à música quando o som parar. Aproveite para mostrar às crianças o tipo de música que costumava ouvir em sua infância e adolescência ou músicas regionais de onde seus antepassados se originaram.

  • História musical: É um jogo interessante para apresentar às crianças músicas de estilo clássico e instrumental. Com a música de fundo comece a montar um cenário na mente das crianças onde personagens imaginários surgem e agem conforme a intensidade da música. Deixe que as crianças participem com suas ideias de como acham que os fatos aconteceram.

  • Música de viagem: Procure selecionar músicas para as viagens da família, músicas que sejam alegres e entretenham as crianças durante o percurso. Esteja disposto a ouvir músicas infantis e a ter que repetir muitas vezes a mesma melodia ou letra. Normalmente as crianças gostam de repetição, principalmente os menores.

Dia da limpeza anual – Outro momento que pode se tornar agradável e memorável para sua família são os momentos de limpeza anual como preparativo para festa, férias, natal ou ano novo. Programe para que as tarefas sejam feitas em comum acordo, interagindo com todos através de brincadeiras, jogos que podem envolver equipes de trabalho que devem cumprir determinadas tarefas, como a arrumação dos guarda-roupas e caixas de brinquedos, a equipe que juntar o maior número de peças a serem doadas, ganha uma rodada de sorvete servida pela outra equipe. Ou mesmo para serviços maiores, como pintura da casa, limpeza do quintal e jardim.

Este é um momento em que muitos valores podem ser ensinados aos filhos, pois terão que trabalhar em equipe, terão o objetivo de doar seus pertences aos mais necessitados e aprenderão a respeito de que na vida às vezes se ganha e às vezes se perde, como agir em ambas as situações.

Advertisement

Montagem de álbuns de família – Promova a montagem de álbuns ou painéis de fotos da família, onde todos poderão preparar e decorar seu próprio álbum fazendo uma linha do tempo com fotos, colocando nomes e datas especiais. Esta atividade vai promover o resgate dos laços familiares, a história de vida das crianças, e os pais poderão falar a respeito de sua linhagem e tradições. Mostrar às crianças o quanto se desenvolveram, quantos desafios venceram e as conquistas, estão registradas nas fotos.

Em momentos como estes diversos sentimentos surgirão, como nostalgia, curiosidades, histórias de vida e isso faz com que tanto crianças como jovens se envolvam, pois gostam de ouvir falar de si próprios e de sua história.

Momento culinário – Crianças normalmente gostam de estar junto aos adultos na cozinha, tem curiosidade em saber das coisas, de onde vem os alimentos, como são preparados e principalmente de pôr a mão na massa. Momentos como almoço ou lanches da tarde no período de férias, feriados ou finais de semana, são propícios para proporcionar momentos culinários com os filhos. Jogos podem ser desenvolvidos nestes momentos, como separar em equipes que podem ser mãe e filha e o pai e filho, duas equipes onde cada uma terá o desafio de preparar parte da refeição e convidar para o almoço os avós, tios ou primos para dizerem qual dos pratos está mais saboroso. O objetivo que se deve ter é sempre o de interação da família, mesmo em meio à disputa, a interação deve prevalecer, proporcionando momentos agradáveis e de aprendizagem a todos, além de resgatar ou validar os laços entre a família imediata e secundária das crianças.

Momentos são como a água de um riacho, parece ser sempre igual, mas na verdade a água que passa entre seus dedos ao colocar a mão para senti-la nunca é a mesma, se renova a cada instante. Cabe a cada um aproveitar o momento, que é único, e fazer deste o mais especial.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu