Maria Bethânia e seu Grito de Alerta

Uma das maiores cantoras brasileiras, Bethânia interpreta uma canção que é um verdadeiro “roteiro de separação anunciada”, mas que pode ser evitada.

Luiz Higino Polito

Uma das mais belas vozes da Música Popular Brasileira, Maria Bethânia é conhecida por todos os brasileiros e muito estrangeiros, que a consideram uma de nossas maiores intérpretes.

“Interpretar” é diferente de só “cantar”. Quando um cantor interpreta uma canção, os ouvintes sentem a música, como se estivessem vendo as cenas se desenrolarem à sua frente.

Poucos são os bons intérpretes que conseguem, como Bethânia, transmitir junto com sua música os sentimentos embutidos em cada palavra pronunciada.

Leia: Os 10 mandamentos do casamento

strong,Grito de Alerta

Advertisement

Vou me concentrar em somente um de seus grandes sucessos devido à mensagem da letra da canção.

Em Grito de Alerta, música composta por Gonzaguinha (filho de Luiz Gonzaga), Bethânia canta um verdadeiro “passo a passo” para quem quer ser malsucedido em algum relacionamento.

Primeiro você me azucrina, me entorta a cabeça, me bota na boca, um gosto amargo de feldepois vem chorando desculpas, assim meio pedindo, querendo ganhar, um bocado de mel…”

Na canção, vemos claramente tantos relacionamentos infelizes, onde um dos parceiros ofende o outro, conscientemente.

Alguém magoa o outro sabendo que o está magoando, de propósito. Pode ser por ciúme, por ignorância, ou por qualquer outro motivo.

Advertisement

Depois, percebe a besteira que fez, e vai se desculpar. Só que desculpas e pedidos de perdão são muito bons se não forem repetitivos e constantes, e “se a borracha acaba antes do lápis“, estamos exagerando mesmo!

Leia: O relacionamento esfriou: Como salvar seu casamento

E o dano, difícil de ser corrigido, conforme vemos na continuação da canção:

“Não vê que então eu me rasgo, engasgo, engulo, reflito e estendo a mão. E assim nossa vida, é um rio secando, as pedras cortando, e eu vou perguntando: Até quando?…”

E o autor da canção, Gonzaguinha, grande conhecedor da alma humana, diz na letra da música que são de “…tantas coisinhas miúdas, roendo, comendo, arrasando aos poucos, com o nosso ideal. São frases perdidas num mundo, de gritos e gestos, num jogo de culpa, que faz tanto mal…”,que se fazem os grandes dramas humanos das separações.

Advertisement

Leia também: Já tentei de tudo! O que mais posso fazer para salvar meu casamento?

O grande ensinamento da canção Grito de Alerta

Mas é no refrão da música, onde Bethânia mostra toda sua grande habilidade vocal e de intérprete, que podemos aprender uma grande lição, e que pode salvar incontáveis relacionamentos: não importa quem tem a razão numa briga de casal, porque ambos perdem! Se não colocarmos o nosso relacionamento acima das opiniões e futricas pessoais, dificilmente qualquer relacionamento perdurará por muito tempo!

Mas deixemos Bethânia encerrar esse grande Grito de Alerta para todos nós, que ainda estamos em algum relacionamento amoroso, para que isso não aconteça conosco!

“Não quero a razão, pois eu sei o quanto estou errado, e o quanto já fiz destruir. Só sinto no ar o momento, em que o copo está cheio e que já não dá mais pra engolir…

Veja bem, nosso caso é uma porta entreaberta. E eu busquei a palavra mais certa. Vê se entende o meu grito de alerta! Veja bem, é o amor agitando o meu coração: Há um lado carente dizendo que sim. E essa vida da gente gritando que não… “

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!