10 motivos pelos quais você está sendo rejeitado e como reverter isso

Por que algumas pessoas são aceitas logo "de cara", enquanto outras são rejeitadas, por mais que se esforcem para serem aceitas ou para conseguirem ter um relacionamento amoroso?

Luiz Higino Polito

Ser aceito é um dos mais profundos anseios do ser humano, porém, tem gente que faz de tudo para afastar os outros, em vez de os aproximarem delas!

Talvez façam isso sem perceber, quem sabe? Ou talvez façam isso por não se importarem com o bem-estar alheio. Seja como for, quem quer ser aceito e não rejeitado, precisa esquecer um pouco de si mesmo e pensar mais nas necessidades alheias.

Beleza física e beleza interior

Beleza física tem a ver com simetricidade dos dois lados do rosto, isto significa o seguinte: quanto mais parecidos forem o lado direito e o lado esquerdo do rosto, normalmente mais bonita a pessoa será.

Todo mundo tem um lado do rosto diferente do outro, e os pintores e desenhistas sabem muito bem disso.

Mas não é só isso que faz com que alguém seja bem aceito logo de cara por outra(s) pessoa(s): num estudo feito há muito tempo, chegou-se à conclusão de que nós nos simpatizamos ou nos antipatizamos com alguém, porque aquele alguém nos lembra de outra pessoa que temos na memória.

Advertisement

Se alguém se parece com nossa mãe, por exemplo, certamente gostaremos dela na hora! Mas se ela tiver a infelicidade de se parecer com nosso professor de matemática, provavelmente será tida por antipática!

Quando eu era solteiro, com 23 anos, uma garota linda se interessou por mim. Ela morava perto de minha casa e a gente se viu no ponto de ônibus. Porém, ao darmos um passeio na primeira noite, ela falava tão errado, mas tão errado, que doía meus ouvidos, e não preciso dizer que isso foi um balde de água fria que apagou qualquer possibilidade de minha parte, de haver algum futuro namoro.

Existe um tipo de beleza que é fundamental, tanto para as pessoas que foram agraciadas com uma grande beleza física, quanto às que não foram tão bem aquinhoadas pela “sorte”, e nasceram, digamos, um pouquinho feias: eu me refiro à beleza interior.

Beleza interior

O que é beleza interior? Provavelmente as definições podem variar, mas algumas virtudes serão sempre indispensáveis, e desenvolver essas virtudes será fundamental para todos os que quiserem deixar de ser rejeitados:

1. Paciência

. Ser paciente é ser tranquilo, sereno, sabendo esperar o momento certo para fazer (ou dizer) as coisas.

Advertisement

2. Empatia

. É a capacidade de se colocar psicologicamente no lugar da outra pessoa, procurando sentir o que ela sente em determinada situação. É “calçar os sapatos dela

“, sentir o que ela sente, ver o que ela vê.

Lembro-me de uma frase que dizia para não julgarmos as pessoas, “porque nós seríamos exatamente como elas são, sob idênticas condições”.

3. Bom humor

. Essa característica é muitíssimo apreciada por todos, e principalmente pelas mulheres, que gostam muito de homens que sejam engraçados, mas sem excessos constrangedores.

4. Sinceridade

. A mentira tem perna curta e um dia ela será sempre alcançada, e o mentiroso e falso um dia será desmascarado. Tarda, mas não falha. É melhor ser verdadeiro e sincero, portanto – mas evite ser “supersincero” ou sincero demais para não magoar as pessoas…

Advertisement

5. Não ser fofoqueiro(a)

. Mesmo que você trabalhe num salão de beleza, evite fazer fofocas. Diz o adágio popular que se alguém fala mal dos outros para você, falará mal de você para os outros. Por isso, evite fazer fofocas, se não quer ser rejeitado.

Leia: fuja do veneno da fofoca

6. Saber ouvir

. Como é raro alguém que saiba ouvir de verdade! Alguém que não nos interrompa com suas histórias, que ele sempre acha que são melhores do que as nossas histórias, ou o chato que nem espera a gente terminar a frase e já nos interrompe, contando suas proezas ou suas desditas, pensando que isso nos interessa tremendamente!

Muitas vezes, tudo o que alguém quer e precisa é de um ouvido amigo, que o ouça com compreensão, com empatia e consideração.

7. Sabedoria

. Essa lista está ficando grande, mas quanto mais virtudes desenvolvermos, menos rejeitados seremos, em qualquer situação, inclusive em relações amorosas. E ser sábio é aplicar os conhecimentos que temos, em benefício dos outros. É melhor, certamente, conhecer menos coisas e praticá-las, do que ser uma “enciclopédia ambulante” e não ser útil e nem ajudar ninguém com seus inúmeros conhecimentos.

Advertisement

Leia: Nunca é tarde demais para mudar de vida

8. Amor

, no sentido de caridade, que é querer o bem da outra pessoa, ter paciência, etc. No caso de relações amorosas, claro, é indispensável se desenvolver o amor romântico. Digo “desenvolver” porque nem todo mundo consegue amar as pessoas do sexo oposto. Ficará difícil, se assim for, não ser rejeitado. A capacidade de amar alguém passa pela necessidade de se amar a si mesmo em primeiro lugar, daí a importância de se desenvolver primeiro a autoestima e a autoconfiança.

9. Falar corretamente

, mesmo que de maneira simples, é importante saber falar bem, principalmente se alguém está tentando ser aceito em ambientes onde as pessoas tenham uma certa cultura. Com a internet e as bibliotecas, só não aprende a falar razoavelmente bem, quem não quer. Dá até para aprender a falar outro idioma, se quiser!

10. Ser asseado

, limpo e bem-arrumado, mesmo com roupas simples, ajuda a não sermos rejeitados. Todos nós já tivemos a experiência de ter o desprazer de ficar perto de alguém que não está cheirando bem, seja por qual motivo for.

Sim, beleza interior é muito importante, e precisamos desenvolvê-la, se quisermos mesmo ser aceitos e não rejeitados.

Advertisement

Cultivemos, pois, essas virtudes e outras que descobrirmos, para que sejamos felizes tendo muitos amigos, e também para conseguirmos encontrar alguém para nos relacionarmos romanticamente.

Leia: 11 pequenas coisas para torná-la mais bonita em menos de 1 hora

Mesmo que não sejamos o Tom Cruise e nem a Angelina Jolie, podemos, sim, ser aceitos e felizes, aceitando os outros como eles são, e esquecendo um pouco de nós mesmos.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!