Quando seu casamento sobrevive ao pior

Conheça uma história emocionante de um casal que chegou ao fim do relacionamento, mas conseguiu recuperar-se. Descubra como.

Cibele Carvalho

“Uma boa vida é repleta de desafios, se tivermos um dia difícil, ou uma série de dias difíceis, ainda assim devemos permanecer firmes e enfrentá-los” (Boyd K. Packer – líder familiar religioso).

Não existe nada no mundo que seja de tamanha importância quanto a criação e o aperfeiçoamento das famílias. Por essas e outras razões, sabemos que dentro dos nossos lares, e em nossos casamentos, iremos ser mais atacados e tentados.

Se você, neste momento, está sofrendo pesarosamente em seu relacionamento, se sente que não há mais solução para seus problemas conjugais, se pensa que se esgotaram todas as suas forças, saiba que não está sozinho e não é a única pessoa na face da terra a sentir e passar por isso, muitos casamentos já chegaram ao quase fim.

Leia: As 10 piores desculpas para acabar com um casamento

Porém, esse quase fim, pode mudar, acredite!

Advertisement

Confira a seguir a emocionante história de José e Maria (nomes fictícios):

“Maria já estava casada há 5 anos e encontrava, nos finais de tardes, minutos de tranquilidade para refletir sobre sua vida. Maria achava que já estava fazendo tudo o suficiente para manter seu casamento, queria que seu marido mudasse, desejava ardentemente vê-lo transformar-se em uma outra pessoa.

Maria

Minhas lágrimas já não escorrem mais pelo meu rosto, já não tenho forças para sofrer, sinto que apenas estamos prolongando o inevitável, mas não tenho coragem de enfrentar isso, permaneço nisso pelos meus dois filhos.

José

Todas as manhãs, ao sair de casa para o trabalho, sonho em não voltar mais, não a essa vida, não a essas críticas constantes. Encontro na rua amparo para minhas dores, com meus colegas que parecem me entender muito melhor.

O cansaço de ambos aumentou, as dívidas cresceram, as contas brotavam como água e os filhos cresciam, e naquele dia o estopim aconteceu, uma explosão de emoções e ofensas, um já não suportava olhar o outro, o amor havia esfriado, outras opções pareciam mais atraentes.

Advertisement

Então o inevitável aconteceu, a separação.”

Contudo, esse não foi o fim da história de José e Maria. Depois de meses separados, conseguiram mediante conversas e algumas mudanças, reverter a situação. E Maria pôde aprender algumas lições com o que passou. Veja:

1. O sucesso do seu casamento depende de você e não do outro

O maior desafio que temos em nosso casamento é o de sermos humildes sempre em todas as circunstâncias, de lembrarmos que também erramos sempre, mesmo que não consigamos ver nossos próprios erros, eles existem e estão ali.

Precisamos examinar nosso próprio coração e encontrar nossas falhas e mudar.

2. Ouvir é muito mais importante do que falar

O exercício de ouvir não é tão simples quanto parece, não é apenas estar com o ouvido limpo e sadio, é necessário um autocontrole da mente e da boca, a mente precisa estar concentrada totalmente no que o outro está querendo lhe dizer e sua boca precisa estar concentrada em ficar fechada.

Advertisement

Só assim poderemos verdadeiramente compreender o que o outro quis dizer.

Leia: Relacionamento familiar: aprendendo a ouvir

3. Preciso controlar meu constante instinto implicante

A implicância constante pode acabar com qualquer casamento, de modo geral todos sabemos quais são nossas maiores fraquezas e falhas, não precisamos ficar constantemente sendo lembrados nem muito menos criticados.

Se não tomarmos cuidado, aquilo que pensamos que está sendo uma crítica construtiva, na verdade torna-se destrutiva.” (Spencer W. Kimball).

4. Quanto mais rápido me desculpar, melhor

Ainda que você não tenha toda a culpa naquela situação, seja mais rápido do que o outro, peça desculpas, não adie algo tão simples que pode evitar que cresçam espinhos em seu jardim de rosas tão florido que é o amor.

Advertisement

5. Escolhemos juntos nossas prioridades e sonhos

Existem muitas coisas essenciais ao bem-estar da família, algumas tarefas cabem ao homem e outras à mulher. Separá-las é essencial e dividir todas quanto for possível é melhor ainda.

Não posso querer que apenas meus sonhos e desejos sejam realizados.

Acreditem nesses pontos fortes que podem com certeza tirar seu casamento do ponto final e colocá-lo em um ponto de partida inicial novamente, sob outras perspectivas e outras realidades, permita que seu casamento evolua com você.

“À medida que o mundo se torna cada vez mais ameaçador, os poderes do céu achegam-se cada vez mais aos pais e à família” (Boyd K. Packer).

Leia: Esta única frase explica porque seu casamento está acabando

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.