Dia Internacional da mulher. O que mudou com o tempo?

Um dia especial onde as mulheres são homenageadas. Uma longa história que está longe de terminar.

Michele Coronetti

Estudando um pouco de história é muito fácil perceber o quanto as mulheres sempre foram consideradas inferiores. Difícil entender. Uma pessoa que tem o poder de gerar uma nova vida, de dar à luz em meio a dores e torná-lo alguém que pode melhorar o mundo deveria ser considerada uma pessoa muito importante.

Há países no mundo onde as mulheres ainda são tratadas como muito inferiores. Pais têm permissão para matar suas próprias filhas caso elas façam algo que lhes desagrade. Elas não podem ter um emprego, estudar, opiniões nem controle sobre seu próprio corpo. Não podem usar certas roupas nem ir a lugares sozinhas.

A discriminação com a fragilidade da mulher causa muitos crimes. Pessoas que cometem infrações contra as mulheres declaram que elas nasceram para isso, para serem violentadas e diminuídas além de exercerem um trabalho inferior dentro de uma casa. Não precisam de estudo ou profissão.

No Brasil as mulheres só tiveram permissão para frequentar universidades a partir de 1870. Mesmo assim, elas só começaram a ir efetivamente à escola a partir dos anos 60. No campo profissional o preconceito sempre foi muito grande, apesar de todos esforços para mudanças. Mulheres ainda sofrem assedio moral e sexual, são excluídas por sua aparência e devido a maternidade, além de serem humilhadas e diminuídas no mundo inteiro.

Então o que a criação do Dia Internacional da Mulher ajudou nas conquistas femininas? Há menos intolerância ao longo dos anos, há empregadores que valorizam a participação feminina reconhecendo sua importância para o crescimento da empresa, há delegacias da mulher, mais mulheres na política, menos casos de preconceito. É possível ver que aos poucos e com muita luta a humanidade tem percebido a real importância destes seres lindos e cheios de talentos.

Advertisement

Também Há cada vez mais maridos que ajudam nas tarefas em casa, que dividem o fardo de criar filhos e de proporcionar o necessário para o crescimento da família. Há mais respeito vindo de maridos que reconhecem o valor de suas esposas. Estudos mostram que a desigualdade profissional também diminuiu. Há maior formalização do trabalho entre às mulheres e o salário também aumentou, apesar de ainda ser abaixo do salário masculino. Apenas 1/3 das mulheres brasileiras não têm renda. Sim, ter um dia especial está fazendo a diferença na conscientização mundial sobre as mulheres. Devagar e sempre.

Ao conquistar sua real importância, as mulheres poderão exercer uma maior influência no mundo, ensinando os filhos a respeitarem e valorizarem o trabalho e a vida das mulheres. Os pais aqui têm papel fundamental de mostrar através de suas atitudes em casa o respeito pelas mulheres, sejam elas mães, filhas, avós ou mulheres contratadas, ajudando e declarando sua admiração.

Ganhar presentes, flores, chocolate no dia da mulher é realmente gratificante. Mais ainda quando vêm de pessoas que realmente as respeitam como mulheres, que conseguem enxergar que ambos são Criação Divina e que foram assim criados para ajudar um ao outro como parceiros iguais.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.