7 dicas para passar mensagens interessantes nas redes sociais

Alguns comportamentos são essenciais para construir relacionamentos virtuais saudáveis e criar um bom círculo de amigos.

Suely Buriasco

Vivemos uma tendência crescente de compartilhar pensamentos, as redes sociais instigam até aqueles que nunca se sentiram bem em se expressar em público. Muitos até parecem não se dar conta de que outras pessoas acompanham as suas postagens e publicam qualquer coisa, sem analisar o conteúdo. Realmente, se transmitir um pensamento já era um desafio, publicá-lo então requer grande cuidado.

Leia: A “saia justa” dos grupos nas redes sociais

Não adianta reclamar das postagens dos outros, pois é você quem cria o seu círculo de amigos virtuais ou não, portanto, também é de sua responsabilidade escolher as pessoas com as quais deseja conviver, mesmo que nas redes sociais.

Sabe aquela história: “digas com quem tu andas e eu te direi quem tu és?”. É tão sério isso que na Bíblia Provérbios 13:20 temos: “O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído”.

Se o seu desejo é participar das redes sociais contribuindo com a veiculação de mensagens enriquecedoras e interessantes, vale prestar atenção nestas dicas:

Advertisement

1. Escolha bem as palavras

O tipo de vocabulário que você usa atrairá pessoas afins e afastará os contra naturalmente, já é um bom avanço. Procure usar termos que denotem clareza e boa educação, claro. A forma como as palavras são expostas são determinantes para o bom entendimento delas.

Leia: O poder das palavras para construir ou destruir

2. Avalie o teor das postagens

Mesmo mensagens que você compartilha de terceiros devem corresponder ao que você acredita, afinal por qual outro motivo você a estaria espalhando? Ser coerente é fundamental na construção de relacionamentos saudáveis, portanto, a sua postagem precisa ser alinhada às suas crenças e valores.

3. Transmita otimismo

Procure disseminar alegria em mensagens que remetam à serenidade e à paz. Não se trata de ser irreal, mas de ver o melhor na realidade. Em todas as situações existe o aprendizado, o lado bom e é isso que fará com que a sua mensagem seja motivadora.

4. Cuidado com comentários nas postagens alheias

Você não tem que comentar tudo o que seus amigos postam e, muitas vezes, o melhor a fazer é manter-se em silêncio, principalmente em relação a postagens de mau gosto.

Advertisement

5. Não emita opinião sem base

Caso você queira comentar alguma notícia ou situação procure saber mais sobre os acontecimentos antes de opinar. Tem muita gente que lê apenas o enunciado de uma matéria e tira conclusões precipitadas, cuidado para não dar vexame.

Veja o vídeo: Não sou capaz de opinar

6. Cautela com as piadas

Bom humor é sempre muito bem-vindo e existe muitas mensagens inteligentes, cômicas e criativas circulando nas redes. No entanto, vale analisar o teor e o tom da piada para não cair no risco de parecer preconceituoso e ofender quem quer que seja.

7. Respeito é fundamental

Não entrar em discussão, não querer que sua vontade impere e reconhecer o direito do outro de postar o que deseja é questão de respeito. Caso isso incomode você, sempre é possível desfazer a amizade e até bloquear o acesso da pessoa ao seu círculo, mas nada justifica menosprezar a ideia alheia ou humilhar quem quer que seja.

Acredite, você pode fazer a diferença e construir relacionamentos saudáveis nas redes sociais, aproveitando o melhor da possibilidade de compartilhar o bom e o belo da vida.

Advertisement

Leia também: 7 cuidados especiais que devemos ter nas redes sociais

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.