14 perguntas que você morre de vergonha de fazer sobre dar à luz

Há muitas coisas esquisitas em relação ao trabalho de parto sobre as quais pode ser estranho perguntar. Temos 14 respostas aqui, assim você não precisa fazer essas perguntas desconcertantes.

273,481 views   |   704 shares
  • Há vários acontecimentos estranhos antes, durante e depois do parto, e você provavelmente tem muitas dúvidas sobre o que realmente está acontecendo com seu corpo.

    Confira 14 coisas que você pode querer saber, mas sente-se desconfortável para perguntar, e suas respectivas respostas:

  • 1. Por que está saindo um muco?

    O muco que está sendo excretado chama-se "tampão mucoso". Ele obstrui o colo do útero para impedir que seu "líquido" saia. Você pode perder esse tampão horas ou mesmo dias antes de dar à luz, então o muco poderá ficar vazando por algum tempo.

  • 2. Minha bolsa rompeu ou eu somente "molhei" a calça?

    Ao contrário dos filmes em que a bolsa da mulher rompe e "plaft" no chão, o rompimento da bolsa geralmente é apenas um pequeno fluxo. Se sua bolsa rompeu, o líquido amniótico irá vazar. O líquido amniótico geralmente é incolor, mas pode ter uma coloração ligeiramente amarelada, manchas de sangue ou manchas de muco branco.

    Leia: Será que já estou em trabalho de parto?

  • 3. E se eu precisar ir ao banheiro quando estiver em trabalho de parto?

    Você fará na mesa de parto, mesmo. Mas não se sinta constrangida. Na verdade, isso é muito comum, porque os músculos que você usa para evacuar são os mesmos que usa para empurrar o bebê. Os médicos e enfermeiros já viram isso antes, estão acostumados. Eles farão o melhor que puderem para mantê-la limpa e confortável.

  • 4. Por que estou batendo o queixo?

    É comum sentir arrepios, calafrios, ou bater o queixo durante o parto. Essa pode ser uma reação à anestesia, estresse ou uma liberação de endorfina.

  • 5. Será que a minha vagina voltará ao normal?

    Sua vagina expandiu muito para o nascimento do bebê. Então, você poderá se perguntar se ela irá voltar ao tamanho normal. Embora possa levar algum tempo, você deve voltar ao normal em poucos meses.

  • 6. É normal sangrar tanto após o parto?

    Seu corpo precisa continuar eliminando o material que utilizou para abrigar seu bebê. Expelir tudo pode levar várias semanas, por isso você precisará usar maxi absorventes ou absorventes pós-parto (tampões podem não se ajustar e aumentam o risco de infecção).

    Leia: Como se preparar mentalmente para o parto

  • 7. Está tudo bem se o meu sangramento muda de cor?

    É absolutamente normal que o fluxo alterne do vermelho para o marrom e para o amarelo. Significa que seu organismo está se recuperando bem.

  • 8. Meus seios são muito pequenos para dar de mamar?

    O tamanho dos seus seios nada tem a ver com a produção de leite. Seios pequenos também têm dutos de leite, apenas menos tecido adiposo.

  • 9. Está tudo bem se amamentar é difícil para mim?

    Pode ser constrangedor admitir que você esteja tendo dificuldade ou sente dor durante a amamentação, porque "deveria ser natural". Mas a naturalidade da amamentação é mais como andar do que respirar; você precisa aprender a fazê-lo e os desafios são comuns. Sinta-se livre para pedir ajuda a um especialista em lactação.

  • 10. Por que sinto como se estivesse tendo contrações quando estou amamentando?

    Porque você está. A amamentação desencadeia um hormônio chamado ocitocina. Essas contrações irão ajudar o seu útero encolher até voltar ao seu tamanho normal.

    Leia: Parto em casa x hospital

  • 11. Por que eu continuo molhando a calça?

    Você pode sentir que o menor movimento faz com que você deixe escapar um pouco de urina. Isto é normal e chama-se "incontinência urinária". Após o parto, os músculos podem ficar enfraquecidos, diminuindo sua capacidade de controlar a bexiga. Assim que você se recuperar, este problema tende a ir embora. No entanto, se isso não acontecer, assim que for à sua próxima consulta pós-natal, informe-o a seu médico.

  • 12. Por que dói ir ao banheiro?

    Após o parto, provavelmente será doloroso evacuar. Uma das consequências de dar à luz são as fissuras anais e as hemorroidas, que podem causar tanto evacuações dolorosas quanto sangramento.

  • 13. Tudo bem fazer sexo?

    Até entrar em trabalho parto, é absolutamente seguro ter relações sexuais - enquanto a mulher aguentar. Após o parto, porém, ela deve esperar pelo menos seis semanas ou até o fim dos lóquios (sangramento pós-parto) para voltar a fazer sexo.

  • 14. É possível engravidar logo após o parto?

    Sim. Não poder engravidar durante a amamentação é um mito. Você poderá engravidar poucos dias após o parto. Se não quiser engravidar, você precisa usar um contraceptivo.

    Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 14 questions you're too embarrassed to ask about giving birth

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Melinda Fox é graduada em Inglês. Ela trabalha com o time de conteúdo do FamilyShare.com.

14 perguntas que você morre de vergonha de fazer sobre dar à luz

Há muitas coisas esquisitas em relação ao trabalho de parto sobre as quais pode ser estranho perguntar. Temos 14 respostas aqui, assim você não precisa fazer essas perguntas desconcertantes.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr