2 dicas preciosas para descobrir os segredos da vida (que não são de fácil acesso)

Os segredos da vida são como as camadas de uma cebola e quem quer “descascar a cebola” da vida, deve ir camada por camada, veja como:

Luiz Higino Polito

Quando olhamos para uma multidão, parece-nos que estamos vendo um grande número de pessoas parecidas: mental, emocional, intelectual e espiritualmente.

Isso é um erro crasso, porque as pessoas são tão diferentes umas das outras, são tão diferenciadas quanto ao que sabem, sentem ou percebem do mundo que as cerca, que é impossível, a olho nu, dizer quem é desse jeito ou daquele.

O hábito (roupa) não faz o monge“, diz o ditado, mas muita gente ainda julga as pessoas pela aparência, e se um homem está usando um terno caro e gravata, ele é digno de toda deferência e atenção, enquanto uma pessoa com trajes simples é ignorada pela maioria das pessoas.

Agindo assim, a maioria das pessoas ignoraria Sócrates, o grande filósofo, porque ele usava trajes simplíssimos, e ignoraria também a Jesus Cristo, que andava a pé, não usava joias nem roupas caras, não tinha diplomas universitários e nem era proprietário de fazendas e nem de edifícios ou casas.

Descobrindo os segredos da vida

Foram por mim citados Sócrates e Jesus Cristo. Não foi por acaso: Sócrates é considerado o mestre de Aristóteles, e este último foi de tamanha importância na filosofia e conhecimento científico que suas teorias (certas e algumas erradas) nortearam o conhecimento da humanidade até por volta do século 15.

Advertisement

Quanto a Jesus Cristo, Ele dispensa maiores apresentações. Embora muitos não o considerem o Filho literal do Criador e Pai Celestial, ninguém deixa de considerá-lo como um grande Mestre, Sábio ou um grande “Avatar” da humanidade.

A cebola da sabedoria

Vi numa rede social uma pessoa descascando uma cebola usando um capacete, para assim evitar o inevitável choro decorrente desse processo.

Para se descobrir os segredos mais valiosos da existência humana, tem-se que estar disposto a se sacrificar pelo estudo, pela observação e pela prática.

Camada por camada. Um pouco de cada vez.

1. Só encontrará as respostas certas, quem souber fazer as perguntas certas.

Pensando bem, na busca por conhecimento, mais valem as perguntas do que as respostas. São as perguntas que nos levam a pesquisar, a buscar novos conhecimentos, a encontrar caminhos melhores.

Advertisement

Quais perguntas fazer?

Depende aonde você quer chegar. Sem ter um objetivo definido, você não chegará a lugar nenhum, porque “Qualquer porto serve, para quem não sabe onde quer ancorar o seu navio”.

Isso parece “filosófico” demais? Negativo! Isso tem tudo a ver com a sua vida: o que você é agora, o que você tem, onde você está e com quem você se relaciona!

Vemos muita gente reclamando da vida, jogando a culpa de sua situação atual na família, no chefe, no tempo, na crise e em tantas outras coisas, e se esquecem de culpar aqueles que são os maiores culpados pela situação em que eles estão neste exato momento: eles mesmos.

Isso mesmo, meu caro amigo e minha cara amiga: ninguém é mais culpado de sua situação atual, do que você mesmo!

Advertisement

Leia: 21 segredos para ser mais feliz agora

2. Partindo do ponto certo

Uma vez que chega a essa brilhante conclusão, isto é, de que aquela pessoa que você vê no espelho é a que mais atrapalha o seu progresso, você está pronto a fazer perguntas certas e “descascar a cebola da vida“, e se aperfeiçoar em todos os sentidos.

“Conhece a ti mesmo”

Conhecer a si mesmo é o melhor ponto de partida. Conhecer e aceitar o que deve ser aceito, e mudar o que pode ser mudado.

Conta-se que os deuses estavam certa ocasião debatendo para decidir onde seria o local em que iriam esconder os maiores segredos da vida. Uns diziam para esconder os segredos da vida no mais profundo dos oceanos, e outros diziam para os esconder nos mais altos céus. Finalmente, um dos deuses deu a ideia que foi aceita por todos: esconderiam a verdade no mais íntimo do próprio ser humano, porque lá seria o último local em que ele a procuraria.

Advertisement

É no mais íntimo do ser humano que estão muitas respostas, e é lá que devemos buscá-las, fazendo as perguntas certas.

Respondendo agora a pergunta do título deste artigo, ou seja, “por que os segredos de qualquer coisa de valor (seja a aquisição de uma profissão, o domínio de uma arte ou de uma ciência, a cura de uma doença, a viagem para um planeta distante, etc.) é tão difícil?”

Leia: Encontrando respostas para perguntas difíceis

Simplesmente porque é assim que a Providência Divina faz para afastar os que são preguiçosos ou somente curiosos, deixando somente para os esforçados e os realmente merecedores, o prêmio de receber a alegria e os méritos de conhecer os maiores segredos da vida, e desfrutá-los merecidamente.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!