Ele é obcecado por você? Aqui estão 5 maneiras de descobrir

Um relacionamento bom tem uma pitada de ciúme, um certo cuidado com o bem-estar do outro e isso torna o relacionamento doce, mas e se for demais?

Stael Ferreira Pedrosa

Um relacionamento saudável envolve emoções saudáveis, troca de afeto e familiaridade um com o outro. O problema é quando tudo isso está fora das medidas do que é saudável. Ninguém quer estar em um relacionamento onde as emoções são mínimas, a troca de afeto é unilateral e não há espaço para fazer parte do mundo do outro. Pelo menos nesse aspecto é mais fácil terminar o relacionamento e buscar outro melhor. O problema surge quando é o oposto.

O termo em inglês “infatuation” define um sentimento de paixão, apego excessivo, loucura por alguém. A única palavra em português que poderia exprimir tal sentimento é obsessão.

A definição psicológica de obsessão seria uma neurose observada através dos pensamentos, ou ações, que costumam ser repetitivos e compulsivos.

Leia: Como mostrar ao seu cônjuge que ele é emocionalmente abusivo

Um relacionamento obsessivo caracteriza-se por demonstrações excessivas de afeto, cuidado e ciúme por parte de um dos parceiros. Frases como: “Nunca a deixarei, ficaremos juntos até que a morte nos separe”, ou “Nunca vou deixá-la sozinha”, podem mostrar uma pessoa obcecada, mas envolve mais que palavras, as atitudes devem ser também observadas para saber se o seu par é obcecado por você. Para ajudar a descobrir se é o seu caso, a Dra. Monique Belton, doutora em relacionamentos e coautora do livro The Essential Guide to Overcoming Obsessive Love(O guia essencial para superar um amor obsessivo), dá algumas dicas:

Advertisement

5 maneiras de saber se ele é obcecado por você

1. Atração física imediata

Geralmente o obsessivo fica altamente interessado sexualmente na vítima e faz de tudo para ter relações sexuais, pois para ele o sexo é uma maneira de se ligar profundamente ao parceiro. Por isso se você conheceu alguém há pouco tempo e ele já quer logo ser íntimo, tome cuidado. O homem que a ama verdadeiramente irá esperar até o momento certo.

2. Pressa

O não obsessivo tem planos para o futuro, se ele a ama faz planos de compromisso, como noivado e casamento. Já o obsessivo quer casar logo, ele já fica imaginando como será seu sobrenome com o dele. E quando você diz que é cedo, precisam se conhecer um pouco mais, ele costuma usar frases como: “Para quê? Eu já sei que você é o grande amor da minha vida.”

3. Não respeita sua privacidade

Ele quer (às vezes exige) que você compartilhe todas as suas senhas com ele. Quer ter acesso ao seu telefone e agenda de contatos. Costuma esperar por você na saída da escola ou trabalho sem avisar, aparecer nos lugares onde ele sabe que você está, ficar em frente à sua casa esperando você sair e em casos mais graves, passa a segui-la.

Leia: Dicas de como sair de um relacionamento abusivo

4. Ele a proíbe

Seja sair sozinha, ir a festas, sair com as amigas, vestir determinadas roupas, conversar com homens ou até mesmo ter contato com seus familiares, se você não mora com eles. A princípio ele vai pedir com jeitinho, dizendo que tem medo de perdê-la, que você é tudo para ele, etc. Se você ceder, ele irá proibindo mais e mais. E, caso você quebre as “regras”, ele ficará furioso e poderá até agredi-la.

Advertisement

5. Ele insiste

Ele quer que você diga “eu te amo”, ainda que forçadamente. Se você não diz isso a cada ligação, ou bilhete, ou seja lá que ocasião for, ele logo começará a imaginar que você não o ama ou pior, ama outro. Então ele irá insistir e forçar que você diga. Aliás, forçar a barra é uma expressão que define um obcecado. Ele quer tudo à força. Ele é insistente. Ele se acha certíssimo no que faz.

Se você consegue ver seu parceiro (ou a si mesma) nas descrições acima, é melhor recuar e pensar melhor. Fuja dessa pessoa, dê um jeito de terminar o relacionamento antes que seja tarde demais. Muitas vezes eles se tornam perseguidores e começam a perseguir a vítima. Nesse caso, o melhor é mudar de cidade e não deixar endereço.

Leia também: Relacionamentos abusivos e os remédios jurídicos

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.