Dicas para lidar com o mau humor matutino

"Nem sempre a insônia é a única responsável pelo problema de irritação matutina, existem hábitos que podem ser evitados em nome de dias com mais disposição e menos rabugice" Dr.

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  • Acordar de mau humor muitas vezes pode ser o reflexo de uma noite mal dormida, estresse ou preocupações pontuais e momentâneas que provoquem insônia. Segundo Doutor Fausto Ito da Associação Brasileira do Sono "Nem sempre a insônia é a única responsável pelo problema de irritação matutina, existem hábitos que podem ser evitados em nome de dias com mais disposição e menos rabugice".

  • As pessoas que sentem mau humor de manhã devem observar a frequência com que acordam desta forma. Pois, acordar de mau humor de vez em quando é normal, mas, se for frequente pode estar sofrendo de Dismitia, doença depressiva crônica. Nem todo mal humorado é um distímico, para caracterizar a doença é preciso que a pessoa apresente o quadro por um ou dois anos.

  • Se acordar mal humorado estiver sendo frequente ajuda médica é necessária. Se for esporádico modificar hábitos pode ser a solução.

  • Dicas para acordar com disposição e bom humor

    1. Durma o que o seu corpo necessita. Evite acumular horas de pouco sono pois o corpo todo começará a sentir os efeitos da falta de sono. Quem dorme pouco fica irritado, sente fadiga e dificuldade de concentração.

    2. Acordar cedo é uma prática saudável, desde que tenha dormido o suficiente. É ideal para fazer exercícios, tomar um bom desjejum e ao iniciar o dia de trabalho ou estudo sentirá mais disposição.

    3. Promover um ambiente agradável para dormir e despertar é uma boa maneira para evitar o mau humor matutino.

    4. Planejar a hora de levantar pode ser uma boa ferramenta. Ao acordar e encontrar as roupas e materiais que utilizará à mão contribuirá para que o dia seja agradável.

    5. Evitar alimentos pesados próximo da hora de dormir. Todo o corpo precisa de descanso, portanto o estômago, fígado e a bexiga contribuirão para um despertar agradável se também tiverem tido uma pausa para descansar.

    6. Antes de dormir o ideal é ter um momento de relaxamento. Não precisa meditar, entrar em estado alfa ou coisa assim, só relaxe a mente; converse com Deus; pondere o dia que se encerra e despeça-se dele.

    7. Pelo menos um dia por semana ou a cada dez dias permita-se despertar sem o toque do despertador. Deixe o corpo dormir o quanto quiser, mas mantenha a mesma rotina só não use o despertador.

    8. Quebrar rotinas. Pelo menos uma ou duas vezes ao mês quebrar a rotina poderá fazer muito bem a sua saúde corporal, como um desjejum diferente em lugares diferentes fará com que sua mente se sinta renovada.

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  • Se a pessoa mal humorada for um membro da família ou colega de trabalho, compreender sua condição e respeitar suas limitações poderá ser de grande ajuda para a conscientização de seu estado. Compreensão significa muitas vezes, tolerar, apoiar e não desistir de ajudar. Portanto esteja disposto a compartilhar as sugestões que leu neste artigo sem julgamentos e críticas.

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Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

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"Nem sempre a insônia é a única responsável pelo problema de irritação matutina, existem hábitos que podem ser evitados em nome de dias com mais disposição e menos rabugice" Dr.
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