9 maneiras de fazer com que seus filhos ainda amem você quando crescerem

As crianças são o exemplo de amor mais puro amor. Na vida adulta, elas perdem parte de sua pureza, mas, elas nunca devem perder é a capacidade de amar.

Roberta Preto

Um dos maiores desafios dos pais é se manter heróis de seus filhos depois que eles crescem e aprendem a caminhar sozinhos. Quando pequenos, os filhos acabam por fazer de seus pais o seu mundo, os amam com toda intensidade de seus corações. Já os pais, dedicam seu tempo, suas vidas em prol de suas crianças.

Os pais observam em seus filhos os primeiros passos e a maneira de chorar e sorrir. Amam cada gesto, se encantam com cada palavra, se emocionam com tudo! Os filhos acabam por se tornarem o melhor feito de um casal.

A maior de todas as preocupações é: Que tipo de “homens” eles se tornarão? Os filhos sempre serão reflexos daqueles que os criaram. Se o pais derem amor, eles saberão amar. Se os pais ensinarem disciplina, eles terão o respeito. Todos os anseios devem ser sanados quando ensinamos nossos filhos a cultivarem os bons valores.

Há 9 maneiras de fazer com que nossos filhos continuem a nos amar, ainda que eles cresçam:

1. Ame seus filhos

O amor é o que nos torna melhores, é o que cura nossas imperfeições e nos faz querer estarmos sempre juntos de nossos entes queridos.

Advertisement

Olhe nos olhos de seus filhos e, se preciso, se agache para se manter na mesma altura.

As crianças precisam de atenção, precisam sentir que nós as respeitamos e nos importamos com cada palavra que elas proferem.

2. Coloque limites nos filhos

Nossos filhos devem entender que há horário para tudo: hora para acordar, escovar os dentes, estudar, brincar, conversar, horário para as refeições e para dormir. Se nossas crianças crescem sem limites, no futuro acabarão por achar que podem fazer o que quiserem e não respeitarão nada e nem ninguém.

Leia: Quando o relacionamento entre pais e filhos é difícil, como agir?

3. Saibam que são seus amigos

As crianças encontram amigos na escola, alguns tornam-se amigos por uma vida inteira. Mas, surgem novos colegas de faculdade, trabalhos e nem sempre suas amizades são boas, por isso os pais precisam estar atentos.

Advertisement

4. Ouça seu filho

Crianças falam muito, o tempo todo, sempre buscam o porquê de tudo e nós, como pais, precisamos mais do que escutar, precisamos ouvir, dar as respostas necessárias para suas dúvidas, mesmo as coisas mais simples. E quando eles crescerem, não se sentirão intimidados em buscar nossos conselhos.

Leia: Ninguém pode criar bons filhos gritando

5. Elogie seus filhos

Crianças precisam saber que são bonitas, inteligentes e capazes de aprender qualquer coisa. E nada melhor que os pais para lhes dizerem essas coisas.

6. Dedique um tempo para cada filho

É necessário que cada filho saiba seu valor individual, os pais precisam conversar com seus filhos, aconselhá-los, ouvir suas confidências, conhecer seus temores e dúvidas.

7. Seja firme com os filhos, mas não esqueça de perdoá-los

Nossos filhos devem ser corrigidos e, para isso, devemos ser firmes e, se preciso, até castigá-los. Todavia, os castigos não devem ser tão longos, apenas tempo suficiente para que eles aprendam a lição que deveriam ter aprendido. E, depois que passou o castigo, lembrá-los do quanto você se importa com eles.

Advertisement

8. Coragem para assumir seus erros

Nós, como pais, acabamos por exagerar algumas vezes com nossos filhos, acabamos sufocando porque tememos que eles se desviem do caminho, isso pode provocar insegurança em nossos filhos. Eles podem pensar que não confiamos neles e acabarão por se afastar de nós. Se isso ocorrer, devemos pedir desculpas e demonstrar que também somos falhos.

9. Ensine seu filho a temer a Deus

Se os pais ensinarem seus filhos a amarem a Deus, mesmo que eles cometam erros, eles jamais abandonarão sua família, jamais esquecerão o amor que os pais dedicaram a eles. Eles nunca deixarão de amar sua família, porque só em Deus conseguimos aprender a amar por completo.

Que possamos nos lembrar que um “não” também é uma prova de amor. E que é na infância que inserimos e cultivamos as sementes do amor, para que nas outras etapas de suas vidas, eles possam colher os seus frutos.

Leia:

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.