Onde Jesus andou durante a Páscoa

Uma visão sobre o lugares onde Jesus andou em seus últimos dias e sobre os maiores acontecimentos da humanidade que ocorreram durante a comemoração de libertação do povo de Deus, a Páscoa.

Michele Coronetti

A Páscoa, evento comemorado mundialmente, teve seu início nos dias do profeta Moisés, quando celebraram a saída de seu povo da opressão do Egito. E foi durante estas comemorações, alguns milênios depois, em Jerusalém, que o maior evento para a humanidade aconteceu: Jesus Cristo ressuscitou.

Cenáculo

Ele pediu a seus apóstolos que encontrassem um local para a celebração da Páscoa. Uma pequena sala foi escolhida (ver Lucas 22:7-12). Jesus, reunindo-se com eles, ceou e ensinou ainda mais uma vez através de sua grande humildade, lavando os pés de todos. Depois, partiu o pão e administrou o vinho. Instituída ficou a Santa Ceia, celebrada pela maioria dos cristãos até hoje, em lembrança do Salvador.

Horto das Oliveiras

Saindo de lá, depois de um dos doze apóstolos ter se afastado (João 13:26-27), dirigiram-se ao Monte das Oliveiras, um jardim que costumavam ir, de nome Getsêmani, para que Jesus pudesse orar (Lucas 22:39-41).

Naquele local aconteceram fatos difíceis de entender. Jesus ali orou muito, mas foi tomado por muita angústia. Ele pediu que dois de seus discípulos ficassem mais próximos dele. Era noite e já era tarde, eles acabaram adormecendo enquanto Jesus orava intensamente. Ele sabia o que lhe aconteceria dali para frente e pediu ao Pai que, se fosse possível, fosse evitado.

Mas Ele precisava fazer isso. E sozinho. Sofreu de uma forma que nenhum outro ser humano toleraria. Sua angústia foi tão intensa que ele suou sangue. Qualquer outro ser humano que sofresse desta forma expiraria. Ele era o filho de Deus, Ele suportou todo esse sofrimento, Ele venceu. Efetuou a expiação por todos os pecados da humanidade. Pagou por todo sofrimento que qualquer pessoa poderia ter de passar para apagar seus próprios pecados. Ele fez isso por amor a cada um dos filhos de Deus.

Advertisement

Leia: O Poder expiatório de Jesus Cristo

Ainda no jardim, chegou uma multidão para o prender, juntamente com um dos apóstolos, que o traiu (Mateus 26:47-50)

Julgamento

Jesus foi levado a alguns lugares para ser julgado, açoitado e ridicularizado. Culpado de blasfêmia, foi enviado a outra pessoa superior, o qual não encontrou crime para o condenar. A população poderia escolher alguém para soltar, pois era Páscoa, mas não escolheram a Jesus. Soltaram um ladrão e pediram a crucificação daquele que pagou pelos pecados da humanidade.

Gólgota (Monte da Caveira)

Acompanhado pela população que ria e cuspia, Jesus seguiu para o local onde seria crucificado carregando o madeiro para sua cruz. Com uma coroa de espinhos em sua cabeça, ele não reclamou das injúrias e injustiças que até agora haviam sido cometidas contra ele. Naquele monte sofreria uma das mortes mais cruéis da humanidade. Ele tudo suportou. Entregou seu espírito e foi retirado da cruz antes do anoitecer.

Jardim do Sepulcro

Neste local a morte foi vencida. Jesus foi colocado no sepulcro antes do anoitecer da sexta-feira, e no domingo de manhã não estava mais lá. Anjos retiraram a pedra da tumba e quando Maria foi visitar o túmulo, não encontrou o corpo de Jesus. Chorando no jardim, um homem se aproximou e, entre lágrimas, Maria reconheceu seu Mestre. O poder da ressurreição foi proporcionado para toda a humanidade através de Jesus. Graças a Ele, todos ressuscitarão um dia!

Advertisement

Assista: Graças a Ele!

A libertação do povo do Senhor na época de Moisés foi o prenúncio do maior evento da história da humanidade. A expiação e ressurreição de Jesus Cristo, que libertou a todos da morte e do pecado, são a real comemoração da Páscoa para todos.

Leia: O que a ressurreição de Jesus significa na sua vida

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.