Dicas para evitar infecções urinárias

A prevenção da infecção urinária é bem simples e pode ajudá-la a passar longe destes terríveis sintomas.

Renata Finholdt

Quando o problema se instala os incômodos são terríveis. Só quem já passou por isso sabe como é horrível conviver com uma infecção urinária. Das crises mais leves às mais fortes, todas doem, incomodam e nos impedem de ter um dia tranquilo.

Várias idas ao banheiro, dor ao urinar, ardência, sangue na urina, por vezes febre e a sensação de que a bexiga está cheia sem que ela realmente esteja, são alguns dos sintomas que a infecção urinária provoca.

Há pessoas que têm este problema de forma recorrente, já outras que são acometidas de vez em quando. De qualquer forma, alguns cuidados diários podem ser tomados para evitar que ela se instale.

1. Muita água

A ingestão de uma grande quantidade de água (pelo menos dois litros diários) faz com que a bexiga produza maior quantidade de urina, não permitindo assim que as bactérias subam e se instalem com facilidade na bexiga, causando o problema.

2. Deu vontade, vá ao banheiro

A pior atitude para quem sofre deste mal é ter o desejo de urinar e por um motivo ou outro, segurar e não fazer o xixi. Sempre que você sentir que há necessidade de ir ao banheiro, vá. Tomando os cuidados necessários para garantir a higiene (no caso das mulheres) você estará agindo de forma preventiva contra uma infecção urinária.

Advertisement

Leia: 8 causas de infecções urinárias e como evitar e tratar

3. Friagem nos pés

Os mais antigos diziam que a friagem que tomamos nos pés quando andamos descalços colaboram para um quadro de infecção urinária. Pode até mesmo ser considerado um mito para alguns, mas para quem sofre deste quadro de forma recorrente, é melhor prevenir e providenciar um chinelinho.

4. Limpar-se corretamente

Todo cuidado é pouco para impedir que a bactéria possa se alojar nas vias urinárias e causar todo esse incômodo. A forma de limpar-se (no caso das mulheres) nas idas ao banheiro é fundamental para impedir o risco. Procure limpar-se sempre de frente para trás, assim você estará impedindo que as bactérias presentes no intestino grosso possam migrar até a bexiga e lhe causar uma infecção.

5. Manter sua saúde em dia

Procure se alimentar corretamente de forma que possa garantir ao seu organismo todas nutrientes necessários para mantê-lo saudável. A baixa imunidade colabora muito para o aumento do quadro de infecção urinária. Faça check-ups anuais e opte sempre por ingerir frutas e verduras diariamente.

A ingestão diária de cranberry (fruta de origem americana) através de cápsulas ou suco, tem sido recomendada por alguns médicos especialistas como forma de prevenção, para aquelas pessoas que têm a infecção urinária de forma constante. Bons resultados têm sido observados, no entanto, antes de consumi-lo, vale buscar a opinião de seu especialista.

Advertisement

Leia: Conheça as 10 doenças femininas mais comuns e como evitar

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.