Como guardar as lembranças do casal

Doces lembranças que um pequeno papel pode trazer. Momentos a dois que não podem ser revividos, mas que podem ter o sentimento resgatado pela memória.

Michele Coronetti

Ao longo da existência humana, momentos importantes acontecem e muitos deles são doces e agradáveis. O desejo é de que eles durem para sempre. Especialmente quando ocorrem junto com a pessoa amada. Início de namoro, datas comemorativas, uma declaração de amor, locais fascinantes visitado a dois. A lista pode ser imensa.

Há muitas formas de relembrar um acontecimento. Uma selfie ou foto do local, um objeto ou até uma flor. Estudos da Universidade de Harvard mostraram que encontrar algo que traga uma boa lembrança traz uma carga emocional muito positiva. Um simples pedaço de papel como a entrada para o show do primeiro encontro pode se tornar em algo inestimável no futuro. E este sentimento poderá resgatar o amor vivido na época e até salvar um relacionamento que não anda tão bem quanto poderia.

Leia: 5 coisas que toda família deveria fazer para criar boas lembranças

Mas, como saber o que conservar e como?

Ocasiões especiais

Preservar convites, lembranças de final de festa e outras coisinhas lindas parece muito bom. Mas podem necessitar de muito espaço ou acabam se deteriorando com o tempo. Selecionar o que realmente é importante pode ser difícil na hora, mas depois de algum tempo uma revisão pode ser interessante. Aquilo que traz bons sentimentos tem prioridade sobre o que está confuso a respeito do que é, com quem e porque foi guardado. Esta ação exige tempo e concentração, mas é uma tarefa muito agradável.

Advertisement

Quando armazenados com proteção podem durar mais, especialmente se inseridos em um local apropriado como um scrapbook. Papéis térmicos, como os ingressos de cinema, tem sua durabilidade extremamente diminuída com o calor ambiente ou de um plástico. Outros papéis também conservam mais suas cores quando não entram em contato com plásticos. Envelopes de papel também podem ser utilizados.

Fotos impressas e slides

As cores desbotam, são alteradas com o tempo e o papel pode deteriorar. Especialistas de restauração dão algumas dicas:

  • Guardar em caixas de papel ou papelão, longe do calor, umidade e da luz prolonga a vida de negativos, fotos e slides.

  • Produtos químicos devem estar distantes para evitar alterações nas fotos. A caixa escolhida para a guarda não deve ter acolhido estes produtos anteriormente.

  • Para limpar a poeira nunca utilizar tecido umedecido nem produtos químicos de limpeza. Um soprador de ar é o suficiente.

    Advertisement
  • As fotos podem ser separadas por papel alcalino para melhor preservação ao longo do tempo.

  • Para manipulação, o ideal é usar luvas. As digitais marcadas em fotos causam prejuízos.

Fotos digitais

Podem ser guardadas de várias formas on-line. Para os receosos, uma cópia física também pode ser mantida em CD ou drives. Aqui mais informações sobre o que se pode fazer com fotos digitais. Um arquivo de memórias que resgata as fotos em ocasiões especiais através de alguns comandos pode ser feito através do Tumblr.

Leia: 7 maneiras de preservar fotos digitais

Flores

Para conservar a lembrança da rosa ou outra flor recebida é necessário retirar toda sua umidade. E para que ela não danifique durante o processo, elas devem ser prensadas e penduradas em um local ventilado, seco e escuro. Depois é só guardar em um envelope, caixa ou no scrapbook, montar um marcador de página colocando a flor em uma cartolina e plastificando, fazer um quadro para ela ganhar destaque na parede ou ainda colocar em um vaso com várias flores secas.

Advertisement

Quando o amor do momento passado é resgatado por pequenas lembranças, várias atitudes positivas poderão surgir. Pode ser um convite para repetir a experiência, um olhar apaixonado ou um suspiro. Valerá a pena ter investido um pouco do tempo para guardar aquilo que pode trazer de volta sentimentos preciosos.

Leia também: 13 hábitos de um casal realmente feliz

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.