Meu filho foi agressivo comigo, o que fazer?

Os filhos desejam ter à atenção dos pais e serem amados por eles mas quando, esse sentimentos não são correspondidos da forma esperada, eles podem se tornar agressivos. E, os pais necessitam de alguns cuidados para lidar

Roberta Preto

Atualmente, cresce o número de agressões de filhos para com seus pais, e este tem sido um problema que abrange muitos países. O número maior de agressões é contra as mães, todavia, muitos pais, estão sendo vítimas também.

Esse tipo de comportamento, precisa de um cuidado especial, porque para muitos pais, isso é apenas um momento passageiro na vida dos filhos, eles acreditam que se derem mais liberdade aos filhos, eles podem mudar. Mas, sabe-se que: “Filhos sem limites, tendem a piorar e não melhorar. “

Um grande escritor, professor brasileiro e político, Coelho Neto disse: É na educação que se revelam as virtudes dos pais.

Leia: A razão principal por que vocês estão errando como pais

Os pais tendem a querer dar muito aos filhos e os filhos esperam muito dos pais, mas, na vida nem sempre as coisas acontecem de acordo com nossas expectativas, e acabamos por não realizar as coisas que almejamos, ou receber tudo o que esperávamos. E, quando as frustrações chegam, surgem com elas as contendas, porque ninguém quer ser decepcionado, principalmente, se a decepção surge das pessoas que mais amamos.

Advertisement

Se você está enfrentando esse problema ou você conhece alguém que passe por essa mesma situação, estão aqui algumas dicas que poderão ajudá-los, são elas:

Equilíbrio e Tolerância

Todos os filhos merecem nossa atenção e cuidado, mas há momentos em que a ingratidão de um filho nos magoa profundamente, principalmente se houver agressividade verbal, nos ferindo. Quando isso ocorrer, é preciso ter mais do que a paciência que já desenvolvemos no dia-a-dia, se faz necessária a tolerância e um “jogo-de-cintura” que todo pai e mãe vai adquirindo com as experiências dentro do seu lar.

Comunicação

Nunca permita que falte comunicação dentro de seu lar. Se, os filhos não aceitam as regras da casa, talvez seja, porque eles não entendam o significado delas. E, como bons pais, vocês devem sentar e ensinar-lhes novamente, o porquê dessas regras existirem. Cuidado! Não se irrite ao ter que repetir um ensinamento, faça-o com amor, para que os filhos sintam que tudo o que você faz é para o próprio bem deles. Se os filhos perceberem sua irritação, eles interpretarão que são um incômodo na sua vida, isto pode fugir do controle e acabar gerando conflitos e até violência física.

Leia: 9 maneiras de fazer com que seus filhos ainda amem você quando crescerem

Limites

Os pais têm total responsabilidade de ensinar, educar e preparar os filhos para a sociedade. Uma das maiores formas de demonstrarmos amor aos filhos é quando lhes damos limites, pode ser que na infância ou adolescência, eles acabem por achar que os pais são chatos ou caretas, mas será na vida adulta que eles serão gratos por terem sido firmes com eles.

Advertisement

Exemplo

Podemos passar uma vida inteira falando e tentando ensinar os filhos, a serem “bons homens, ” mas se eu não viver aquilo que ensino, provavelmente meu filho embora sinta vergonha de mim, repetirá meus maus atos. Se eu desejo, um filho que tenha mansidão nas palavras, gentileza nos atos, eu jamais poderei usar de violência, estupidez e grosseria com meu cônjuge na frente deles. E, jamais eu devo usar de agressividade com meus filhos. “Os filhos tendem a ser o reflexo dos pais. “

Pais que plantam medo no coração dos filhos, acabam por colher violência e destruição nos seus lares.

Ajuda

Os pais tentam manter o controle do lar, contornam situações com equilíbrio, mas há situações que fogem do controle, e muitos pais por vergonha do que os outros vão dizer, acabam por aceitar as agressões dos filhos que já deixaram de ser verbais e se tornaram físicas. Já outros, acreditam que os filhos vão melhorar que aquele “empurrãozinho” não vai ocorrer novamente, e infelizmente não só vai ocorrer, como vai piorar, porque os pais não querem enxergar que não só os filhos, mas eles também precisam de ajuda.

Não é vergonha pedir ajuda, isso se chama humildade e coragem.

Leia: Quando o relacionamento entre pais e filhos é difícil, como agir?

Advertisement

Há profissionais capacitados para ajudar nossos filhos, esses especialistas podem desvendar as causas dos problemas que podem ser muitas, como por exemplo: Perda de um ente querido, perseguições no colégio, divórcio dos pais, estresse, carência, traumas. Mas, às vezes há situações, que são mais graves como um problema psicológico que carece de um cuidado mais rigoroso. E, esses mesmos profissionais podem nos direcionar na maneira de agir, diante de tal problema.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.