Maus hábitos que causam dores na coluna

Será que suas dores nas costas não estão sendo causadas por maus hábitos que você adquiriu ao longo do tempo?

Renata Finholdt

Segundo os especialistas, as dores na coluna, ou como são comumente conhecidas, dores nas costas, são um dos motivos que mais levam as pessoas a buscarem ajuda médica.

Independentemente da idade, essas dores podem estragar o dia de todo mundo. Os maus hábitos que vamos adquirindo ao longo dos anos podem prejudicar nossa saúde e ser o principal causador deste problema.

Se você sofre dessas dores, passe a observar o que pode estar fazendo de errado e mude agora mesmo seus hábitos.

Leia: Qual é a importância da boa postura?

1. Carregar excesso de peso

Você já se observou carregando várias sacolas quando retorna do supermercado, ou mesmo aqueles livros superpesados que precisam ser levados de lá para cá enquanto cursa a universidade? Observou como sua postura nesses momentos fica torta? Parece bobeira, mas alguns minutos carregando peso excessivo pode lhe causar dor na coluna no final do dia.

Advertisement

2. Posição de dormir

Os médicos especialistas em coluna recomendam que a melhor posição para dormir é lateral. Nada de dormir de barriga para baixo ou para cima, estas posições fazem com que a coluna não permaneça reta e leva, com o passar dos anos, às terríveis dores nas costas.

Observe também a posição de seu pescoço em relação ao restante do corpo. Quando dormimos com o pescoço quase encostado no tronco a coluna cervical fica fora de sua posição original.

3. Agachamentos

A melhor forma de se agachar para pegar alguma coisa no chão é contando com a ajuda dos joelhos. A forma correta é dobrar os joelhos e fazer o agachamento. Qualquer coisa diferente disso pode lhe acarretar dores terríveis em sua coluna lombar. Tome cuidado da próxima vez que for pegar uma criança no colo, lembre-se da forma correta.

Leia: Exercício laboral – atitudes simples que diminuem dores e desconfortos

4. Falta de exercícios físicos

A coluna vertebral também precisa de apoio de uma musculatura, sendo assim, é muito importante que esses músculos estejam fortes. Para isso os exercícios físicos são recomendados. Porém, não espere até que as dores apareçam, adquira o bom hábito de praticar exercícios físicos hoje mesmo.

Advertisement

Leia: Preservando a saúde quando trabalhamos sentados por longos períodos

5. Postura

Manter uma boa postura correta durante todo o dia ajuda a prevenir as dores. O uso constante de celulares, laptops e outros eletrônicos faz com que tenhamos uma postura inadequada. Preste bem atenção quando for usar alguns destes equipamentos ou até mesmo assistir ao seu filme favorito na televisão. Cuide para que permaneça com seu pescoço reto para evitar futuros problemas.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.