6 sinais surpreendentes de câncer de mama que você precisa saber

O câncer de mama é uma ameaça ao equilíbrio da mulher. Reconhecer as alterações nas mamas são os sinais de alerta para se procurar ajuda e ter o diagnóstico e a orientação correta.

Sônia Penha

Ter saúde é fundamental para uma vida plena e feliz e com certeza o desejo de toda mulher, o desejo de ser uma pessoa mais saudável. Por isso é importante conhecer nosso corpo e estar atenta aos sinais que ele nos dá de que algo não vai bem.

Nas mulheres, alguns desses sinais são manifestados nas mamas, órgãos importantes para a reprodução e preservação da espécie humana, bem como para a beleza de toda mulher.

Especialistas que trabalham com prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças nas mamas observam, nas mulheres, uma grande relação entre a saúde delas e de seus seios.

Algumas situações que podem ameaçar o equilíbrio da mulher se manifestam justamente nas mamas. Uma delas é o câncer de mama, crescimento desordenado ou anormal das células que formam tumores malignos e existem vários tipos.

Alguns sinais e sintomas podem variar e até mesmo não ser apresentados. Mesmo assim procure conhecer suas mamas e reconhecer alterações nelas, se estiver percebendo esses sinais procure um médico para um melhor diagnóstico e orientação sobre como e o que fazer. Veja alguns deles, segundo o INCA:

Advertisement

1. Caroço fixo, duro e indolor

Se sua mama apresentar uma área mais grossa pode ser um indício de cisto ou massa benigna, mas também pode ser de um tumor maligno. Em geral os nódulos são espessos, compactos, duros como pedra e mal contornados, mas também podem ser macios, moles e bem contornados segundo a American Cancer Society.

2. Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

A mudança do aspecto da pele pode ocorrer tanto por uma alteração normal quanto por um câncer. Fique atenta aos seguintes sinais na pele das mamas, retração que altera seu formato e textura, aspecto enrugado como a casca da laranja e vermelhidão com calor e dor na mama ou em alguma parte da mesma. Procure orientação e diagnóstico médico para descartar simples inflamações e infecções por outros motivos, como alerta o National Cancer Institute.

3. Alterações no bico do peito

Se você não tem nenhum defeito de nascimento em seus mamilos e perceber que ele começou a se retrair, ser puxado para dentro como um dedo de luva revirado ou engrossar, tendo ou não dor, talvez seja um sinal de tumor cancerígeno.

4. Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

Em nosso corpo os gânglios linfáticos, ou linfonodos, que fazem parte do sistema imunológico, estão espalhados no pescoço, axilas, etc., para defendê-lo dos agentes agressores. Se eles incham e doem, ou seja, aumentam de tamanho, o Dr. Jacques Tabacof, médico hematologista do Hospital Sírio-Libanês e Hospital Albert Einstein, em entrevista ao Dr. Drauzio Varella, explicou que ou eles foram “atingidos por algum processo infeccioso ou, em situações especiais, podem crescer pela multiplicação desordenada e anormal dos glóbulos brancos existentes em seu interior, resultando no aparecimento dos linfomas, um tipo de câncer do sistema linfático.” A avaliação médica de sintomas irá diagnosticar a doença e determinar o melhor procedimento, pois muitos tumores podem não estar visíveis na mamografia e nos exames por imagem.

5. Saída espontânea de líquido dos mamilos

A saída de líquido dos mamilos também acontece fora do período de amamentação. Produzir leite no peito fora da fase de amamentação é chamado galactorreia. Secreções nas mamas podem estar relacionadas a alterações funcionais ou desordens de várias origens, mas se acontecem apenas em uma das mamas podem estar relacionadas a várias doenças e sua aparência varia entre leitosa, amarelada, clara, negra, verde-escura ou misturada com sangue. Toda saída de líquido ou secreção deve ser cuidadosamente investigada. O médico avaliará o histórico do paciente e pedirá exames que irão verificar ou não a presença do câncer.

Advertisement

6. Um dos seios está aumentando o volume

O aumento no volume das mamas pode se dar pela alteração funcional benigna da mama (AFBM) ou por um tumor maligno presente, provocando uma inflamação devido à propagação das células cancerosas. Se o aumento das mamas não for por causa do ciclo menstrual, gravidez ou da amamentação, a consulta médica é importante, principalmente se ocorrer em apenas um dos seios e houver dor, vermelhidão e transpiração em toda superfície ou apenas numa parte dela.

Lembre-se que o passar da idade é sempre um fator a mais de risco e a sua observação constante das mamas, a consulta ao médico e os exames apropriados são uma garantia maior de prevenção e cura.

Assim hoje, em qualquer idade, a mulher tem obrigação de cuidar da saúde dos seios, buscar esclarecimentos dos recursos e dos meios para preservar sua saúde e beleza, e usar adequadamente o que a medicina tem desenvolvido para uma melhor qualidade de vida.

Participar também das campanhas de conscientização é uma forma de proteção. Seja uma mulher bela e sábia se conscientizando da prevenção de doenças sérias e, às vezes, fatais como o câncer de mama, que vem aumentando em nosso país e tem atingido desde mulheres jovens às mais idosas. Cuide bem de você e viva mais feliz.

Leia:

Advertisement

Leia: Como educar-se sobre o câncer de mama

Toma un momento para compartir ...

Sônia Penha

Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br.