10 coisas que você faz hoje e que estão provavelmente prejudicando seus filhos
Atenção, você pode estar provocando grande dano na vida de seus filhos sem saber e, claro, sem querer!
Suely Buriasco
Nenhum pai ou mãe, com o mínimo de consciência, age propositadamente para prejudicar seus filhos. Mas o fato é que, mesmo sem querer, isso acontece comumente. Muitos não se dão conta dos exemplos que estão passando, outros preferem acreditar que seus filhos seguirão seus ensinamentos e não seus exemplos e, por fim, têm os que nem pensam nisso.
Leia: Filhos são tesouros
Vale a pena refletir sobre algumas atitudes que podem causar danos a seu filho.
1- Castigar fisicamente
Disciplina é fundamental, mas há que ter medida e machucar uma criança é totalmente fora de propósito, inclusive pode ser considerado crime. Nada justifica a violência e se você foi criado(a) assim, precisa rever urgentemente os seus conceitos de educação.
2- Transferir culpa
Isso aconteceu comigo: A mãe vai pegar a criança na escola e para a moto em um portão particular, eu coloco o carro na direção da entrada, mas espero calmamente a mãe se acomodar na moto com a criança. Só que ela se apressa e o menino, derruba a mochila, então a reação foi raivosa e passou a dar uns tapas no filho que caiu em grande choro. Histórias assim, infelizmente, são muito comuns.
3- Entregar-se aos vícios
Fumar, beber entre outros vícios são exemplos muito ruins que influenciam de forma negativa o futuro do seu filho.
4- Colocar rótulo
Ouvir dos pais que é preguiçoso, burro ou qualquer adjetivo depreciativo tem um efeito tão profundo na personalidade dos filhos que soa quase como uma sentença.
5- Fazer comparações
Cada criança é única, tem sua própria maneira de se desenvolver e merece ser tratada de forma individual. Quando comparada a outras crianças, mesmo com exaltação, sente grande pressão capaz de gerar graves desvios de personalidade.
6- Falsos elogios
A criança sabe muito bem quando merece ou não um elogio, isso de elogiar para motivar a criança só funciona se for totalmente sincero. O menino é um péssimo jogador, por exemplo, mas o pai fica se vangloriando dele, isso é encarado como vexatório para a criança.
Leia: 4 dicas para ensinar ética aos filhos
7- Demonstrar frustração
Definitivamente é o seu exemplo que vai ensinar o seu filho. Se você vive reclamando da vida, da profissão, família ou seja lá o que for, vai incutir todo esse sentimento no seu filho e pode ser que ele opte por ser também um adulto queixoso ou se afaste de tudo, inclusive de você.
8- Ameaçar
Ameaças têm efeito muito destruidor e causa grande insegurança na criança. Assim, evite frases do tipo: “Vou deixar você sozinho se não parar com essa birra”, “Vou ficar muito triste se você não fizer o que quero” e assim por diante.
9- Exigir perfeição
Querer que o seu filho seja o melhor em tudo; o melhor filho, mais carinhoso e educado; o melhor aluno, mais aplicado e com as melhores notas etc. Você estará preparando um adulto inseguro e infeliz.
10- Ser perfeccionista
É isso mesmo! Admita que você não vai conseguir ser perfeito. Então faça o seu melhor e procure ampliar isso, mas seja você mesmo e admita que, muitas vezes, não há regras para seguir e você terá que voltar atrás algumas vezes.
Lembre-se que o essencial é que seus filhos reconheçam em você o apreço, o caráter, a alegria e amor. Então, você terá conseguido ser um bom pai ou uma boa mãe.
Leia também: 5 sinais de que a criança requer cuidados especiais