Quer matar seu casamento? Faça estas coisas

Se você está passando por problemas conjugais, este artigo pode ajudar!

Hevelyn Klegues

A tecnologia de hoje nos ajuda muito. Basta um clique e as contas estão pagas, achamos aquele amigo que não víamos há anos, contatamos parentes que moram longe, mantemos relacionamentos a distância.

Mas, e quando o relacionamento deveria ser real e a pessoa está bem a nossa frente?

Aqui estão algumas coisas que fazem seu relacionamento fracassar:

1. Falta de Diálogo

Em alguns artigos sobre casamento eu sempre enfatizo a importância do diálogo. Seja para críticas construtivas ou para elogios, o diálogo é tudo. Foi com ele que o afeto e o amor começaram a brotar. Converse sobre qualquer coisa, o que lhe preocupa, lhe frustra, o que lhe faz feliz, seus planos para o futuro. Se você quiser destruir seu amor, pare de conversar com seu cônjuge.

2. Achar faltas uns nos outros

É muito fácil achar que a culpa é sempre do outro. Mas o que EU estou fazendo para melhorar a situação? Costumo sempre ter o pensamento de: “eu poderia ter feito isso, e a consequência seria diferente”. Esse pensamento demora para acontecer. Quando algo sai errado a primeira coisa que fazemos é achar um culpado. Mas e se eu também for o culpado? Precisamos nos policiar e pensar duas vezes antes de culpar o outro por frustrações que muitas vezes são somente nossas.

Advertisement

Leia: A culpa é sua!

3. Falar mal da família do cônjuge

Muitas brigas de casais começam por conta da família do cônjuge. “Não fui bem recebido na casa de seus pais”, “Fiquei por fora dos assuntos familiares”, “Sinto que eles não gostam de mim” são algumas frases utilizadas entre casais após visitas à casa dos sogros ou parentes próximos. A dica é: fique junto de seu cônjuge. Por mais que faça anos que vocês mantêm um relacionamento, chegar à casa de sogro, cunhado ou qualquer familiar é sempre desconfortável, salvo algumas poucas pessoas que conheço que tem um relacionamento diário com familiares do cônjuge, a pessoa se sente “perdida”. Incluir o cônjuge em assuntos familiares e estar ao lado dele até que ele se sinta confortável em ficar sozinho é uma ótima forma de demonstrar que se importa e ama.

4. Saiba os medos de seu cônjuge

Fomos criados de maneiras diferentes, temos gostos, interesses, sonhos diferentes. Após aceitar unir tudo isso, algo estava em comum acordo. Por que não continuar buscando mais coisas em comum? Buscar conhecer cada dia mais a si e a quem você escolheu para passar o resto da vida não é perda de tempo, é com certeza um investimento a longo prazo. Saber os medos e dificuldades de seu cônjuge ajuda no segundo passo – não achar faltas– você não julgará os erros, ao invés disso, com críticas construtivas ajudará o outro a superar o problema e seguir em frente.

5. Viva de mesmices

Qual foi a última vez que você fez uma boa surpresa? Não vale perguntar onde a pessoa quer ir jantar ou o filme que quer assistir. Surpresa é surpresa. A palavra já diz: SURPREENDA! Se você ainda não conhece seu cônjuge a ponto de surpreendê-lo, algo está errado. Mude já! Antes que seja tarde demais.

6. Passe mais tempo nas redes sociais do que com seu cônjuge

Isso mata qualquer relacionamento. Redes sociais e internet são ótimas. No entanto, precisamos dosar nosso tempo, para que não tenhamos uma vida de aparência. Felizes somente nas redes sociais. Infelizes e sem convívio familiar dentro de quatro paredes.

Advertisement

7. Deixe seu cônjuge com dúvidas

Isso é mais fácil do que parece. Não falar eu te amo, ou só falar sem demonstrar não adianta. Pessoas precisam de afeto, carinho e atenção.

Se seu cônjuge começar a se sentir sozinho, incompreendido ou carente você estará abrindo uma porta para uma terceira pessoa, que não teria espaço se o relacionamento estivesse sendo suprido de boas energias. Ou seja, se o caminho está aberto, há falhas no processo, que tal começar tudo novamente? Comece pelo diálogo, ele abrirá as portas que você precisa.

