Como melhorar significativamente sua comunicação com Deus

Como se comunicar mais eficazmente com nosso Pai Celeste? Algumas considerações a seguir à luz das escrituras sagradas.

Stael Ferreira Pedrosa

Uma das maiores aspirações do ser humano, senão a maior, é saber que alcançou os ouvidos da divindade e que esta não só lhe ouve, como responde.

Desde os primórdios o homem busca de alguma forma essa comunhão com o divino. Seja através de rituais, oferendas, sacrifícios, esta é uma necessidade comum a todos os povos da terra.

Porém, a angústia reside na incerteza de sua prece, súplica ou até se sua própria existência foi notada por Deus. Quanta angústia pode habitar em um coração que se volta para dentro e para o alto na busca de algo que lhe mostre que há um Deus, que há alguém em algum ponto do universo a quem se possa recorrer.

A minha experiência pessoal se soma à de milhões de pessoas que creem em um Deus que ouve e responde orações. A questão é que nós devemos tentar subir até Ele e Ele então descerá até nós.

Leia: 6 maneiras de saber que Deus está falando com você

Advertisement

O que não fazer ao comunicar-se com Deus?

Jesus foi muito claro ao advertir sobre a questão íntima da oração:

“E quando orardes, não o façais como os hipócritas, que oram nas ruas, em voz alta para serem vistos pelos outros”. (Mateus 6:5)

“E, quando orardes, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos; pois imaginam que devido ao seu muito falar serão ouvidos.”

Não devemos orar para parecer aos outros que somos santos e tampouco devemos apenas repetir frases sem conexão com o que queremos dizer.

Comunicar-se com Deus é falar com Ele através de nossos sentimentos e ações. Não adianta louvar a Deus e não fazer sua vontade. Não é assim que “funciona”. No livro de Isaías, Deus condena esse comportamento:

Advertisement

“Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;” (Isaías 29:13)

O nome disso é hipocrisia.

Leia: Viver em sintonia com Deus: 10 lições que aprendemos com os 10 mandamentos

Como então podemos melhorar nossa comunicação com Deus?

O primeiro requisito essencial para uma comunicação plena é ter fé. Fé que Deus existe e que ele quer nos abençoar.

Advertisement

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6)

Pureza de intenções

Deus pode até responder uma oração em meio à raiva e à angustia desde que venha do mais profundo sentimento. Porém temos quase que nenhuma razão para acreditar que Deus responda a uma oração sem sentimentos e sem pureza de intenções. E certamente a oração feita com os requisitos abaixo alcançarão rapidamente os ouvidos divinos:

Segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. (2 Timóteo 2:22)

Retidão

Não há nas escrituras nenhuma evidência de que Deus somente se manifesta aos que guardam seus mandamentos. Em muitas ocasiões, Deus enviou os profetas para dizerem sua vontade aos iníquos, como no caso do Rei Saul e do Rei Acabe. Porém, esse manifestar-se àqueles que andam em pecado, pode ser ruim para o pecador.

Se alguém, porém, quer uma comunicação efetiva e elevada com Deus e participar de seu amor, deve guardar seus mandamentos.

Advertisement

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21).

Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos. (Deuteronômio 7:9)

Como podemos ver não há grandes mistérios para se melhorar a comunicação com Deus. Ele realmente quer que nos aproximemos dele. Para isso, devemos cultivar em nós a fé, um coração sincero e a retidão. Fazendo assim nada nos impedirá de andarmos com Deus como fizeram os grandes profetas do passado e fazem os justos de hoje.

Leia: 4 dicas para comunicar-se de verdade com Deus

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.