Você é tímido? Aproveite as vantagens que a timidez pode lhe trazer

A timidez, que é genética, não é mais vista como um defeito, mas sim como algo positivo e que pode ser controlado.

Luiz Higino Polito

Diz o escritor Richard Bach, autor do ótimo livro “Fernão Capelo Gaivota“, que a gente ensina melhor aquilo que a gente mais precisa aprender. E este é o meu caso, com este artigo.

Tímido “de nascença”, já que é genético, segundo dizem os médicos, eu estou bem à vontade para falar sobre timidez.

Leia: Educação dos filhos: A origem da timidez

O que é timidez?

Muitas pessoas são tímidas, mas a maioria (dos tímidos) não sabe (disso). E os mais tímidos pensam que só eles são tímidos, (e que) estão sozinhos no mundo”. (Bernardo Carducci).

O que acontece com os tímidos é o seguinte: tem uma área do cérebro que se chama “amigdala”, que é a responsável por acender o sinal de alerta frente a algum perigo real ou imaginário: e a amigdala libera adrenalina no sangue, dilata os vasos sanguíneos, acelera o batimento cardíaco, deixa a respiração ofegante, e transforma os açúcares e gorduras que temos armazenados no corpo em energia. A amigdala também é responsável pelas respostas instintivas, automáticas.

Advertisement

Resultado: Ao menor sinal de algo novo, o tímido, que tem a amigdala mais sensível do que os extrovertidos, entra em pânico.

Mas se ele conseguir, usando o neocórtex (que é outra parte do cérebro), que é a responsável pelas decisões racionais, reagir realisticamente e ver que não há perigo real, que está tudo bem, o medo se dissipa, e o tímido vence o “duelo” com a amigdala.

É assim que temos muitos tímidos corajosos, que se tornam cantores, artistas, soldados, oradores, e em todas as atividades da vida. Eles não parecem tímidos: mas são.

É que aprenderam a vencer a timidez, como foi explicado acima.

Quem puder ler um bom artigo, mais esclarecedor e mais detalhado, está aqui nesta revista: “Tímidos sem vergonha”._

Advertisement

Se você é tímido, vale a pena ler!

No artigo a respeito de timidez, “5 dicas para vencer a timidez limitadora“, a autora e educadora Suely Buriasco fornece muitas boas dicas para se vencer a timidez, tais como: “Avance em pequenos passos. Não queira forçar uma mudança repentina, saia de forma gradual da sua zona de conforto e aceite o desafio de agir diferente”.

Outra dica dela é “A timidez muitas vezes tem a ver com o medo de ser julgado, rejeitado ou ridicularizado; portanto, relaxe e seja amável. Tente não ficar o tempo todo examinando as falhas em si mesmo e nos outros; pessoas muito críticas acreditam que os outros estão o tempo todo analisando seu comportamento”.

Mania de perseguição?

Na verdade, quase todo tímido tem um “quê” de “mania de perseguição“, ou de “orgulho besta“, ao achar que todo mundo está prestando atenção nele, que todo mundo está olhando para ele, que todo mundo vai criticar o que ele fala, etc.

Digo isso porque quando eu tinha uns 16 anos, eu botei na cabeça que todas as pessoas estavam olhando para mim e rindo de alguma coisa em meu rosto ou em meu corpo. Isso foi se tornando uma neurose, a tal ponto que eu via mesmo (ou imaginava) as pessoas rindo de mim!

Advertisement

Isso não é ridículo? Agora é, mas na época foi um tormento, até que eu superasse isso… E se alguém risse de mim, de verdade, paciência…

Pesquisas interessantes

No artigo da revista que citei acima, é citada uma interessante pesquisa da Universidade de Harvard, com 500 bebês que foram acompanhados por muitos anos. “Os bebês mais chorões acabaram se transformando nas crianças mais reservadas daquela turma. E também eram os que mostravam mais alterações nas tarefas coordenadas pela amigdala”.

Outro estudo, desta vez em Iowa, mostrou que introvertidos e extrovertidos relaxam diferentemente: “Nos introvertidos, o processo é comandado pela acetilcolina, neurotransmissor responsável por memórias e elaboração de planos. Já os extrovertidos precisam de uma alta dose de dopamina, neurotransmissor ligado às sensações de prazer e recompensa“.

Por isso que os introvertidos preferem ficar no seu canto, quietos, são bons ouvintes, percebem melhor as coisas, enquanto os extrovertidos precisam falar bastante, ser o centro das atenções para se sentirem bem.

Hoje em dia, os tímidos não são mais olhados como “problemáticos”, mas sim como bons trabalhadores e até bons líderes, porque são mais receptivos a sugestões e percebem melhor os perigos das políticas da empresa, quando existem tais perigos.

Advertisement

No final das contas, é bom mesmo que existam introvertidos e extrovertidos na humanidade, e parece até que não é por acaso que assim seja.

Se só existissem introvertidos no mundo, haveria um silêncio insuportável, e se só existissem os extrovertidos, a balbúrdia seria alta demais, e só teria gente falando e ninguém ouvindo.

Leia também: 5 coisas a fazer para vencer a timidez e ser mais feliz

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!