Divisão das tarefas domésticas - ideias que funcionam

Uma família que fica unida em tudo, inclusive nas tarefas domésticas, será sempre uma família forte.

3,317 views   |   49 shares
  • As tarefas domésticas não são destinadas apenas à mãe ou ao casal. Todos os familiares devem contribuir para que a convivência seja muito boa. Ao contrário do que aparenta, trabalhar juntos em tarefas chatas como lavar a louça ou limpar o banheiro aumenta a união e a satisfação familiar.

  • Leia: 5 coisas que os pais gostariam de encontrar quando chegam em casa

  • Não existe um padrão familiar predeterminado quanto a quantas pessoas no lar, se a mãe trabalha fora ou não, se os filhos são pequenos ou adolescentes, e isso requer uma adaptação em cada família. Porém, algumas considerações são exatamente iguais em todos os lares.

  • Leia: É preciso uma família para administrar uma casa: Tarefas apropriadas às idades das crianças

  • Crianças a partir dos dois anos já podem entender que a casa é responsabilidade de todos. Com muita paciência e amor, pais podem ensinar as pequenas tarefas, supervisionando e incentivando. Na maioria das ocasiões, as tarefas precisarão ser refeitas ou demorarão muito mais do que se um adulto a fizesse. Porém, os princípios da colaboração e da responsabilidade quando ensinados desde a infância trarão benefícios imensos à criança e às pessoas ao seu redor.

  • Leia: O trabalho de casa que seus filhos deveriam estar fazendo

  • Valores podem ser acertados com os filhos. Quando muito pequenos, as recompensas podem ser na mesma proporção. Há muita discussão quanto a pagar ou não pelas tarefas de casa. De um lado pais afirmam que os filhos acabam virando mercenários e só executam as tarefas por dinheiro. Do outro, esta é uma forma deles aprenderem a lidar com seu dinheiro e "sustento", preparando para a vida futura. Um equilíbrio pode ser a solução, mantendo tarefas obrigatórias e tarefas remuneráveis. Cada família pode encontrar a melhor forma em seu lar.

  • Algo que percebi ao longo do tempo é que, quando os filhos estão chegando à fase adulta eles não querem mais receber pagamentos por suas atividades domésticas. Eles entendem que são tarefas que precisam ser realizadas e divididas entre os membros da família. E fazem muito mais do que lhes é pedido quando o tempo lhes permite. Sua visão é alterada juntamente com seu crescimento e entendimento. Eles se preparam para a vida adulta e para um dia serem responsáveis por seus próprios lares.

  • Advertisement
  • O melhor é sempre ORGANIZAR. Quando os membros da família não sabem o que precisa ser feito, não farão. Tabelas de tarefas podem ser preparadas da melhor maneira para cada família, de acordo com a idade e capacidade de cada um. Pais não devem se sobrecarregar. Deve ser uma divisão justa.

  • Leia: Você não me disse que eu tinha tarefas - 10 dicas para conseguir as tarefas feitas

  • Em casa temos um modelo de tabela que utilizamos há bastante tempo. Sempre inovando e adaptando quanto ao crescimento das crianças, compromissos com estudos ou trabalho. Não é uma tabela fixa, mas o modelo é muito bom. Do lado esquerdo, as tarefas que precisam ser executadas, em cima o mês e os dias, e nos quadrados a letra inicial da pessoa encarregada da tarefa no dia. A alternação da tarefa nos dias subsequentes evita o desânimo de sempre fazer a mesma coisa. Como somos uma família grande, isso se torna possível e eles têm a oportunidade de sempre realizar tarefas diferentes. Quando não podem realizar alguma por terem um compromisso fora ou algum outro motivo justo, trocam com um irmão para que a tarefa não seja deixada de lado.

  • Uma outra forma desta tabela é deixar os espaços em branco para que cada um escolha as tarefas que pretende realizar e marque quando o fez para que outro não refaça. O lado ruim é que alguns deles nunca farão algumas das tarefas mais odiadas.

  • Uma tabela individual com as tarefas que a criança deve fazer também é muito eficaz, especialmente se a criança ainda não sabe ler. As colunas serão os dias da semana e embaixo de cada dia o que deve ser feito. Podem ser escritos ou desenhos. Por exemplo, na segunda-feira a criança pode arrumar a cama, tirar a mesa, tirar o pó da estante e varrer o quarto. Ao olhar para a tabela, mesmo ainda muito pequena, a criança aprende sobre planejamento, que realizar algo é esperado dela e sentirá satisfação por cumprir suas designações.

  • Há vários modelos de tabelas disponíveis na internet para servir de modelo e para criar a que melhor se adapte à família. O melhor de tudo isso é o aprendizado que a criança adquire com a organização, com as tarefas em si e com a responsabilidade. A satisfação que ela sentirá ao realizar o que é esperado dela lhe trará muitos benefícios ao longo de sua vida. Ela saberá como agir em alguma emergência, poderá aprender a cozinhar, lavar as roupas, manter sua vida organizada e o ambiente limpo. Será um adulto muito melhor.

  • Advertisement
  • Não poderia terminar este artigo sem falar da importância dos pais neste processo. Cobranças em excesso, acusações e frases como "quem manda aqui sou eu" não ajudam. Organizar e liderar, ensinar com muita paciência, elogiar quando for bem feito, incentivar sempre e dar um ótimo exemplo são fundamentais para o sucesso. Se o pai chega em casa e não faz nada, a mensagem que chega aos filhos é a de que eles estão sendo explorados. Uma família que fica unida em tudo, inclusive nas tarefas domésticas, será sempre uma família forte.

  • Leia: 10 razões porque os maridos precisam ajudar nas tarefas domésticas

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Divisão das tarefas domésticas - ideias que funcionam

Uma família que fica unida em tudo, inclusive nas tarefas domésticas, será sempre uma família forte.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr