Como curar seu coração partido com o fim de um relacionamento

Sonhos desfeitos, expectativas frustradas, corações partidos. Chegou o fim de um relacionamento, o que fazer?

Mayara Tomie Dourado Taguti

Ninguém entra em um relacionamento esperando que ele acabe. Se existe algum ser humano capaz de fazer algo assim, é de extrema frieza e maldade, penso eu.

Mas, em regra geral, é assim: você começa um relacionamento para conhecer melhor alguém por quem já tem um sentimento.

No início sempre são flores, somos perfeitos um na visão do outro, mas o relacionamento vem exatamente para conhecer as pessoas por trás desta perfeição romântica que criamos no início do relacionamento.

Mesmo sabendo que essa visão um dia se acaba, não esperamos que o relacionamento chegue ao fim. Essa é, com certeza, a pior das possibilidades.

A verdade é que ninguém está preparado para isso, então este é o típico caso que a única alternativa que nos resta é “remediar”.

Advertisement

Leia: Como esquecer um relacionamento do seu passado

Diante do fim, o primeiro bom conselho é: chore. Isso mesmo, CHORE! Chore muito, o quanto precisar ou tiver vontade. Os primeiros momentos do término pedem e permitem isso, mas não chore por muito tempo e nem estenda os dias em semanas ou meses.

Depois de um tempo você percebe que por mais que chore, o choro alivia momentaneamente, mas a dor permanece. Então o que fazer com essa dor?

Nessa hora fica-se lembrando e remoendo os bons e até maus momentos que passaram juntos. Essa é a parte mais difícil: ESQUECER!

Leia: Como sobreviver ao fim do casamento

Advertisement

Quando estamos nessa situação esta é uma das piores coisas para se escutar de alguém que tenta nos ajudar, mas é uma grande verdade.

Lembre-se de quem você é, independente da outra pessoa: suas escolhas, seus gostos, quem são sua família e seus amigos; lembre-se de quem você é e redescubra-se novamente fazendo coisas consigo mesmo e com outras pessoas que lhe querem bem.

Como mencionei, não é nada fácil, mas também não é impossível. Trate de fazer coisas para si mesmo, que lhe ajudem a melhorar sempre.

Nesse tempo, faça coisas que você gosta de fazer sozinho, faça também coisas que são boas de se fazer com os amigos, tenha um tempo para curtir a família.

Conheça pessoas novas e fale de assuntos variados (esqueça o relacionamento nos primeiros instantes), mas é claro que uma hora ou outra esse assunto vai surgir, mas quanto menos você falar, melhor.

Advertisement

Aos poucos você vai perceber que a dor vai sumindo. Com o tempo ela diminui ao ponto de quando menos esperar, ela deixa de existir.

Quando estamos de coração partido queremos o fim da dor como num passe de mágica, mas infelizmente não é possível. Realmente seria muito bom se a dor se fosse tão fácil quanto desligar a luz ou a TV.

Dizem que o tempo apaga, mas não é verdade – nós não deixamos de nos lembrar dos bons e maus momentos de nossas vidas. Na verdade, o tempo cura as feridas e nos prepara para novas experiências… Apenas abra-se para vivê-las.

Leia: 6 atitudes que estão mantendo você solteiro

Toma un momento para compartir ...

Mayara Tomie Dourado Taguti

Mayara Taguti é graduada em Direito pela Anhanguera Educadional, ama livros, música e cinema. É professora de inglês básico para alunos de todas as idades e ama o que faz. É curadora social e escritora para o site Familia.com.br.