Será que seu casamento irá durar? Aqui estão 10 maneiras de saber

O casamento é uma maratona, portanto estes 10 sinais indicam que vocês estão atingindo a linha de chegada!

Darrel Hammon

O casamento é complicado – cheio de desafios por toda parte. Quando as taxas de casamento caem e as de divórcio sobem, é impossível não se perguntar se ainda existem casamentos duradouros…

Felizmente, há muitos casamentos em que marido e mulher levam seus votos a sério. Você aprenderia uma coisa ou outra desses casamentos?

Estes 10 sinais os ajudarão a saber se seu casamento irá durar para sempre:

1. Vocês conversam

O sinal número um de que um casamento irá durar para sempre? A comunicação contínua, tanto verbal quanto não verbal.

Cônjuges de sucesso realmente conversam um com o outro, e não apenas batem papo. Esses casais têm, ainda, conversas duradouras com frequência – tal como era quando eles se apaixonaram. Eles estabelecem um padrão de comunicação no início de seus casamentos e nunca se desviam desse caminho.

Advertisement

Leia: A promessa mais difícil de se cumprir no casamento

2. Vocês estão lá um para o outro – não importa o obstáculo

Os casamentos são golpeados com os desafios, pequenos e grandes. Em casamentos bem-sucedidos tais golpes ainda aparecem, mas os cônjuges estão lá um para o outro, não importa o que aconteça.

Você é compassivo em relação aos desafios de seu cônjuge? Às vezes, esses desafios não são tão evidentes quanto gostaríamos que fossem, mas sua dedicação será recompensada no final.

3. Vocês perdoam um ao outro frequentemente

O perdão é um aspecto subestimado de muitos casamentos. É tão fácil guardar rancor! Todos nós temos manias, surtos de esquisitice, falhas… Todos nós fazemos coisas que poderiam ofender a todo instante. Peçam perdão todos os dias.

Reconhecer suas próprias falhas ajudará a manter seu casamento forte, mas perdoar sinceramente o seu cônjuge todos os dias irá solidificar seu relacionamento. O velho ditado “Nunca vá para a cama com raiva” ainda é um conselho muito bom.

Advertisement

4. Vocês mostram amor e caridade – DIARIAMENTE

O amor e a caridade diários podem acontecer naturalmente se vocês se amam. Pequenos atos de amor e de caridade são fáceis – um beijo antes do trabalho, uma pequena mensagem de amor no espelho do banheiro, um telefonema ou mensagem de texto durante o dia, uma pequena gentileza (e talvez mais um ou dois beijos).

Você é verdadeiramente amoroso(a) e gentil com seu cônjuge?

Leia: 5 coisas surpreendentes que ninguém nunca lhe contou sobre o beijo

5. O seu cônjuge é o primeiro a ouvir suas novidades – boas ou más

Você se lembra de quando você e seu amor se apaixonaram? Quem era a primeira pessoa com quem você queria falar todos os dias, a primeira pessoa com quem você queria compartilhar os acontecimentos do seu dia?

Em casamentos sólidos, este ainda é o caso. Esses casais literalmente não podem esperar para contar qualquer novidade a seus cônjuges. Os casais jamais devem ficar sabendo de coisas importantes por meio do Facebook ou Twitter.

Advertisement

6. Vocês ainda saem juntos para namorar uma vez por semana

O encontro semanal é como uma “cola” que une a comunicação, o amor e a compreensão. Se há zelo em seu casamento, você aguarda ansiosamente por esse momento especial com seu cônjuge.

Vivemos em um mundo assoberbado e agitado, cheio de todos os tipos de coisas que interferem em nossas prioridades. Reservar uma noite – ou tantas quantas você puder – para ficar sozinho com seu cônjuge é crucial para o sucesso contínuo de seu casamento.

7. Vocês nunca fantasiam com outras pessoas

Você fez a promessa, diante do altar, de valorizar o seu cônjuge e ser leal a ele, nos melhores e piores momentos. Em nossa sociedade, é fácil tornar-se inesperadamente envolvido nas muitas infidelidades e indecências encontradas nos filmes, em programas de TV, nas mídias sociais… Parece comum em nossa cultura “fantasiar”, já que todo mundo faz isso.

Mas casamentos sólidos não permitem que esses pensamentos se infiltrem – nunca. Concentre e volte a sua atenção exclusivamente a seu cônjuge.

8. Vocês compartilham suas esperanças e sonhos

Todos nós temos esperanças e sonhos. Alguns se concretizam, outros não. Mas casais em relacionamentos duradouros compartilham suas esperanças e sonhos um com o outro e, então, trabalham juntos para atingir seus objetivos. Talvez nada seja mais gratificante do que atingir um objetivo comum com seu cônjuge.

Advertisement

Você tem compartilhado seus sonhos com ele ou ela? Vocês têm trabalhado juntos, arduamente? Vocês têm sentido a conexão entre vocês crescer, preenchendo seu casamento com ainda mais amor e esperança?

9. Vocês estão comprometidos

Um compromisso inabalável com o seu cônjuge consolida seus sentimentos por ele ou ela, atiçando em você uma lealdade feroz. Embora a nossa cultura esteja inclinada a encobrir e minimizar o compromisso e a dedicação, nenhum de nós pode simplesmente dizer ou fazer o que deseja, sem que haja consequências.

Nunca pare de trabalhar para reforçar o compromisso com seu cônjuge, pois esta é a marca de casamentos verdadeiramente bem-sucedidos.

10. Vocês não cedem ao “jogo de acusações”

Em muitos casamentos (especialmente aqueles que terminam em divórcio) a tendência de acusar o parceiro por algo ruim que acontece se torna banal. Dedos são apontados. Palavras de ódio, como “A culpa é sua”, escapam de lábios raivosos.

Em casamentos bem-sucedidos os casais são responsáveis ​​por suas próprias ações e tentam ajudar um ao outro a superar os desafios. Os melhores casais usam sua força individual para ajudar um ao outro a superar as fraquezas.

Advertisement

Ainda que todos estes dez sinais estejam presentes em seu casamento, as coisas podem não ser sempre perfeitas – mas continue. Seu casamento irá se aperfeiçoar todos os dias. Afinal, a principal chave para o sucesso depende de tentar fazer o que um homem muito sábio certa vez recomendou fazer…

“O seu melhor. O máximo de si.”

Leia também: 85 belas maneiras de fazer seu casamento durar para sempre

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Will your marriage last? Here are 10 ways you can tell.

Toma un momento para compartir ...

Darrel Hammon

Darrel Hammon é de Idaho e gosta da natureza, plantar coisas e ver o potencial em tudo. Você posed ler mais de seus trabalhos no site darrelhammon.blogspot.com.