Reclamar das coisas e da vida faz bem ou mal para a saúde?

Alguns dizem que reclamar é bom para a saúde porque assim se “desabafa”. A ciência confirma ou desmente isso?

Luiz Higino Polito

Num artigo muito interessante em inglês, que foi repercutido em português, “Ciência explica porque reclamar altera negativamente o cérebro“, é dito que reclamar ou ouvir alguém reclamar nunca fez bem a ninguém. Embora alguns achem que reclamar é uma maneira de “descarregar emoções”, isso não faz bem à saúde do cérebro.

Steven Parton, autor, cientista da computação e filósofo, explica porque as reclamações próprias ou de outrem provocam emoções negativas e prejudicam a saúde da mente e do corpo:

“Sinapses que disparam juntas, se mantêm juntas”, diz Steven Parton, “que é uma maneira concisa de compreender a essência da neuroplasticidade, a ciência de como o cérebro constrói suas conexões com base em tudo a que é repetidamente exposto. Negatividade e reclamações irão reproduzir mais do mesmo, como esta teoria destaca.“,afirma Parton.

“O princípio é simples em todo o seu cérebro há uma coleção de sinapses (responsáveis por transmitir as informações de uma célula para outra) separadas por espaços vazios chamados de ‘fenda sináptica’. Sempre que você tem um pensamento, uma sinapse dispara uma reação química através da fenda para outra sinapse, construindo assim uma ponte por onde um sinal elétrico pode atravessar, carregando a informação relevante do seu pensamento durante a descarga… a compreensão deste processo inclui a ideia de que as ligações elétricas mais utilizadas pelo cérebro se tornarão mais curtas, portanto, escolhidas mais frequentemente pelo cérebro. Isto explica como a personalidade é alterada.”

Livre-arbítrio

Nós somos seres inteligentes e conscientes, e podemos mudar este processo através do uso correto do livre-arbítrio. Quando algum pensamento negativo se manifestar, precisamos usar nossa força mental para escolher outro pensamento para colocar em seu lugar, pensamento de harmonia, de saúde e paz.

Advertisement

Agindo assim, quebraremos o ciclo das reclamações-emoções-negativas.

A Bíblia (Provérbios 1:7) e centenas de livros de autoajuda sempre nos alertaram que se conseguirmos mudar nossos pensamentos, poderemos mudar nossa vida!

Leia: Aplicando nosso arbítrio e escolhendo o que é certo

Por que vemos tantas pessoas negativas?

Se é tão fácil mudar de vida, se é tão fácil se tornar uma pessoa alegre e positiva (apesar dos desafios, doenças, e tudo o mais), por que então encontramos tantas pessoas negativas, que só sabem reclamar de tudo e de todos?

Se basta apenas mudar a maneira de pensar, por que tais pessoas não mudam?

Advertisement

Parton responderia isso assim:

“Se você está sempre reclamando e menospreza o seu próprio poder sobre a realidade, você não pensa que tem o poder de mudar. E assim, você nunca vai mudar. “

Muleta psicológica

Além do que Steve Parton disse, que as pessoas não mudam porque não acreditam que possam mudar, eu acrescento um outro motivo, que percebi em meus estudos a respeito do poder da mente e da personalidade humana: muitas pessoas gostam de reclamar, isso é tudo o que sabem fazer, é a “muleta psicológica” que elas têm. Se tirar isso delas, não sobrará nada, e elas poderão entrar em parafuso…

Por isso, até para se ajudar alguém com alguma terapia, necessário é que se tome alguns cuidados, porque senão podemos prejudicar em vez de ajudar. Por isso, toda mudança deve ser aos poucos.

O cérebro humano é maravilhoso e complexo. Aprendendo como ele funciona, podemos melhorar nossa saúde e nossa vida em geral. Pouco a pouco, sem querer resolver tudo de uma única vez, podemos ir “reconfigurando” ou “reprogramando” nosso cérebro só com coisas boas, apesar das circunstâncias serem boas ou não. Temos de usar a nossa força de vontade para isso.

Advertisement

Leia também: Pare de reclamar: Aprendendo a reconhecer o valor das pequenas coisas

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!