Os 10 maiores obstáculos para os casais

Conhecer os obstáculos apontados por casais em uma pesquisa ajuda a aprimorar o casamento e saber exatamente o que precisa ser mudado.

Michele Coronetti

Casamento sempre traz desafios que precisam ser superados para o bom andamento da relação. Casais felizes normalmente focam em suas conquistas e na parte positiva do relacionamento para continuarem a trilhar o caminho como casal e família.

Uma visão dos principais obstáculos que existem no casamento pode auxiliar a melhorar ainda mais, especialmente para os que estão determinados a se aperfeiçoarem mais a cada dia, tornando a vida familiar muito mais satisfatória.

O artigo Dez pontos fortes dos casais felizes abordou os 10 itens que os casais felizes apontaram existir em seu relacionamento de acordo com uma pesquisa realizada com mais de 20.000 casais. Do outro lado do espelho estão os 10 maiores obstáculos de acordo com a mesma pesquisa.

1. Problemas em liderar igualmente

Casais apontaram este obstáculo com 93% dos votos. E é realmente desafiador compartilhar a liderança no lar. Casais que optam por tomar decisões compartilhadas sentem-se mais seguros quanto a isso. Quando um abaixa a cabeça e aceita as decisões do outro sempre, conflitos poderão ser gerados mais cedo ou mais tarde. O cônjuge que sempre cede pode sentir que seu parceiro é controlador e mandão.

2. O cônjuge é muito teimoso às vezes

87% dos casais escolheram este obstáculo em segundo lugar. Não é fácil conviver com uma pessoa que nunca cede e que é imatura, mas para melhorar o convívio, ambos precisam conseguir perceber se não estão sendo teimosos demais. Um bom convívio advém de muita comunicação, explanação de pensamentos a respeito um do outro sem acusações e de coração aberto para mudanças.

Advertisement

3. Filhos reduzem a satisfação conjugal

Quem tem filhos sabe que é verdade. Eles necessitam dos pais o tempo todo, inclusive à noite. A redução de afeto, comunicação e saídas do casal é real. Este obstáculo foi apontado por 84% dos casais. Porém, não ter filhos trará insatisfação pessoal ao longo dos anos. Este grande obstáculo é necessário e importante para a felicidade individual e conjugal, mesmo que adiada por um tempo. O casal pode lembrar-se de que os filhos crescem e que depois terão todo o tempo do mundo para se curtirem.

4. O cônjuge é muito negativo e crítico

Essa queixa abrange 83% dos casais. Ninguém gosta de alguém que só tem críticas ou posições negativas sobre a vida, sobre o cônjuge ou sobre tudo. A positividade ainda é o melhor item para a felicidade.

5. Desejo de maior tempo de lazer

82% dos casais gostariam de ter mais tempo para sair e se divertir com o cônjuge. Algumas ideias simples podem ajudar neste item, lembrando que uma hora de qualidade vale mais que um dia inteiro junto com o cônjuge olhando somente para o celular.

Leia: 7 ideias para ter encontro adoráveis que farão sua esposa sorrir.

6. Desejo de que o cônjuge fale mais sobre sentimentos

As pessoas são cada vez mais fechadas e isso acaba prejudicando o relacionamento conjugal e familiar. 82% dos casais disseram isso. Ao tratar de um sentimento negativo, ambos podem traçar metas e melhorar a respeito. Sentimentos positivos não precisam ficar guardados e quando expressados aumentam a unidade e amor.

Advertisement

7. Sentir-se responsabilizado pelo problema

Esta questão é muito delicada, pois vai do nível de autoestima pessoal à forma como o cônjuge conversa. Ter a ciência de que ninguém é perfeito e que podemos melhorar a cada dia pode ajudar. Este obstáculo foi apontado por 81% dos casais.

8. Desistir para evitar conflitos

Apesar de aparentar ser o melhor a fazer a fim de manter a relação tranquila, o acúmulo de insatisfação pessoal por parte do cônjuge que cede é prejudicial. 79% dos casais fazem isso.

9. Dificuldades em completar tarefas e projetos

Outra forma de insatisfação que prejudica o relacionamento é esta. Apontada por 79% dos casais, ao não conseguir concretizar sonhos ou mesmo manter a casa arrumada, motivo para brigas e desentendimentos podem ser gerados.

10. Parece que as diferenças entre o casal nunca são resolvidas

Outro obstáculo bastante insatisfatório, a sensação de que nada é resolvido quando conversado, causa tristeza e impotência. Obstáculo apontado por 78% dos casais.

Leia: Como resolver os conflitos preservando o casamento.

Advertisement

Sabendo dos maiores causadores de conflitos que a maior parte dos casais enfrentam em seus casamentos, é possível trabalhar mais e dedicar maior atenção naquilo que o casal sente que deve melhorar. Algumas vezes, cônjuges sabem que algo não vai bem, mas não sabem exatamente o que é. Esta pesquisa pode ajudar nessa compreensão.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.