6 prioridades que um casal deve ter

Algumas reflexões sobre atitudes primordiais dos cônjuges no sentido de manter a união e boa convivência no casamento.

28,794 views   |   74 shares
  • A vida a dois exige sempre muita atenção porque é uma edificação contínua, afinal, não existe casamento pronto, mesmo os mais longos precisam de cuidados constantes. Em livro de minha autoria "Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois" no capítulo "A finalidade do casamento" inicio assim minhas reflexões: "O casamento representa um ato de progresso nas sociedades humanas, porque estabelece um vínculo de solidariedade fraterna que promove e incentiva a união, o companheirismo e a cordialidade, elementos fundamentais para a boa convivência humana".

  • A partir disso ressaltemos algumas prioridades que os cônjuges devem estar atentos:

  • 1. Manter e fortalecer o sentimento que os uniu

  • Algumas pessoas acreditam que ao casarem-se já conquistaram para sempre a pessoa amada. Ledo engano! O amor precisa ser nutrido dia a dia a fim de que perdure no tempo. A afetividade demonstrada um para o outro fortalece e nutre os bons sentimentos, além de criar um ambiente alegre, onde os cônjuges se sintam bem e satisfeitos.

  • 2. Ser companheiro um do outro

  • O companheirismo é fundamental na relação a dois e isso inclui paciência e compreensão. Ser companheiro do cônjuge significa entender sua maneira de ser, mesmo diante de concepções diferentes. Companheirismo implica em participar efetivamente da vida do cônjuge, de suas atividades, dando incentivo e buscando ser um elemento motivador.

  • 3. Cultivar o diálogo franco

  • Para que o casal se entenda e caminhe na mesma direção é imprescindível que tenham uma boa comunicação em palavras, gestos e mesmo no olhar. Mas isso não acontece de uma hora para outra; esse é um trabalho de aproximação que requer empenho. Seu cônjuge, por mais que ame você, não pode adivinhar seus pensamentos e sentimentos; é preciso esclarecer pelo diálogo. Falar e ouvir com franqueza, ser objetivo e considerar as ideias do outro é garantia de bom entendimento.

  • 4. Referir-se ao outro sempre com cordialidade

  • Muitas pessoas são extremamente agradáveis e educadas com todo mundo, mas nem sempre com o cônjuge. As dificuldades que a vida em comum apresenta, muitas vezes, são motivadas pela falta de carinho e gentileza no trato com o cônjuge. Na maioria das situações não é o que se diz que provoca o conflito, mas como se diz. A cordialidade é demonstração de consideração, respeito e carinho para com o cônjuge que, dessa forma, se sentirá valorizado e seguro.

  • 5. Ser leal, fiel e verdadeiro

  • Os motivos mais comuns de discórdias e desentendimentos são as mentiras, a deslealdade e a infidelidade. Se as pessoas pensassem um pouco mais no sofrimento que, dessa forma, provocam em seu cônjuge, certamente pensariam melhor antes de usar da falsidade, falcatruas e traições. É essencial para a saúde da relação que os dois tenham integridade no pensar e no agir e isso só é possível quando são verdadeiros um com o outro.

  • Advertisement
  • 6. Estreitar os laços de união harmônica

  • O comprometimento um com o outro e os dois com a relação faz toda a diferença no casamento. Comprometer-se é integrar-se um com o outro, formando um elo indestrutível de união. Esse elo é que protegerá a relação de toda e qualquer intempérie que possa surgir e manterá a força e a vitalidade do casamento.

  • Por fim, junto a essas reflexões uma citação do mesmo capítulo e livro citado acima: "O matrimônio é uma experiência emocional riquíssima que propicia, além da comunhão afetiva, os estímulos vitais preservadores do bem-estar físico e psicológico".

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

6 prioridades que um casal deve ter

Algumas reflexões sobre atitudes primordiais dos cônjuges no sentido de manter a união e boa convivência no casamento.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr