15 itens de cozinha que toda mulher precisa

Todos temos uma cozinha, mas quais são os itens essenciais para a boa funcionalidade dela?

Mayara Tomie Dourado Taguti

As pessoas antigas costumam dizer que o coração da casa é a cozinha. A meu ver elas estão corretas.

A cozinha é o lugar onde os alimentos são cuidadosamente preparados com amor e carinho para a família crescer forte e feliz.

Leia: Um guia de cozinha para iniciantes

Além do amor e da disposição empregados no preparo, os utensílios ajudam e facilitam nossas vidas, agilizando o processo de preparo e economizando um tempo que podemos utilizar para passar com nossos familiares.

Fizemos uma pequena lista com 15 utensílios que não podem faltar:

Advertisement

1. Latas para mantimentos

  • para mantê-los bem conservados e para serem utilizados em poucos dias. Recomenda-se um pote para cada mantimento: arroz, feijão, farinha, açúcar, etc.

2. Escorredor de arroz

  • ajuda muito na hora de lavar o arroz evitando o desperdício.

3. Peneiras

  • sempre é bom ter diversas peneiras de tamanhos diferentes.

4. Espremedores

  • de alho, limão e legumes: cada um possui um tamanho e uma função diferente, é sempre bom ter todos.

5. Escorredor de louça

  • um excelente auxiliar para economizar guardanapos limpos, deixar uns minutinhos a louça secando antes de terminar de secar e guardar economiza a quantidade de guardanapos utilizados nessa tarefa.

6. Bandeja

  • nunca se sabe quando iremos servir às visitas, não é mesmo?

7. Pratos

  • rasos, médios, fundos, de sobremesa. Um kit de meia dúzia de cada lhe auxilia no início da sua composição de utensílios da cozinha.

Leia: Como limpar profundamente a sua cozinha

8. Talheres (comer e servir)

  • colheres, garfos, facas, de sobremesa, sopa, conchas, espumadeiras, espátulas, de diversos tamanhos e finalidades sempre serão de grande ajuda na hora do preparo e na hora de comer os alimentos.

9. Xícaras

  • quer sejam de chá ou de café, é sempre bom se preparar para servir um bom café da manhã ou chá da tarde.

10. Copos

  • de diversos tamanhos e modelos, sempre são muito bem-vindos na cozinha.

11. Jogo de facas

  • importantíssimas na hora do preparo dos alimentos, quer seja para melhorar o corte da carne ou descascar e cortar do tamanho adequado os legumes. As facas têm tamanhos e cortes especiais para melhor ajudar na tarefa, além de saber da finalidade de cada uma, é sempre bom mantê-las amoladas.

12. Porta-condimentos

  • saleiro, açucareiro de mesa, potes pequenos diversos para colocar condimentos são essenciais para manter o coração da casa. O que muitas pessoas não sabem é que não basta saber a dosagem certa de sal ou açúcar, mas sim as combinações de temperos que dão o sabor maravilhosos aos pratos, mantenha pelo menos meia dúzia à disposição.

13. Tábua de corte

  • um item essencial para a cozinha. Ele mantém o contato higiênico dos alimentos e mantém a todos em segurança por termos um lugar reservado para realizar os cortes, evitando o que pode causar acidentes.

14. Escorredor de macarrão

  • apesar de ser chamado de escorredor de macarrão, claro que você pode utilizá-lo para outras funções na cozinha, pode escorrer legumes e até mesmo ser usado de suporte para fazer legumes cozidos no vapor (utilizar escorredores feitos de inox).

15. Ralador

  • um coringa na cozinha que pode lhe auxiliar agilizando no preparo de legumes e também dar aquele toque de queijo em cima do macarrão.

Esses são itens simples, mas que são fundamentais para termos em nosso lar.

Leia também: 20 alimentos que toda cozinha precisa ter

Toma un momento para compartir ...

Mayara Tomie Dourado Taguti

Mayara Taguti é graduada em Direito pela Anhanguera Educadional, ama livros, música e cinema. É professora de inglês básico para alunos de todas as idades e ama o que faz. É curadora social e escritora para o site Familia.com.br.