Divisão das tarefas domésticas – ideias que funcionam

Uma família que fica unida em tudo, inclusive nas tarefas domésticas, será sempre uma família forte.

Michele Coronetti

As tarefas domésticas não são destinadas apenas à mãe ou ao casal. Todos os familiares devem contribuir para que a convivência seja muito boa. Ao contrário do que aparenta, trabalhar juntos em tarefas chatas como lavar a louça ou limpar o banheiro aumenta a união e a satisfação familiar.

Leia: 5 coisas que os pais gostariam de encontrar quando chegam em casa

Não existe um padrão familiar predeterminado quanto a quantas pessoas no lar, se a mãe trabalha fora ou não, se os filhos são pequenos ou adolescentes, e isso requer uma adaptação em cada família. Porém, algumas considerações são exatamente iguais em todos os lares.

Leia: É preciso uma família para administrar uma casa: Tarefas apropriadas às idades das crianças

Crianças a partir dos dois anos já podem entender que a casa é responsabilidade de todos. Com muita paciência e amor, pais podem ensinar as pequenas tarefas, supervisionando e incentivando. Na maioria das ocasiões, as tarefas precisarão ser refeitas ou demorarão muito mais do que se um adulto a fizesse. Porém, os princípios da colaboração e da responsabilidade quando ensinados desde a infância trarão benefícios imensos à criança e às pessoas ao seu redor.

Advertisement

Leia: O trabalho de casa que seus filhos deveriam estar fazendo

Valores podem ser acertados com os filhos. Quando muito pequenos, as recompensas podem ser na mesma proporção. Há muita discussão quanto a pagar ou não pelas tarefas de casa. De um lado pais afirmam que os filhos acabam virando mercenários e só executam as tarefas por dinheiro. Do outro, esta é uma forma deles aprenderem a lidar com seu dinheiro e “sustento”, preparando para a vida futura. Um equilíbrio pode ser a solução, mantendo tarefas obrigatórias e tarefas remuneráveis. Cada família pode encontrar a melhor forma em seu lar.

Algo que percebi ao longo do tempo é que, quando os filhos estão chegando à fase adulta eles não querem mais receber pagamentos por suas atividades domésticas. Eles entendem que são tarefas que precisam ser realizadas e divididas entre os membros da família. E fazem muito mais do que lhes é pedido quando o tempo lhes permite. Sua visão é alterada juntamente com seu crescimento e entendimento. Eles se preparam para a vida adulta e para um dia serem responsáveis por seus próprios lares.

O melhor é sempre ORGANIZAR. Quando os membros da família não sabem o que precisa ser feito, não farão. Tabelas de tarefas podem ser preparadas da melhor maneira para cada família, de acordo com a idade e capacidade de cada um. Pais não devem se sobrecarregar. Deve ser uma divisão justa.

Leia: Você não me disse que eu tinha tarefas – 10 dicas para conseguir as tarefas feitas

Advertisement

Em casa temos um modelo de tabela que utilizamos há bastante tempo. Sempre inovando e adaptando quanto ao crescimento das crianças, compromissos com estudos ou trabalho. Não é uma tabela fixa, mas o modelo é muito bom. Do lado esquerdo, as tarefas que precisam ser executadas, em cima o mês e os dias, e nos quadrados a letra inicial da pessoa encarregada da tarefa no dia. A alternação da tarefa nos dias subsequentes evita o desânimo de sempre fazer a mesma coisa. Como somos uma família grande, isso se torna possível e eles têm a oportunidade de sempre realizar tarefas diferentes. Quando não podem realizar alguma por terem um compromisso fora ou algum outro motivo justo, trocam com um irmão para que a tarefa não seja deixada de lado.

Uma outra forma desta tabela é deixar os espaços em branco para que cada um escolha as tarefas que pretende realizar e marque quando o fez para que outro não refaça. O lado ruim é que alguns deles nunca farão algumas das tarefas mais odiadas.

Uma tabela individual com as tarefas que a criança deve fazer também é muito eficaz, especialmente se a criança ainda não sabe ler. As colunas serão os dias da semana e embaixo de cada dia o que deve ser feito. Podem ser escritos ou desenhos. Por exemplo, na segunda-feira a criança pode arrumar a cama, tirar a mesa, tirar o pó da estante e varrer o quarto. Ao olhar para a tabela, mesmo ainda muito pequena, a criança aprende sobre planejamento, que realizar algo é esperado dela e sentirá satisfação por cumprir suas designações.

Há vários modelos de tabelas disponíveis na internet para servir de modelo e para criar a que melhor se adapte à família. O melhor de tudo isso é o aprendizado que a criança adquire com a organização, com as tarefas em si e com a responsabilidade. A satisfação que ela sentirá ao realizar o que é esperado dela lhe trará muitos benefícios ao longo de sua vida. Ela saberá como agir em alguma emergência, poderá aprender a cozinhar, lavar as roupas, manter sua vida organizada e o ambiente limpo. Será um adulto muito melhor.

Não poderia terminar este artigo sem falar da importância dos pais neste processo. Cobranças em excesso, acusações e frases como “quem manda aqui sou eu” não ajudam. Organizar e liderar, ensinar com muita paciência, elogiar quando for bem feito, incentivar sempre e dar um ótimo exemplo são fundamentais para o sucesso. Se o pai chega em casa e não faz nada, a mensagem que chega aos filhos é a de que eles estão sendo explorados. Uma família que fica unida em tudo, inclusive nas tarefas domésticas, será sempre uma família forte.

Advertisement

Leia: 10 razões porque os maridos precisam ajudar nas tarefas domésticas

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.