As 5 linguagens do amor

O amor tem uma linguagem? Quer ser fluente nela? Leia o artigo abaixo e familiarize-se com o idioma do amor.

Mariana Cruz de Assis Rocha

Você já ouviu falar no livro “As 5 linguagens do amor”? Nele, o autor Gary Chapman fala sobre a dificuldade que os casais têm de manter vivo o amor após algum tempo de relacionamento. Isso acontece porque quando a paixão acaba, as diferenças do casal começam a se tornar um grande problema, e nessa hora um pequeno detalhe pode virar uma enorme discussão.

A boa notícia é que se tivermos boa vontade e conseguirmos compreender e aceitar as nossas diferenças, podemos agir de forma a melhorar cada vez mais a nossa relação, reacendendo a chama do amor verdadeiro dentro de nós.

Segundo Gary Chapman, existem 5 linguagens predominantes do amor, ou seja, existem 5 formas diferentes de se expressar o amor. Cada pessoa tem uma linguagem principal para entender o amor, que, provavelmente, foi assimilada na infância, através da sua família e seus amigos.

Isso significa que, muitas vezes, amar pode ter significados diferentes para você e para o seu cônjuge. Por esse motivo, é importante você conhecer as 5 linguagens do amor. Assim, você vai poder identificar a sua linguagem e a do seu parceiro e, então, encontrar a chave para um relacionamento duradouro. Afinal, se quisermos que as pessoas sintam o amor que nutrimos por elas, devemos expressar esse amor na linguagem que elas vão entender.

Mas, quais são as 5 linguagens do amor?

Advertisement

1. Palavras de afirmação

As pessoas que têm essa linguagem primária entendem que o amor é demonstrado através de palavras. Por isso, se você deseja expressar seu amor para elas e fazer com que elas entendam o que você deseja transmitir, expresse o seu amor verbalmente. Elogie, use palavras motivadoras e de encorajamento. Mas não se esqueça, não adianta soltar as palavras de qualquer maneira, é importante lembrar que elas devem ser a expressão real do seu amor.

Leia: Aprenda como a linguagem do amor pode salvar um casamento

2. Tempo de qualidade

As pessoas que entendem o tempo de qualidade como a melhor forma de expressar amor, consideram que o mais importante quando se ama é demonstrar isso dedicando o seu tempo para o outro. Por isso, se o seu parceiro tem como linguagem primária o tempo de qualidade, dedique seu tempo a ele. Não basta apenas estar ao lado da pessoa, a sua atenção tem que estar voltada para ela. Aprenda a dedicar seu tempo para vocês estarem juntos, separe um dia e faça um programa que a pessoa aprecie, compartilhe experiências com ela.

3. Presentes

Essa linguagem de amor dá ênfase aos símbolos visuais do amor. A aliança e os presentes recebidos ao longo dos anos são de grande importância para as pessoas que têm essa linguagem como primária. Não é preciso ser coisas grandes e caras, o valor do presente não é o mais importante. O que realmente vale para essa pessoa é saber que ao ver determinado objeto alguém se lembrou dela. Faça um coração de papel, dê um doce que seu cônjuge aprecie. Se ele receber algo que simbolize o amor, ele se sentirá feliz.

Leia: Compreendendo as 5 linguagens do amor

Advertisement

4. Atos de serviço

Para agradar as pessoas que possuem essa linguagem de amor, a melhor forma para expressar o amor é a execução de alguns serviços, ou seja, fazer pequenas coisas para as pessoas que amamos. Para essas pessoas, mais importante que ter um tempo com quem se ama, receber presentes ou elogios, é ter alguém que cuide das suas tarefas. Essas pessoas esperam que o amor seja demonstrado através de atividades como cuidar da roupa, lavar o carro, ir ao banco resolver problemas, cuidar da venda de um imóvel. Mas, para que esses atos sejam considerados atos de amor, eles devem ser feitos de maneira espontânea e sem reclamação.

5. Toque físico

O toque físico como linguagem de amor primária, significa que para essas pessoas é necessário o toque para se sentirem amadas. O andar de mãos dadas, um abraço, um beijo, a relação sexual, são as melhores formas para dizer que ama alguém que tenha essa linguagem de amor. O toque não precisa ser sempre elaborado, encostar-se à pessoa enquanto ela assiste televisão, pousar a mão em seus ombros na frente dos amigos, um cafuné, são atos que farão que a pessoa se sinta amada por você.

Por fim, é importante que você saiba que uma pessoa pode ter mais de uma linguagem de amor, mas que uma sempre se destacará sobre as demais. Fique atenta às pessoas que você ama. Se você quer que ela se sinta amada, tente conversar e demonstrar o seu amor de acordo com a linguagem dela. Isso pode requerer um certo esforço, mas não tenha dúvidas que vale a pena.

Toma un momento para compartir ...

Mariana Cruz de Assis Rocha

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.