3 dicas para querer renovar os votos nas bodas de rubi

Dicas testadas e comprovadas de como fazer com que o seu casamento seja uma eterna celebração.

Suely Buriasco

Quem não deseja ter um casamento durável e feliz? E de completar 40 anos de união com muita vontade de continuar juntos? Isso não é só possível, como muito provável desde que os cônjuges manifestem essa vontade em ações que promovam a harmonia do casal. Sempre é o que todos querem, mas nem sempre o que acontece. Uma medida eficaz é prestar atenção em quem consegue: como será que eles fazem?

Leia: Bodas de Rubi – Belinha e Aureovaldo

Vamos refletir sobre as dicas que a Belinha e Aureovaldo passaram na renovação de seus votos depois de 40 anos de convivência:

1- Reconheça os erros

Ao longo do casamento você comete erros e, mesmo que sejam pequenos, a repetição pode causar grande dano. Se você não reconhecer que está errado(a), ficar na defensiva ou procurar justificativas, esses comportamentos provocarão hostilidade e falta de confiança entre você e seu cônjuge. Para reconhecer seus erros algumas atitudes são fundamentais:

  • É preciso assumir as responsabilidades por seus atos para o seu crescimento pessoal e, consequentemente, para o fortalecimento do seu casamento.

    Advertisement
  • Você pode ter magoado muito seu cônjuge, terá que ter paciência e aceitar as consequências de seus erros. Isso, além de ser bom para a sua consciência, ainda amenizará a mágoa do cônjuge.

Errar pode ser humano, mas reconhecer o erro é nobreza de caráter. Faz toda a diferença!

Vale refletir sobre essa frase de John C. Maxwell: “Um homem deve ser grande o suficiente para admitir os seus erros, esperto o suficiente para lucrar com eles e forte o suficiente para corrigi-los”.

2- Perdoe

É fácil falar para perdoar e esquecer, mas na prática as coisas não são assim. Eu costumo dizer que para esquecer a pessoa precisa sofrer de amnésia. Você não vai esquecer, mas pode transformar a emoção dolorosa em compreensão. Para isso algumas estratégias são fundamentais:

  • Para compreender é preciso dialogar. Converse com seu cônjuge, fale de seus sentimentos e ouça o que ele tem a lhe dizer. Escolha o momento certo, emoções como raiva e mágoa costumam cegar e ensurdecer; tome cuidado com elas. Fale de suas expectativas de forma clara e mais objetiva possível.

    Advertisement
  • Não se deixe confundir e procure refletir sobre o que é realmente importante para você. Gosto de pedir para que a pessoa “pese” o lado bom e ruim da relação e, se o bom pesar mais, não se deixar levar pelo orgulho

3- Ame

A denominação já diz tudo, elementar em um relacionamento amoroso é o amor. Mas não falo dessa emoção que brota naturalmente e envolve a pessoa em eflúvios; isso é paixão. Eu falo do verbo amar, desse sentimento que se constrói a cada dia e que cresce e amadurece com o tempo. Amar é a ação de compreender o outro como ele é, de dar ênfase ao que admira nele; é se importar com ele fazendo sempre o melhor a seu favor.

Seguindo essas preciosas lições, que não são utópicas já que são dadas por quem as praticou e teve sucesso, você certamente fará com que o tempo seja o seu aliado e também terá vontade de renovar os votos que o(a) uniu à pessoa escolhida.

Leia também: Relacionamento conjugal: Como conseguir celebrar Bodas de Pérola

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.