Exercício laboral - atitude simples que diminuem dores e desconfortos

Estar mais disposto no trabalho proporciona mais saúde. Atitudes que exigem pouco, mas que fazem uma grande diferença a longo prazo.

1,054 views   |   15 shares
  • Ginástica laboral ou exercícios laborais têm sido cada vez mais necessários para as pessoas que desejam melhorar a qualidade de vida, sofrer menos com o estresse diário e com dores específicas devido ao seu trabalho repetitivo.

  • Muitas empresas possuem pessoal contratado e especializado para promover um tempo precioso de exercícios com funcionários que ficam horas na mesma posição exercendo suas funções profissionais, prevenindo LERs (lesão por esforço repetitivo), dores musculares, dores na coluna e depressão.

  • Para quem trabalha em escritório, sentado a maior parte do tempo, parar por alguns minutos para esticar a musculatura traz uma melhora física e psicológica. Alguns exercícios simples podem ser iniciados a qualquer momento para uma melhora. Caso um profissional avalie o ambiente de trabalho e a função de cada empregado, isso trará benefícios maiores ainda para todos.

  • As famosas dores no ombro e pescoço, advindas da tensão muscular por digitação, escrita, atendimento telefônico e estresse podem ser aliviadas se este alongamento for praticado regularmente. Basta virar a cabeça para o lado e ficar assim por um tempo. A mão pode ajudar "puxando" a cabeça. O alongamento será melhor se for gradual e o tempo em cada posição for respeitado. É necessário fazer dos dois lados. Deixar a cabeça cair, encostando o queixo no peito e voltar para trás também poderá ser feito. A rotação de pescoço também é aconselhada.

  • Alongamentos de braços

  • também são necessários para os que ficam o dia inteiro na frente do computador ou outras funções semelhantes. Esticar os braços para cima, puxar os braços para o lado com o auxílio do outro braço, sempre alternando os lados, aliviam dores e ajudam a evitar as LERs.

  • Um outro alongamento que trabalha outros músculos do braço é a tentativa de alcançar os dedos nas costas, sendo um dos braços passado "por baixo" e o outro por cima do ombro.

  • Advertisement
  • Punhos

  • também sofrem bastante na rotina. Esticar as mãos com a ajuda da outra, tanto para baixo quanto para cima, permanecendo alguns minutos em cada posição e alternando os punhos. É importante que sempre sejam trabalhados os dois lados.

  • Para as costas

  • , os alongamentos podem contar com a ajuda de "equipamentos" do escritório. Alongar as costas pode ser mais eficiente utilizando a cadeira. Movimentos de rotação, para ambos os lados, enquanto sentado à cadeira, esticar as costas, e outras modalidades. Em pé, dobrar a coluna, apoiando no encosto da cadeira, olhar para os lados e voltar à posição normal. Lembrar sempre que estes exercícios devem ser autorizados pelo médico caso haja lesões ou outros problemas.

  • As pernas também podem ser alongadas, melhorando a circulação, evitando dores e outros incômodos. Podem ser feitos alongamentos em pé ou com a ajuda dos equipamentos do escritório, como a cadeira ou a mesa. Dobrar e segurar as pernas por um tempo assim, apontar para cima com os pés, são alguns exemplos.

  • Estar mais disposto no trabalho proporciona mais saúde. Atitudes que exigem pouco, mas que fazem uma grande diferença a longo prazo.

  • Leia: Dicas valiosas de ergonomia para o lar

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Exercício laboral - atitude simples que diminuem dores e desconfortos

Estar mais disposto no trabalho proporciona mais saúde. Atitudes que exigem pouco, mas que fazem uma grande diferença a longo prazo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr