5 formas de reservar tempo para ter uma família feliz

Qual a diferença entre "ser feliz" e "estar feliz"? Veja 5 formas de reservar um tempo de qualidade para a família e torná-la uma família feliz.

4,396 views   |   10 shares
  • A grande maioria das pessoas deseja ter uma família feliz. Mas muitos pensam que não é possível ser feliz o tempo todo. Será que esta afirmação é verdadeira? Será mesmo que não se pode ser feliz o tempo todo?

  • Claro que haverão momentos de muita dificuldade, de sofrimentos e até tristezas. Todavia, quando falamos de felicidade dizemos que queremos "ser felizes" e não apenas "estar felizes".

  • O verbo "ser" implica em algo muito mais profundo que o verbo "estar". Implica em uma condição da natureza da pessoa, a essência de quem ela é. Então podemos responder que sim, podemos ser felizes o tempo todo, às vezes estamos tristes, às vezes estamos em sofrimento e às vezes estamos preocupados. O verbo "estar" nos indica um estado no tempo, algo que é passageiro, não revela o que somos e sim o momento que estamos passando.

  • Se podemos ser felizes, podemos ter uma família feliz, mesmo que passemos por dificuldades, tristezas, perdas, sofrimentos ou decepções, ainda assim podemos manter nossa família feliz, pois estamos falando da essência, do que somos e não apenas de um momento.

  • Para se ter uma família feliz em sua essência precisamos reservar tempo para estar em família. Um tempo de qualidade que permita conhecer uns aos outros profundamente, muitos pais não conhecem seus filhos e vice-versa. Um tempo que permita aos membros da família expressarem sentimentos e dessa forma fortalecerem os laços. Um tempo que permita o ensinamento de princípios e valores que moldarão o caráter de cada um.

  • Nos dias de hoje vivenciamos um distanciamento familiar que assusta. As pessoas podem estar reunidas em casa, mas não estão realmente juntas. Temos urgência em reverter essa situação, eis algumas dicas que poderão ajudar a família a reservar um tempo de qualidade para estarem juntos.

  • Priorize sua família

  • Você terá que escolher conscientemente que quer estar com sua família e precisará abrir mão de outras coisas para reservar esse tempo. Você pode começar aos poucos, combine em família que tal hora de tal dia será o dia da família. Pode ser uma noite na semana, por exemplo. O importante é isso ser discutido e decidido em família, programe algo para fazerem juntos nesse horário e sejam fiéis a ele.

  • Estejam realmente juntos

  • Parece óbvio, mas frequentemente isso é negligenciado. Vocês precisaram planejar coisas para fazerem juntos, pode ser um esporte, eventos culturais, passeios e até as coisas mais simples como assistir um filme em casa.

  • Advertisement
  • Façam as refeições juntos

  • Na medida do possível estabeleçam a meta de fazerem as refeições juntos, nem que seja apenas uma no dia. Este é um momento muito rico de interação, onde um poderá contar aos outros sobre seu dia, por exemplo.

  • Estabeleça um relacionamento individual com cada membro da família

  • Este é um ponto bastante importante e poucas famílias o fazem, mas faz toda a diferença. Em uma família feliz em sua essência o pai e a mãe têm um relacionamento individual com cada filho e entre si. Você poderá desenvolver esse relacionamento estabelecendo um tempo que seja dedicado especificamente para aquele filho, filha, esposa e marido. Por exemplo: cada filho tem seu dia especial de fazer algo junto com o pai e com a mãe, individualmente. E marido e esposa também devem priorizar um tempo só para o casal, esses encontros devem ser idealmente semanais.

  • Envolvam-se nas atividades uns dos outros

  • Apoiar os interesses de cada membro da família forjará um caráter sólido e seguro nos filhos. Prestigiar apresentações escolares, campeonatos esportivos e conquistas educacionais e profissionais são um meio de demonstrar apreço e amor para com os membros da família. Torne essas ocasiões em eventos especiais para sua família.

  • Priorizar um tempo de qualidade em família e fazer disso um hábito tornará sua família feliz em sua essência, vocês serão felizes e não apenas estarão felizes. A felicidade, enquanto condição de "ser" e não apenas de "estar", é duradoura e não está sujeita as condições momentâneas da vida.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.

5 formas de reservar tempo para ter uma família feliz

Qual a diferença entre "ser feliz" e "estar feliz"? Veja 5 formas de reservar um tempo de qualidade para a família e torná-la uma família feliz.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr