O verdadeiro significado da Páscoa pode mudar a sua vida

Alguns conceitos relativos ao significado da Páscoa correspondem a um plano de ação capaz de transformar a sua vida.

Suely Buriasco

A Páscoa é a comemoração do triunfo glorioso de Jesus sobre a morte que incentiva os cristãos a recordar cada palavra dita por ele, cada passo que deu, tendo por consequência a sua crucificação cruel no dia em que ficou conhecido como Sexta-feira Santa, seguido por Sua ressurreição triunfante três dias depois.

Leia: Como celebrar a Páscoa com foco na ressurreição de Jesus Cristo

A palavra ressurreição é um termo que tem origem no latim “resurrectio” que significa o ato de ressurgir, ressuscitar, voltar à vida. Esse é, pois, o verdadeiro significado dessa comemoração. A vida do Cristo é plena de ensinamentos imprescindíveis para a nossa edificação e assim também é a sua morte.

Alguns conceitos podem inspirar mudanças a partir do significado da Páscoa:

1. Reflexão

Aproveite a comemoração para refletir sobre o que você entende como significado da Páscoa e como isso pode fazer diferença na sua vida. Saia da zona de conforto e busque autoconhecimento para definir o que você precisa fazer para tornar sua vida mais plena e feliz.

Advertisement

2.Transformação

A vida está sempre em transformação e a natureza nos prova todos os dias que o fim de uma etapa é também o início de outra, assim como o fim do dia é o prelúdio de um novo amanhecer. É importante seguir esse fluxo, pois a transformação guarda um sentido muito especial quando revela o seu próprio poder de operar as mudanças que deseja. A Páscoa nos inspira o recomeço, o reviver de forma mais satisfatória.

Leia: Páscoa e transformação

3- Esperança

Quando você busca autoconhecimento e decide pela transformação de si mesmo e da forma como você se relaciona no mundo, a esperança se manifesta de forma plena. A esperança é, essencialmente, a fé de que é possível conseguir resultados diferentes e positivos.

Friedrich Nietzsche afirmou que: “É necessário ter o caos cá dentro para gerar uma estrela”.

4- Fertilidade

Termo que guarda significado profundo e que pode representar tudo o que é necessário para construir pilares mais seguros para a vida: criatividade, originalidade e desempenho. Uma nova vida exige inteligência e talento no sentido de enxergar e encontrar possibilidades inéditas que sejam mais satisfatórias.

Advertisement

5- Abundância

Vida abundante é a vida eterna profetizada pelo Cristo e comprovada efetivamente por sua ressurreição. Vale lembrar que abundância se refere a valores espirituais e não materiais. Outra situação que precisa ser levada em conta é que a vida realmente importante ao cristão, não é determinada pelo tempo do calendário humano, e sim pelo tempo Divino.

Uma comemoração espiritual como a Páscoa deve inspirar um reavivamento real que promova a verdadeira mudança e inspire a esperança de uma vida melhor e mais feliz, através da fé, da vontade e da ação.

Portanto, o verdadeiro significado da Páscoa é a capacidade que o ser humano possui de renascer e de renovar-se de tempo em tempo. Essa capacidade corresponde ao desapego necessário para libertar-se do “homem velho”, estafado e insatisfeito, possibilitando o nascimento do “homem novo”, pleno de fé e esperança.

Feliz Páscoa!

Leia também: 5 dicas para abandonar o passado e viver uma vida plena

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.