8. Pare de se arrumar

O que mais ouço é: “Já casei! Não preciso me arrumar, ele(a) me ama do jeito que eu sou”. Esse é um erro enorme. Já ouvi de mulheres que estão fora de forma afirmar que não conseguem emagrecer. Aí descobrem que estão sendo traídas, se separam, e de uma hora para outra, aparecem com as unhas feita, depiladas e uns 8kg mais magras. Ok, alguns dizem que o sofrimento ajuda a emagrecer, ou a engordar, depende da pessoa. Mas não precisamos esperar o pior acontecer para ter autocontrole e confiança em nós mesmos.

9. Não tenha tempo para você

A falta de amor-próprio acarreta mais problemas do que podemos imaginar. Cada um precisa de um tempo para si. Sair com os amigos, jogar um futebol, jogar conversa fora. É saudável que cada um tenha um tempo para cuidar de si e de seus próprios interesses. Viver em um confinamento também acaba com o afeto, cria-se um tipo de dependência desnecessária e doentia.

10. Não ajude nas tarefas domésticas

É de suma importância que haja divisão das tarefas domésticas. A sobrecarga faz com que as brigas se tornem mais frequentes. Certa vez ouvi de um pai que ficar com as crianças não era tão difícil, afinal, dava para cozinhar, lavar a roupa e limpar a casa enquanto as crianças assistiam a desenhos. Certo dia, após ficar um dia inteiro com as crianças, o pai confessou que era realmente impossível fazer tudo ao mesmo tempo, visto que elas não ficavam assistindo filmes e desenhos 100% do tempo. Elas precisavam comer, ir ao banheiro, dormir, brincar e ainda queriam atenção. Afinal, não eram robôs, eram crianças!

Advertisement

Cônjuges que dividem tarefas entendem e dão valor ao trabalho árduo uns dos outros, com isso, passam a ter mais compreensão das tarefas.

Leia: 10 razões óbvias porque os maridos precisam ajudar nas tarefas domésticas

11. Não dê ouvidos ao que lhe é pedido

É tão chato ficar pedindo sempre a mesma coisa. Isso estressa e leva a brigas que poderiam ser evitadas por ambos. Na verdade, relembrar algo que já foi pedido é chato, mas mais chato ainda é ter uma pessoa que não é proativa. Aqui volta novamente o diálogo e a cobrança. Se você percebeu que o lixo está cheio, retire; se você percebeu que a pia está limpa, lave sua louça; se você quer fazer xixi e não consegue mirar no local certo, sente-se; se você derrubou migalhas de comida no chão, junte-as. Simples? Nem tanto. Saiba que as coisas não voltam ao lugar sozinhas, elas são inanimadas, precisam que alguém as coloque onde elas estão. Se você chegar em casa e espalhar suas meias, ou alguém terá de juntá-las, ou elas ficarão espalhadas pela casa. Entenda: seu cônjuge também tem mais trabalhos a fazer, que tal dar uma ajudinha sem que alguém precise pedir? A preguiça sempre virá, mas fazendo na hora tenho certeza que a relação não terá tanto desgaste com as cobranças.

Relacionamentos são difíceis desde o início dos tempos, isso nunca mudará. O que pode mudar é a maneira como agimos perante às dificuldades.

Não espere perder para perceber que faz falta.

Advertisement

Se você acha que está errando em algum ponto, pare, reflita, converse. O amor é como uma planta, se não dermos água, deixarmos a mercê do vento e das pragas ela com certeza morrerá. Não espere ser tarde demais, recomece quantas vezes for necessário!

Leia também: Os mandamentos do amor

Toma un momento para compartir ...

Hevelyn Klegues

Hevelyn Klegues é casada, mãe de uma boneca linda e formada em massoterapia. Seus principais livros de cabeceira são sobre como lidar com pessoas, como ser e formar líderes. Quando não está viajando, adora assistir a filmes e seriados de ação e suspense. Ama ler, passear ao ar livre e viajar com a família.