Receitas de petiscos para festas

Receitas práticas e deliciosas que farão do seu evento um sucesso!

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Seja para uma reuniãozinha informal, ou uma grande festa, petiscos são sempre apreciados em qualquer evento.

As possibilidades são ilimitadas! Basta usar a criatividade.

Acredito que o grande segredo na hora de escolher que petiscos servir aos convidados é ter sempre em mente que, de forma geral, os petiscos sejam algo que dispense o uso de talheres – os americanos dão a esse tipo de comida o nome de finger foods (dando a ideia de algo que seja possível de se servir com os dedos).

Abaixo, veja uma lista de quitutes que vão fazer o maior sucesso no seu evento:

Mix de frutas e castanhas: amendoim, nozes, amêndoas, macadâmias junto com uvas passas, damascos, tâmaras e figos secos. Além de muito gostosos e saudáveis, dão um ar de sofisticação à produção.

Advertisement

Tábua de frios e queijos: salame, presunto Parma, peito de peru defumado, servidos fatiados com queijos variados, dispostos em uma tábua ou bandeja, enroladinhos ou em cubos, com palitinhos para servir.

Torradas: podem ser compradas prontas ou feitas em casa. Uma opção bacana, especialmente para festas infantis, é fazer torradas de pão de forma utilizando cortadores de biscoitos de formatos variados (coração, estrela, ursinho, etc). Leva-se o pão cortado ao forno até que fique dourado. Pode-se acrescentar azeite e orégano ao pão antes de coloca-lo no forno, para dar um sabor especial à torrada.

Patês

preparamos uma lista de 5 patês práticos e deliciosos!

Sardella

Ingredientes: 1 xícara (chá) de óleo, 2 xícaras (chá) de cebola, 3 dentes de alho, 4 xícaras (chá) de pimentão vermelho, 1 xícara (chá) de aliche, 1 colher (sopa) de páprica doce, pimenta calabresa a gosto.

Modo de preparo: Em uma panela, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Acrescente o pimentão, a páprica, a pimenta calabresa e deixe refogar até que o pimentão fique bem mole. Coloque tudo no liquidificador, acrescente a aliche e bata até que vire uma pasta. Coloque em um potinho e mantenha na geladeira até o momento de servir.

Advertisement

Homus

Ingredientes: 700ml de água, 300g de grão-de-bico, 3 colheres (de sopa) de tahine, suco de 1 limão, sal a gosto, azeite de oliva a gosto.

Modo de preparo: Coloque o grão-de-bico de molho em água da noite para o dia – não é obrigatório, mas facilita muito o cozimento. Depois, escorra aquela água e coloque o grão-de-bico, mais os 700ml de água limpa, para cozinhar na pressão por aproximadamente 1h (ou até que os grãos estejam bem macios). No liquidificador, coloque o grão-de-bico cozido com um pouco da água do cozimento, o tahine, o suco de limão, o azeite de oliva e bata até formar uma pasta.

Dica: O tahine é uma pasta de gergelim encontrada facilmente em lojas de produtos naturais ou empórios árabes.

Babaghanoush

Ingredientes: 5 berinjelas, suco de 2 limões, 2 colheres (de sopa) de mel, sal e azeite de oliva a gosto.

Modo de preparo: Coloque a berinjela cortada em cubos em uma forma já temperada com azeite de oliva e sal e leve ao forno médio, até dourar e murchar um pouco. Depois, coloque os cubos de berinjela assados em um liquidificador e adicione o mel, o suco de limão e o azeite de oliva. Bata tudo até formar uma pasta.

Advertisement

Dica: Eu gosto de bater levemente, apenas para triturar um pouco, mas ainda deixando alguns pedacinhos de berinjela.

Patê de tomate seco com manjericão

Ingredientes: 250 g de ricota, 100 g de tomate seco, ½ xícara (chá) de requeijão cremoso, manjericão fresco a gosto, sal a gosto.

Modo de Preparo: Corte a ricota em cubos e bata no processador de alimentos juntamente com os outros ingredientes até virar uma pasta. Mantenha no refrigerador até o momento de servir.

Dica: Se você não tiver como usar um processador de alimentos, amasse a ricota com um garfo e reserve. Bata os outros ingredientes no liquidificador e depois acrescente a mistura à ricota mexendo com um garfo.

Guacamole

Ingredientes: 1 abacate, 2 dentes de alho, 1 pimenta dedo-de-moça, 2 tomates, suco de 1 limão, coentro e sal a gosto.

Advertisement

Modo de preparo: Amasse o abacate com um garfo, acrescente a pimenta dedo de moça picadinha, os tomates picadinhos (sem as sementes), o suco de limão, o sal e o coentro picadinho. Misture bem.

Dica: Deixe para fazer a guacamole pouco antes de servir, pois o abacate tende a escurecer.

Boa festa e bom apetite!

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.